8 meses atrás 47

Weak Hero Class e mais: 9 doramas que são LGBTQ+ e você não sabia

O dorama Weak Hero Class estreou na Netflix e rapidamente conquistou o público, despertando debates a respeito de um suposto subtexto romântico entre os protagonistas. Baseado no webtoon homônimo, criado por Seopass and Razen (Kim Jin-seok), a trama segue um estudante dedicado e solitário que enfrenta os valentões da escola e desenvolve um vínculo forte com um colega de turma. Embora o material original sugira um interesse amoroso entre eles, as adaptações para a TV costumam enfrentar restrições e censuras que suavizam qualquer insinuação LGBTQ+.

Assim como no drama de ação, outras produções asiáticas como O Juiz do Diabo (2021) e O Indomável (2019), disponíeis em streamings como Rakuten Viki, Amazon Prime Video e Kocowa, carregam subtextos queer que, muitas vezes, passam despercebidos, mas merecem ser reconhecidos. Pensando em quem ficou curioso para conhecer doramas que podem ser considerados LGBTQ+, o TechTudo reuniu uma lista com séries baseadas em obras abertamente queer e você não sabia. A seguir, confira enredo, elenco principal, repercussão e onde assistir aos títulos.

 Reprodução/TMDb Weak Hero Class é um dorama escolar de ação que acompanha um grupo de adolescentes problemáticos — Foto: Reprodução/TMDb

Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar doramas que são LGBTQ+ e você não sabia. São eles:

1. O Juiz do Diabo (2021)

A lista estreia com este suspense ambientado em uma realidade diatópica, em que a população coreana não acredita na justiça e os julgamentos foram transformados em verdadeiros realities shows televisionados. No centro da trama estão Kang Yo-han, um juiz enigmático e rigoroso conhecido como "Juiz do Diabo" por suas decisões impiedosas, e Kim Ga On, um juiz novato, com métodos opostos e muito parecido com o irmão do magistrado que morreu anos atrás. Essa relação se desenvolve para um bromance quando os dois começam a se aproximar. Na trama eles chegam a moram juntos e sentem uma obsessão intensa um pelo outro, com cuidados e atenção que sugerem sentimentos que vão além da amizade.

O Juiz do Diabo é baseado na webtoon de mesmo nome abertamente BL (Boys Love), escrita por Moon Yoo-seok, que já declarou que quando escreveu os personagens ignorou completamente os gêneros. Com direção de Choi Jung Gyu (Soundtrack #2), o elenco é protagonizado por Ji Sung (Doctor John), Park Jin Young (Chicken Nugget), membro do grupo GOT7 e Kim Min Jung (Mr. Sunshine). Presente na Netflix e Rakuten Viki, o drama criminal é um sucesso de crítica com 8.2 pontos no IMDb e 8.7 de aprovação no My Drama List.

 Reprodução/IMDb Embora não seja focado em romance, o dorama O Juiz do Diabo (2021) é considerado um bromance pelo autor e é baseado em uma webtoon BL — Foto: Reprodução/IMDb

Neste romance histórico com fantasia, o enredo acompanha Jang Bong-hwan, um chef de cozinha egocêntrico e mulherengo que vive em Seul nos dias atuais e acaba sendo transportado ao passado, no período Joseon, após sofrer um acidente. Ao acordar na sua nova realidade, ele percebe que sua alma ocupa o corpo de Kim So-yong, uma Rainha importante que está prometida ao Rei King Cheol Jong, um rapaz charmoso e enigmático. Enquanto tenta encontrar uma forma de reverter a magia, ele se envolve emocionalmente com o King Cheol, sentindo uma atração afetiva e sexual genuína. Esse sentimento é recíproco, pois quando o monarca descobre que quem habita o corpo é um homem ele não se importa.

Mr. Queen é uma adaptação do romance O Registro de Promoção de uma Princesa Herdeira, escrito por Xian Cheng, que é uma obra Boys Love. Com atuações de Shin Hye Sun (A Lenda do Mar Azul) e Choi Jin Hyuk (Detetive Zumbi), a comédia histórica é dirigida por Yoon Sung-sik (Fadas da Limpeza). Aprovada pelo público, a série coreana conquistou 8.4 pontos no IMDb e 9.0 de aprovação no My Drama List. Mr. Queen está disponível para assinantes na Netflix e grátis no Rakuten Viki.

 Reprodução/IMDb Mr. Queen é um dorama de época que combina romance e fantasia — Foto: Reprodução/IMDb

3. O Rei de Porcelana (2021)

Seguindo na mesma linha de mudança de corpo, o subtexto LGBTQ+ deste romance histórico certamente passou despercebido por muitos espectadores. Após o príncipe herdeiro Lee Hwi ser assassinado por engano, sua irmã gêmea é designada para governar o reino em seu lugar, assumindo secretamente a identidade do irmão para ser aceita e sobreviver. Na trama, seu par romântico Jung Ji Woon se apaixona por ela na infância e também por sua versão masculina, sem saber a verdade, mostrando que o personagem não é exatamente hétero. Isso fica evidente no episódio 9, quando ele confessa seus sentimentos e revela que "Embora você seja um homem e também o Príncipe Herdeiro desta nação, eu sei... que estou apaixonado por você."

O Rei de Porcelana é inspirado em uma HQ sul-coreana (manhwa), escrita e ilustrada por Lee SoYoung. No material original os protagonistas são um casal LGBTQ+. Os protagonistas do dorama são interpretados pela atriz Park Eun-bin (Uma Advogada Extraordinária) e Kim Ro-Woon (Nosso Destino). A série venceu um Emmy Internacional e teve uma repercussão acalmada com a crítica nos agregadores com nota 8.3 no MDL, 8.0 no IMDb e taxa de 91% de aprovação do público no Rotten Tomatoes. O título está disponível na Netflix e Rakuten Viki.

 Reprodução/My Drama List O Rei de Porcelana é inspirado em uma HQ sul-coreana (manhwa), escrita e ilustrada por Lee SoYoung — Foto: Reprodução/My Drama List

4. Weak Hero Class (2020)

Lançado em 2020 no Rakuten Viki, Weak Hero Class se tornou um grande sucesso na época e retorna aos holofotes após estreias da primeira e segunda temporada na Netflix. Embora seja focado na temática social e violência escolar, a obra apresenta de forma sutil o surgimento do primeiro amor entre dois garotos de personalidades bem distintas. O enredo central acompanha a história de Yeon Sieun, um aluno introvertido e inteligente que se volta contra os valentões da escola após sofrer bullying. Ele também era solitário, mas começa a desenvolver uma relação profunda com seu colega de turma Ahn So-hoo, um jovem extrovertido e lutador habilidoso.

Assim como outras adaptações na lista, Weak Hero Class — até o momento — apresenta essa relação de forma muito contida e sutil, diferente do material original escrito por Kim Jin-seok, em que esses dois protagonistas demonstram de forma mais explícita o interesse amoroso um pelo outro. Estrelado por Park Ji-hoon (Revolução do Amor) e Choi Hyun-wook (Meu Querido Nêmesis), o dorama de ação conquistou avaliação de 8.5 pontos no portal IMDb e 9.1 de aprovação do público no MDL.

 Reprodução/My Drama List Weak Hero Class (2020) é um dorama de ação e violência escolar que apresenta um subtexto Boys Love — Foto: Reprodução/My Drama List

5. Strangers From Hell (2019)

Neste thriller psicológico dirigido por Lee Chang-Hee (A Killer Paradox), acompanhamos Yoon Jong-woo, um jovem escritor de romances criminais que se muda para um prédio antigo, onde os moradores apresentam comportamentos estranhos. Entre eles está Seo Mun Jo, um dentista que esconde uma dupla personalidade e desenvolve uma obsessão por Jong-woo, acreditando que os dois compartilham traços em comum. Convencido de que há uma ligação especial entre eles, Mun Jo se aproxima cada vez mais, demonstrando um interesse incomum e fazendo coisas que jamais faria por outras pessoas.

Embora a trama não seja centrada em romance, a relação do vilão com o protagonista é bastante sugestiva. Com atuações de Im Si-wan (Na Direção Do Amor), Lee Dong-wook (Goblin) e Ahn Eun-jin (Hospital Playlist), o suspense Strangers From Hell alcançou uma avaliação de 7.8, no IMDb e 8.6 de aprovação da audiência no MDL. O título está disponível no Amazon Prime Video.

 Reprodução/Pinterest Strangers From Hell (2019) é protagonizado pelos atores Im Si-wan (Na Direção Do Amor) e Lee Dong-wook (Goblin) — Foto: Reprodução/Pinterest

Beyond Evil, ou Além do Mal na tradução livre, é outro suspense sul-coreano que desafia a interpretação do espectador não apenas a respeito de seus mistérios centrais, mas também dos sentimentos sutis de seus personagens. A trama gira em torno de dois policiais que se odeiam e se tornam parceiros durante uma investigação. Além do caso complexo, eles precisam lidar com suas personalidades distintas para avançar e conseguir capturar um serial killer ativo há mais de duas décadas. Conforme os eventos vão acontecendo, os dois se tornam cada vez mais próximo deixando implícita uma relação que podem ir além da amizade, levando fãs da obra em portais como Reddit, por exemplo, a defender a produção como um possível BL censurado.

Conduzido pelo renomado diretor Shim Na-yeon (The Good Bad Mother), o elenco principal é estrelado pela dupla de atores Shin Ha-kyun (Sede de Sangue) e Yeo Jin-goo (A Lua Abraça o Sol). Disponível Netflix e Rakuten Viki, o dorama de suspense policial alcançou 8.1pontos no IMDb e uma aprovação de 8.7 no My Drama List.

 Reprodução/IMDb Beyond Evil, também conhecido como Além do Mal, é dirigido pelo renomado cineasta Shim Na-yeon, famoso por seu sucesso em The Good Bad Mother — Foto: Reprodução/IMDb

7. High School Return of a Gangster (2024)

Baseada na web novel escrita por Ho Rol, High School Return of a Gangster é mais uma obra originalmente BL (boys love) que sofre censura ao ter seu texto suavizado e transformado em um bromance pela adaptação televisiva. Combinando fantasia e ação, a trama acompanha Kim Deuk Pal, um mafioso de 47 anos que sonhava em ir para a universidade, mas acaba no submundo do crime. Um dia, de forma inusitada, sua alma ocupa o corpo de Yi Heon, um adolescente do ensino médio que sofre bullying.

Agora como um aluno do colegial ele busca vingança dos valentões e se aproxima de Choi Se Kyung, um estudante brilhante que enfrenta suas próprias dores. Protagonizada por Yoon Chan-young (All of Us Are Dead), Bong Jae-hyun (Melancia Cintilante) e Lee Seo-jin (Táxi Fantasma), a produção sul-coreana conquistou nota 7.8 no IMDb e 8.6 no My Drama List. Atualmente o dorama não está disponível em streamings no Brasil.

 Reprodução/TMDb High School Return of a Gangster (2024) é um dorama escolar sul-coreano baseado na web novel BL, escrita por Ho Rol — Foto: Reprodução/TMDb

Embora esta produção chinesa seja corretamente classificada como um BL (Boys Love), o romance entre os protagonistas foi suavizado na adaptação e pode passar despercebido pelos espectadores menos atentos. Originalmente baseado no romance da autora Mo Xiang Tong Xiu, a trama acompanha dois jovens de facções diferentes que se unem para derrubar uma poderosa seita envolvida em conspirações e assassinatos e acabam se envolvendo emocionalmente.

Protagonizado por Xiao Zhan (O Lobo) e Wang Yibo (Lâmina Oculta), o drama histórico conquistou a audiência, com avaliação de 8.7 no portal IMDb e 9.0 no My Drama List. Os Indomáveis está presente no catálogo da Netflix e no Rakuten Viki.

 Divulgação/Rakuten Viki Os Indomáveis é um romance de época com texto queer que mostra a relação entre dois jovens de clãs diferentes — Foto: Divulgação/Rakuten Viki

9. Friendly Rivalry (2025)

Baseada na webtoon Girls Love escrita por Song Chae Yoon, Friendly Rivalry é uma das séries que mais explora de forma direta, em sua adaptação, o romance queer presente na obra original, incluindo uma cena de beijo entre as protagonistas. Ainda assim, é possível notar que o texto é tratado com certa cautela e suavidade, possivelmente por conta do foco narrativo estar mais voltado ao mistério do que ao romance.

A trama acompanha duas alunas de origens opostas em uma renomada escola de elite. Em meio a um ambiente hostil de competitividade, elas acabam se aproximando quando uma delas passa a investigar o pai da outra. Criada por Song Chae Yoon, a série coreana é estrelada por Lee Hye Ri (Reply 1988) e Chung Su Bin (Revenge of Others). Disponível na Netflix e no Rakuten Viki, o suspense conquistou 7.7 pontos no My Drama List e 8.1 de apoio no IMDb.

 Reprodução/YLAB Friendly Rivalry (2025) é um dorama de suspense baseado na webtoon Girls Love escrita por Song Chae Yoon — Foto: Reprodução/YLAB

Com informações de My Drama List (1, 2), IMDb (1), Entertain.naver (1)

🎥Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro