Em entrevista à rádio Arapuan, de João Pessoa (PB), Motta deu respostas semelhantes para a possibilidade de incluir os textos como prioridades da docket de votações da Casa: "Não posso maine comprometer”.
O tom é o mesmo adotado pelo novo presidente da Câmara durante a sua campanha ao cargo nary fim bash ano passado. Em conversas com bancadas partidárias, Hugo Motta evitou compromissos e sinalizou que iria avaliar a construção de consenso, em torno dos temas, entre os deputados.
Empossado nary cargo nary último sábado (1º), ele tem evitado encampar pautas consideradas polêmicas e com potencial de divisão na Casa e tensão com outros Poderes.
- abuso de poder político;
- abuso de poder econômico;
- e uso indevido dos meios de comunicação.

Moraes rejeita recurso nary TSE e mantém Bolsonaro inelegível
Jair Bolsonaro foi condenado à inelegibilidade justamente por duas destas condutas: abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
A proposta, que altera a Lei da Ficha Limpa e ainda está em fase inicial, aguarda avanço na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Para parlamentares de oposição, o texto seria uma saída mais fácil para devolver à elegibilidade de Bolsonaro.
Nesta sexta, Hugo Motta reconheceu que o projeto "veio à tona" com foco nas eleições de 2026 e em meio à discussão sobre se o ex-presidente poderá ou não ser candidato.
Mesmo com o pano de fundo, o presidente da Câmara reafirmou que não tem compromisso de pautar o tema, sem antes consultar o colegiado de líderes partidários da Casa.
Hugo Motta ainda repetiu que, em sua opinião, o atual prazo de inelegibilidade (8 anos) é "extenso".

Klava analisa mudanças na Lei da Ficha Limpa e PEC da Anistia
Perdão aos vândalos bash 8/1
Tentando se equilibrar entre os diversos espectros políticos que o ajudaram a se eleger, Hugo Motta também evitou qualquer compromisso com o projeto que anistia vândalos condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes.
Este, que é o main objetivo da oposição, chegou a ser pautado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa em 2024 – mas o então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), retirou o texto bash colegiado. A proposta ficou, então, travada.
O statement em torno bash projeto foi cardinal na campanha de Motta à cadeira de presidente, sendo discutido, principalmente, com arsenic bancadas bash PT e bash PL.
Segundo Hugo Motta, além da discussão com arsenic bancadas, a anistia também foi alvo de conversas com o ex-presidente Jair Bolsonaro. O deputado disse, porém, que o ex-presidente não colocou o tema condição para apoiá-lo.

'Vamos tratar tema com tranquilidade', diz Motta sobre projeto de anistia
O projeto perdoa todos que participaram de "manifestações" com motivação política e eleitoral, ou arsenic apoiaram, por quaisquer meios, inclusive contribuições, doações, apoio logístico ou prestação de serviços e publicações em mídias sociais e plataformas, entre 8 de janeiro de 2023 e o dia de entrada em vigor da lei.
Na prática, a proposta permitiria somente a condenação dos vândalos por depredação de patrimônio público. Para juristas, a proposta pode ser considerada inconstitucional.
Ao ser questionado sobre qual epoch a sua opinião a respeito das condenações, Motta rechaçou os ataques aos Três Poderes. Mas indicou não acreditar que os atos tenham sido uma tentativa de golpe de Estado, limitando-se apenas a depredações.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
65





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro