2 horas atrás 3

VÍDEO: primeira-ministra do Japão é vaiada durante evento

Manifestantes protestaram por medidas de Sanae Takaichi que afastam o país de sua tradicional postura pacifista.


Primeira-ministra do Japão é vaiada durante evento

Primeira-ministra do Japão é vaiada durante evento

A primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, foi vaiada durante um ato em recordação aos mortos na Segunda Guerra Mundial por manifestantes contrários ao distanciamento de Tóquio de sua tradicional postura pacifista.

Nesta terça-feira (23), um grupo de manifestantes gritou palavras de ordem durante todo o discurso de Takaichi no evento que recordava o 81º aniversário do fim da brutal Batalha de Okinawa de 1945, na qual morreram quase 200 mil japoneses.

Os gritos incluíam "Não à guerra!" e "Protejam o Artigo 9!", em referência a uma cláusula da Carta Magna japonesa que renuncia à guerra, segundo emissoras locais de televisão.

Manifestante é levado pelos seguranças — Foto: X / Reprodução

Após a derrota na Segunda Guerra Mundial, em 1945, o Japão adotou uma postura pacifista, com seu Exército limitado a operações de Defesa. Porém, nos últimos anos, o país aumentou os gastos militares para aperfeiçoar suas capacidades de "contra-ataque".

"Cada vez que reflito sobre o pesar de todos aqueles que pereceram na guerra e a dor das famílias enlutadas, meu coração se enche de profunda tristeza. Com base em nosso compromisso inabalável de jamais repetir a devastação da guerra, o Japão avançou com firmeza por este caminho como uma nação que valoriza acima de tudo a paz", disse Takaichi em seu discurso, antes de ser interrompida.

Sanae Takaichi — Foto: JIJI PRESS / AFP

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro