O WhatsApp anunciou uma atualização que simplifica a criptografia dos backups de conversas. O novo recurso permitirá usar impressão digital, reconhecimento facial ou o código de bloqueio do celular como chave de acesso — sem precisar memorizar senhas ou uma chave de 64 dígitos. A proteção segue valendo para conversas, fotos e áudios, tanto no iPhone (iOS) quanto no Android.
Vale lembrar que o backup criptografado garante que apenas você e o destinatário possam acessar as mensagens e permite recuperá-las ao trocar de celular, sem risco de acesso por terceiros. A seguir, veja como ativar a novidade e entenda como funciona a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp.
  WhatsApp conta com verificação em duas etapas para proteger suas conversas e facilitou processo de backup; veja como usar — Foto: Mariana Saguias/TechTudo  Backup do WhatsApp: tudo o que você precisa saber
- O que é a criptografia de backup do WhatsApp? Para que serve?
 - Como funciona o backup criptografado do WhatsApp?
 - O que mudou na ferramenta?
 - Como ativar criptografia de backup no WhatsApp?
 - Perguntas frequentes
 
1. O que é a criptografia de backup do WhatsApp? Para que serve?
A criptografia de ponta a ponta é o sistema de segurança usado pelo WhatsApp para garantir que as mensagens enviadas em conversas fiquem apenas entre o remetente e o destinatário, evitando invasões e ataques de hackers. A criptografia de backup leva essa proteção também para o armazenamento de todo o conteúdo da conta.
Ao criptografar conversas e backups, o usuário da principal rede social de mensagens da Meta adiciona uma camada extra de proteção à sua privacidade digital. O recurso utiliza uma chave de acesso única, conhecida apenas pelo usuário, impedindo até mesmo o próprio WhatsApp de acessá-la.
2. Como funciona o backup criptografado do WhatsApp?
Segundo o WhatsApp, quando o usuário cria um backup criptografado de ponta a ponta no Android ou iPhone (iOS), as mensagens e mídias são armazenadas na nuvem e só podem ser acessadas por meio de uma chave de acesso. É como se o conteúdo ficasse guardado em um cofre cuja única chave pertence ao usuário. Até então, essa chave podia ser uma senha pessoal ou uma chave de criptografia de 64 dígitos, criada no momento da ativação da ferramenta.
  A chave de acesso funciona como um método de autenticação que confirma a identidade do usuário; por isso, deve ser mantida com segurança. — Foto: Raquel Freire/TechTudo  3. O que mudou na ferramenta?
O WhatsApp anunciou que não será mais necessário memorizar uma senha ou manter uma chave de criptografia de 64 dígitos para utilizar a camada extra de segurança nos backups. A rede social está liberando gradualmente a possibilidade de criar chaves de acesso usando a impressão digital, o reconhecimento facial ou o código de bloqueio de tela do celular para criptografar os backups.
Para utilizar essas chaves de acesso, o smartphone precisa ser compatível com iOS 18 ou posterior, no caso dos iPhones, ou Android 9 ou superior, nos aparelhos que usam o sistema do Google. Além disso, o dispositivo deve ter o bloqueio de tela configurado, como código, senha ou PIN. Quem preferir ainda poderá continuar usando as duas opções de chaves de acesso anteriores.
4. Como ativar criptografia de backup no WhatsApp?
Ativar e desativar a criptografia de backup é simples e feito diretamente pelo smartphone. Para isso, toque em Configurações > Conversas > Backup de conversas. Depois, vá em "Backup criptografado de ponta a ponta" e, em seguida, em Ativar > Criar chave de acesso. Siga as instruções da tela. Caso a atualização esteja disponível, é nessa parte que serão exibidas as novas possibilidades de chave de acesso.
Caso queira alterar a chave de criptografia, é necessário desativar a ferramenta e, em seguida, reativá-la com a chave de acesso desejada. Para a desativação, siga os passos novamente: toque em Configurações > Conversas > Backup de conversas; depois, acesse "Backup criptografado de ponta a ponta" e selecione "Desativar". Siga as instruções e confirme.
  O backup criptografado pode ser ativado e desativado pelo usuário — Foto: Reprodução/João Pedro Lima  Posso restaurar um backup criptografado do WhatsApp sem a senha?
Não. Ao ativar o backup criptografado, a única forma de acessar as mensagens armazenadas é por meio da chave de acesso. Se você esquecer a senha e não tiver mais acesso à sua conta do WhatsApp, não será possível restaurar o backup criptografado. Por segurança, o WhatsApp não permite redefinir a senha nem enviar uma cópia para o usuário, já que nem o app tem acesso a ela. Portanto, no caso de uso de uma senha própria, certifique-se de guardá-la em um local seguro.
Qual a diferença entre a criptografia do backup e das mensagens do WhatsApp?
A principal diferença entre a criptografia de ponta a ponta das mensagens do WhatsApp e a dos backups está na maneira como os dados são protegidos. As mensagens são criptografadas em tempo real, do remetente ao receptor, dentro do aplicativo. Já o backup criptografado armazena os dados na nuvem, acessíveis apenas pelo usuário por meio da chave de acesso.
 
Como saber se meu WhatsApp foi clonado? Saiba descobrir

                                German (DE)                
                                English (US)                
                                Spanish (ES)                
                                French (FR)                
                                Hindi (IN)                
                                Italian (IT)                
                                Portuguese (BR)                
                                Russian (RU)                
         
            9 horas atrás
                        3
                    
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/O/6/wLLEZWQS2WzCuyY0EB9g/afp-20251002-77jn29e-v1-highres-filesustechnologyaiinvestments.jpg)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/4/L/VvBOZCT5AAdruCWRzOEA/eu-a-patroa-e-as-criancas.jpg)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/b/l/pheEIDTESxtvekT79ECQ/naquele-verao-1-2.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro