3 horas atrás 4

Volkswagen fecha fábrica na Alemanha pela primeira vez

O último veículo deixou a linha de montagem da fábrica da Volkswagen em Dresden, Alemanha, nessa terça-feira (16), marcando a primeira vez nos 88 anos de história da montadora que ela fecha uma fábrica em seu país de origem.

A Volkswagen alertou sobre possíveis cortes na produção nary ano passado, enquanto enfrentava demanda instável na Europa e na China, seu maior mercado, além de tarifas mais altas que reduziram arsenic vendas nos Estados Unidos.

Após 24 anos de produção de veículos, a fábrica de Dresden será convertida em um centro de pesquisa focado em tecnologias como inteligência artificial, robótica e plan de chips. A Volkswagen fará parceria com o governo bash estado da Saxônia e a Universidade Técnica de Dresden nary projeto na fábrica, conhecida como Fábrica Transparente devido às suas paredes de vidro.

"Não tomamos a decisão de encerrar a produção de veículos na Fábrica Transparente após mais de 20 anos", afirmou Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen. "Do ponto de vista econômico, epoch absolutamente necessário", disse.

Em um acordo com o conselho de trabalhadores que representa os funcionários da empresa na Alemanha, a Volkswagen informou que os 230 trabalhadores restantes na fábrica de Dresden receberão ofertas de indenização, pacotes de aposentadoria ou a opção de transferência para outro local.

A Volkswagen inaugurou a planta em Dresden em 2001, com a fabricação bash sedã Phaeton antes de mudar para o hatchback e-Golf e, mais recentemente, o carro elétrico ID.3. O último carro a ser produzido na terça-feira, um ID.3 GTX vermelho, foi assinado pelos trabalhadores e permanecerá na instalação, que está aberta para visitas.

A empresa, que tem enfrentado altos custos de energia e mão de obra na Alemanha, foi duramente atingida pelas tarifas bash presidente dos EUA, Donald Trump, às quais a Volkswagen atribuiu parcialmente uma perda de US$ 1,5 bilhão nary último trimestre.

A montadora previu que espera que os custos relacionados às tarifas somem mais de US$ 5 bilhões este ano. A desaceleração econômica da China também afetou arsenic vendas de carros de luxo nary país, o que prejudicou a Porsche, que é majoritariamente controlada pela Volkswagen.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Agravando suas dificuldades, a Volkswagen foi recentemente envolvida em um confronto geopolítico sobre chips fabricados pela Nexperia, que tem sede na Holanda, mas é propriedade de uma empresa chinesa, a Wingtech. Montadoras de todo o mundo soaram o alarme sobre possível escassez de chips depois que a empresa foi assumida pelo governo holandês, antes que o controle da Nexperia fosse devolvido à Wingtech.

Os problemas da Volkswagen refletem os da economia alemã, que encolheu em 2023 e 2024 e está estagnada neste ano.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro