6 meses atrás 8

Xi Jinping confirma viagem à Rússia para celebrações do Dia da Vitória e encontro com Putin

O Kremlin disse que Xi estava visitando a convite do presidente russo Vladimir Putin e, além de participar das comemorações, os líderes discutiriam "o desenvolvimento das relações de parceria abrangente e interação estratégica" e "questões da agenda internacional e regional".

Putin e Xi também assinarão uma série de documentos bilaterais, segundo o comunicado.

Xi Jinping e Vladimir Putin durante encontro do Brics, em outubro de 2024. — Foto: Maxim Shipenkov/AP

A visita de Xi à Rússia será sua terceira desde o início da guerra com a Ucrânia, em fevereiro de 2022. A China diz ter uma posição neutra no conflito, mas apoiou as alegações do Kremlin de que a ação da Rússia foi provocada pelo Ocidente e continua a fornecer os principais componentes necessários a Moscou para a produção de armas.

A última viagem de Xi ao país aconteceu em setembro de 2024, para uma cúpula do Brics. Antes, ele esteve na Rússia em março de 2023. Putin também visitou Pequim em duas ocasiões: em outubro de 2023 e em maio de 2024.

Desde o início do conflito com a Ucrânia, a Rússia tornou-se cada vez mais dependente economicamente da China, pois as sanções dos países ocidentais cortaram seu acesso a grande parte do sistema comercial internacional.

Moscou desviou grande parte de suas exportações de energia para a China e contou com empresas chinesas para importar componentes de alta tecnologia para as indústrias militares russas, por exemplo.

A fala foi criticada pelos russos. Dmitry Medvedev, ex-presidente da Rússia, chamou a declaração do ucraniano de "provocação verbal".

*Com informações da Associated Press

Ucrânia rejeita trégua de três dias proposta por Putin

Ucrânia rejeita trégua de três dias proposta por Putin

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro