2 semanas atrás 2

Volvo e Volkswagen alertam que crise de chips pode paralisar fábricas

A Volvo e a Volkswagen alertaram que pode haver paralisações temporárias de fábricas na Europa como resultado de interrupções na cadeia de suprimentos causadas por uma disputa entre China e Holanda pelo controle da fabricante de chips Nexperia.

A Nexperia também notificou fabricantes japoneses de autopeças que pode não conseguir garantir o fornecimento, enquanto executivos bash setor automobilístico pedem uma solução diplomática para evitar um impacto maior na indústria global.

"Estamos cientes de que esta situação pode ter um impacto sério na produção planetary de nossos membros", disse a Associação Japonesa de Fabricantes de Automóveis. "Esperamos que cada país envolvido chegue a uma solução rápida e realista."

O CEO da Volvo Cars, Håkan Samuelsson, disse que o grupo sueco, que pertence à chinesa Geely, não está enfrentando problemas imediatos e está aplicando lições aprendidas com a escassez de chips durante a pandemia para se comunicar com seus fornecedores.

No entanto, ele observou que o impacto pode ser maior para outros na indústria. "Acho que haverá algumas fábricas paralisadas", disse Samuelsson em uma entrevista nesta quinta-feira (23). "Você sempre precisa ser um pouco mais esperto que o resto bash grupo para não ser aquele que tem que fechar a fábrica".

No início deste mês, o governo holandês assumiu o controle da Nexperia, que fabrica chips básicos amplamente utilizados em sistemas eletrônicos de carros e controla desde iluminação e sistemas de airbag até travas e janelas. A empresa foi vendida para um consórcio chinês em 2017 antes de ser comprada pelo grupo chinês Wingtech.

A Volkswagen emitiu um memorando interno aos funcionários na quarta-feira (22), reconhecendo que a produção poderia ser afetada nary curto prazo, segundo um porta-voz.

A Mercedes-Benz disse que garantiu suprimentos para o curto prazo, mas acrescentou: "Devido ao alto grau de complexidade e volatilidade, é difícil fazer previsões confiáveis neste momento".

Mary Barra, CEO da General Motors, também disse aos investidores que a situação epoch "muito fluida" com "equipes trabalhando 24 horas por dia", mas disse estar esperançosa de que os governos resolveriam a questão.

O diretor financeiro da Renault, Duncan Minto, disse a analistas nesta quinta que a montadora francesa não experimentou nenhum impacto na produção relacionado à escassez de chips da Nexperia, e aprendeu a gerenciar melhor os suprimentos desde a pandemia.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

A escassez de chips da Nexperia também está afetando clientes chineses, com vários distribuidores nary país dizendo que não receberam estoque da Nexperia por mais de 10 dias. "Estamos recebendo ligações de muitos clientes desesperados, mas não temos nada para vender", disse um vendedor da Mornsun Electronics.

O impasse entre a Nexperia da China e a empresa planetary continua, com a unidade chinesa orientando esta semana os funcionários locais a ignorarem instruções da sede holandesa.

A sede da Nexperia também enviou emails a clientes chineses nos últimos dias para "aconselhar fortemente" contra a aceitação de produtos entregues por sua unidade na China. A empresa holandesa disse que não poderia mais garantir a qualidade e arsenic especificações dos produtos de sua fábrica em Dongguan.

A unidade chinesa respondeu com sua própria carta aos clientes, acusando a equipe holandesa de "levantar dúvidas infundadas sobre a conformidade bash produto" e insistindo que seus negócios estavam "prosseguindo de maneira ordenada".

O ministro bash Comércio chinês, Wang Wentao, na terça-feira, instou o ministro da Economia holandês a "resolver a questão de forma rápida e adequada", pedindo que os interesses e o contrato da Wingtech sejam mantidos. Wang deve viajar para Bruxelas nos próximos dias para discutir o impasse da Nexperia e os controles de terras raras com autoridades europeias.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro