1 ano atrás 134

X bloqueado? Jeitinho ensinado por Musk burla restrição e 'bomba' na China

A China, por exemplo, é conhecida por endurecer seu controle sobre a internet. A saída encontrara por vários chineses passou a ser o uso de sistemas de VPN.

Por dentro da tecnologia

VPNs são estradas alternativas. Pense na seguinte analogia: você precisa ir do ponto A até o ponto B, mas, por alguma razão, quer evitar a rodovia mais comum. Ela pode estar, por exemplo, bloqueada. Então, você usa um caminho alternativo para ir de A a B: esse é o espírito da VPN.

Ao usar a tecnologia cria-se um canal direto entre um ponto de acesso, como um computador ou um smartphone, e um endereço de destino, como um site, por exemplo.

Suas origens remontam justamente à busca das empresas por uma maneira segura de garantir sua comunicação pela web. Ou seja, evita-se o uso de uma conexão pública, provida pelos servidores de operadoras de internet, trocando-os pelos servidores da empresa que está oferecendo a VPN.

A navegação não chega a ser totalmente privada, mas seus dados são criptografados e seu endereço IP (identificador único atribuído a cada dispositivo conectado a uma rede) fica escondido. Os sites não conseguem identificar ou rastrear seu comportamento.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro