Ligar os aquecedores de água diretamente na tomada é uma prática comum, mas proibida pela Norma Técnica Brasileira (NBR) 5410, texto que estabelece as condições necessárias para as instalações elétricas de baixa tensão.
Os chuveiros elétricos devem ser ligados de forma direta no circuito elétrico da residência, já que neste ponto de ligação há uma grande passagem de corrente elétrica. E as tomadas comuns não são feitas para aguentar passagem de alta potência elétrica, o que pode causar um aquecimento neste local. Já existem conectores específicos para essa ligação.
Apesar de não haver muitas evoluções tecnológicas relacionadas aos chuveiros elétricos, hoje o mercado já oferece equipamentos blindados, que possuem uma proteção de aço inox na resistência. Isso impede o contato desse material direto com a água, oferecendo maior durabilidade e segurança ao aparelho.
Dicas para utilizar chuveiros de forma correta:
Evite usar o chuveiro elétrico quando muitos equipamentos estiverem ligados em sua casa. Ele consome muita energia e pode haver uma sobrecarga na rede, principalmente se tiverem circuitos compartilhados.
Não mude a temperatura da água com o chuveiro aberto. Quando se muda a chave (de temperatura) com a água passando, pode gerar um arco elétrico maior que a capacidade que ele tem de isolamento, gerando risco de choque. Sempre que precisar trocar a temperatura do chuveiro, o certo é fechar a torneira, girar a manivela e só então voltar a ligar a torneira.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro