9 meses atrás 72

VÍDEO: Rússia faz exercícios militares com míssil nuclear intercontinental

O exercício incluiu "manobras furtivas" em na região do Volga, que faz fronteira com o Cazaquistão e é perto da Ucrânia, ao sul do país. O ministério russo publicou um vídeo mostrando caminhões lançadores de mísseis Yars se deslocando por uma floresta coberta de neve.

O Yars é um míssil nuclear intercontinental com alcance de até 11 mil km que pode ser transportado em caminhões lançadores ou implantado em silos. A Rússia realizou manobras semelhantes no ano passado como um alerta nuclear ao Ocidente, em um momento de intensificação dos embates entre os rivais por conta da guerra na Ucrânia.

Rússia faz exercícios militares com míssil nuclear intercontinental Yars em 6 de fevereiro de 2025. — Foto: Ministério da Defesa da Rússia

O ministério afirmou que os mísseis estavam sendo posicionados em "rotas de patrulha de combate" sob camuflagem, percorrendo distâncias de até 100 km em campo aberto. As tropas estavam treinando defesa contra grupos de sabotagem e patrulhas de espionagem de um inimigo simulado, segundo a Defesa russa.

Um deputado sênior da Rússia afirmou à agência de notícias Reuters nesta quinta-feira que os preparativos para um encontro entre Putin e Trump estão avançados, e poderia acontecer ainda em fevereiro ou em março.

Rússia faz exercícios militares com míssil balístico intercontinental Yars em 6 de fevereiro de 2025. — Foto: Ministério da Defesa da Rússia

Ucrânia recebe caças europeus

A Ucrânia recebeu nesta quinta-feira (6) caças de guerra franceses e holandeses.

A França entregou os primeiros aviões de combate Mirage 2000-5 à Ucrânia para ajudar o país a defender seu espaço aéreo das ações da Rússia, anunciou o ministro francês da Defesa, Sébastien Lecornu.

"Hoje, após vários meses dedicados ao treinamento de pilotos ucranianos na França, os primeiros aviões chegaram à Ucrânia", escreveu Lecornu na rede social X, sem especificar o número de caças.

Os caças da Holanda recebidos pela Ucrânia são do modelo F-16, um dos mais modernos do mundo, segundo informou o ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov.

Aeronaves francesas e holandesas, "em breve começarão a realizar missões de combate, fortalecendo nossa defesa", afirmou Umerov no Facebook.

A Ucrânia, que combate desde fevereiro de 2022 uma operação russa em seu país, pede aos aliados ocidentais o envio de mais defesas aéreas e aviões de combate.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro