O Viggle AI é um serviço de inteligência artificial relativamente recente voltado para facilitar a vida de criadores de conteúdo ao transformar imagens em vídeos animados visando desenvolver memes, danças e até coreografias. O aplicativo consegue identificar rostos e corpos em fotos e ilustrações, utiliza visão computacional para mapear os movimentos de personagens em vídeos e combina ambas as fontes em um único conteúdo, colocando a pessoa parada da foto original para dançar — no caso, literalmente.
O Viggle está disponível para Android e iOS, mas também pode ser utilizado facilmente no PC em qualquer navegador, e o TechTudo explica como. É importante frisar que não é recomendado utilizar fotos e vídeos sensíveis para criar seus memes e animações com o Viggle AI.
Conheça o Viggle AI, a inteligência artificial que transforma imagens em danças — Foto: Reprodução/Viggle AI O Viggle AI consegue transformar fotos em vídeos ao combinar duas fontes diferentes por meio de um modelo próprio especializado em animação e vídeo 3D. A ferramenta utiliza o JTS-1, modelo de Machine Learning que consegue “entender” a física de movimentos em vídeos processados utilizando mapeamento por visão computacional. Em seguida, ele realiza o mesmo mapeamento, mas na foto ou ilustração estática, e reaplica os movimentos da primeira fonte na foto, criando um vídeo que ainda preserva o áudio original. A qualidade final varia conforme os materiais utilizados como base, mas, de maneira geral, o resultado é bastante impressionante para uma ferramenta relativamente barata.
Para que serve o Viggle AI?
A ideia por trás do aplicativo é fornecer uma forma simples e intuitiva de criar animações de qualidade. A qualidade final do produto não se compara a de profissionais de animação, mas já serve para democratizar o acesso a materiais desse tipo, principalmente para produtores de conteúdo independentes e, muitas vezes, sem expertise para trabalhar com animação 3D ou orçamento para encomendar artistas especializados.
Viggle AI conta com quatro modos de criação: Mix, Multi, Move e Mic — Foto: Reprodução/Viggle AI Até o momento, o Viggle traz quatro formatos de criação de vídeo: Mix, Multi, Move e Mic. Este último está disponível apenas no aplicativo mobile, não sendo possível utilizá-lo na versão de navegador para PC.
- Mix: Combina um vídeo a uma imagem, substituindo a personagem ou pessoa do vídeo pelo personagem ou pessoa da foto parada, preservando o áudio e o fundo do vídeo original. No modo Mix, não há distinção de pessoas diferentes, então ele geralmente reproduz apenas o movimento de quem estiver mais em evidência ou coloca o mesmo personagem realizando quantas ações o algoritmo conseguir mapear.
- Multi: Combina mais de um personagem para animações em grupo, por realizar o mapeamento individual em cena. Por se tratar de um modo novo, por enquanto ele permite apenas utilizar templates já pré-mapeados disponibilizados no banco do Viggle AI, sendo possível apenas inserir as fotos que farão o papel de cada personagem do vídeo. A maioria dos templates conta com apenas duas posições, mas modelos com mais pessoas estão sendo adicionados gradualmente.
- Move: É similar ao modo Mix, mas preserva o fundo da foto, transpondo apenas os movimentos e o áudio do vídeo de referência para a imagem estática. O modo Move também não mapeia mais de uma pessoa.
- Mic: Identifica personagens e pessoas em fotos e combina gravações de áudio, músicas disponíveis no banco do Viggle e até entradas de texto. O resultado é o personagem, antes parado, agora dublando o áudio utilizado. Em geral, o modo Mic funciona melhor com fotos ou ilustrações de rosto, mas também é possível animar fotos de corpo inteiro, apenas com os movimentos de braços e pernas ficando um pouco estranhos dependendo da referência utilizada.
Utilizar o Viggle AI é um processo bastante simples e intuitivo, mesmo para quem preferir utilizar apenas a versão de navegador no PC em vez de baixar o aplicativo para smartphones. A principal diferença é que com o aplicativo é mais fácil de compartilhar o vídeo em suas redes sociais. Para começar a criar com o Viggle, basta seguir os passos abaixo:
Passo 1. No PC, acesse a página do Viggle AI (https://viggle.ai/home) e clique em “Try on Web” e escolha se prefere criar uma conta utilizando e-mail ou realizar o login com uma conta Google. Se for criar uma conta não vinculada ao Google, realize o cadastro inserindo o endereço de e-mail desejado, escolha uma senha, solicite um código de verificação clicando em “send” e verifique a conta com o código numérico enviado para o endereço selecionado;
Viggle AI: realizando cadastro na página da ferramenta — Foto: Reprodução/Viggle AI (Editada por Daniel Trefilio) Passo 2. No smartphone, acesse a Viggle AI (https://viggle.ai/home) e clique na loja de aplicativos do Android ou iOS, ou abra a loja manualmente e busque por “Viggle AI: Meme Generator”. Abra o app e realize o procedimento de criação de conta ou login com uma conta Google seguindo os mesmos passos do processo para PC;
Viggle AI: realizando cadastro na página da ferramenta - passo 1.2 — Foto: Reprodução/Viggle AI (Editada por Daniel Trefilio) Passo 3. No PC, selecione a opção “Create/Criar” e defina qual modo quer utilizar — Mix, Multi ou Move. Na versão para smartphones, clique no ícone de “+” no meio da barra de atalhos, na base da interface, e escolha o modo desejado, lembrando que no app também é possível utilizar o modo Mic para dublagem;
Viggle AI: criando vídeos — Foto: Reprodução/Viggle AI (Editada por Daniel Trefilio) Passo 4. Insira as fotos e vídeos nos campos designados, respeitando o tamanho de 10 MB por imagem e vídeos de até 60 segundos. Especificamente no modo Mix, também é possível definir o fundo entre verde, branco, em movimento utilizando a referência original ou até com uma imagem adicional — também de até 10 MB. Para utilizar um dos vídeos disponibilizados na galeria do Viggle, basta selecionar a opção “Templates” ao escolher a fonte da animação e clicar em “Remix” na tela de prévia;
Viggle AI: criando vídeos - passo 3 e 4 — Foto: Reprodução/Viggle AI (Editada por Daniel Trefilio) Passo 5. Defina o modelo desejado entre as opções V2 e V2-Turbo. A primeira demora mais para criar o vídeo, mas entrega expressões faciais um pouco melhores, enquanto o segundo gera a animação mais rapidamente, mas está sujeito a mais artefatos e inconsistências na região do rosto.
Viggle AI: animação criada combinando um dos templates disponíveis com o personagem black Kamen Rider RX — Foto: Reprodução/Viggle AI (Editada por Daniel Trefilio) Passo 6. Clique “Generate” e o aplicativo irá enviar as informações para o servidor da Viggle, aplicar os algoritmos do Modelo JTS-1 e retornar o vídeo pronto. Por mais que ainda seja possível notar se tratar de uma edição realizada por IA, o resultado é bastante competente para uma edição executada tão rapidamente.
Animação criada combinando um dos templates disponíveis com o personagem Black Kamen Rider RX e de Final Fantasy XIV — Foto: Reprodução/Viggle AI (Editada por Daniel Trefilio) O Viggle tem, sim, uma versão gratuita, mas ela é limitada a criar 10 vídeos por dia de no máximo 60 segundos cada e capacidade de trabalhar com filas de até três atividades simultâneas. No entanto, para quem gostar da ferramenta e quiser uma experiência menos restrita, o Viggle AI oferece uma assinatura de US$ 9,90 — aproximadamente R$ 57 em conversão direta.
Viggle AI oferece plano gratuito limitado a 10 vídeos de até 60 segundos por dia — Foto: Reprodução/Viggle AI (Editada por Daniel Trefilio) Nela o usuário pode criar quantos vídeos quiser sem limite de tempo, desde que no modo convencional de geração, capacidade de criar filas com até 10 atividades simultâneas e ainda remover a marca d’água. O pacote ainda oferece 80 créditos por mês que permitem renderizar vídeos de até 20 minutos quase instantaneamente, por alocar sua carga de trabalho em servidores mais poderoso e com prioridade.
O grande problema do Viggle AI, bem como de praticamente todos os serviços atuais de IA Generativa é que se trata de uma ferramenta totalmente pública, sem qualquer garantia de privacidade de dados ou proteção de direitos autorais. Desta forma, toda foto, ilustração, vídeo, texto ou quaisquer outras informações utilizadas na criação de animações estão sujeitas a serem acessadas pela equipe de desenvolvimento da Viggle e até aplicadas em retreinamentos do modelo eventualmente. Naturalmente, isso vale apenas para os dados utilizados durante o processo de criação dos vídeos. As informações cadastrais, como e-mail, dados de pagamento e dados pessoais são protegidos.
Veja também: Movie Gen: nova IA da Meta cria vídeos realistas
Movie Gen: nova IA da Meta cria vídeos realistas; veja

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 ano atrás
26
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Y/V/U8Daj7RYSertSCYZGMWw/251130-montagem-criancas-casadas-desktop.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/8/H/O0rlGvQgmUsHXCD2RsQw/tecnologi-air.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/I/v/LShxKsSiaZD3F2IJ1hfQ/captura-de-tela-2024-05-01-163804.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/b/j/xakO5oQPCQIf6ZhVDT8A/imagem-2024-07-11-174924014.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro