1 mês atrás 13

10 minisséries que o público amou tanto que viraram séries de verdade

O sucesso de algumas minisséries é tão grande que o público exige mais do que apenas uma temporada. A Netflix e outras plataformas de streaming têm apostado em produções originalmente planejadas como limitadas, mas que conquistaram fãs pelo mundo e ganharam novas temporadas. Entre dramas, suspenses, comédias e adaptações de livros, algumas séries conseguem prender a atenção com histórias envolventes, personagens carismáticos e tramas que se desdobram em universos complexos, mesmo que nem todas devessem ter continuado.

Pensando nos sucessos limitados que tiveram que estender suas histórias, o TechTudo separou 10 séries que conquistaram a crítica e público e fizeram novas temporadas. Estão séries como Pacificador (2022), que está lançando semanalmente sua segunda temporada na HBO Max, Além de produções premiadas como Treta (2023) , Big Little Lies (2017) e The White Lotus (2021), que fizeram a limpa nas premiações e continuam sendo aclamadas pela crítica. Veja, a seguir, mais detalhes sobre história, elenco e onde assistir a cada uma delas.

 Divulgação/Max A 3ª temporada de The White Lotus foi um dos grandes lançamentos da Max em fevereiro — Foto: Divulgação/Max

A seguir, você verá a sinopse, repercussão e elenco das seguintes produções:

Criada e dirigida por James Gunn (Superman), a produção traz John Cena (Velozes e Furiosos 9) de volta ao papel do Pacificador após O Esquadrão Suicida (2021). A produção apresenta o herói que busca paz a qualquer custo, mesmo que para isso precise usar violência. Na história, ele é convocado por uma força-tarefa secreta do governo para enfrentar uma ameaça que coloca vidas em risco. Além da missão, o personagem encara conflitos familiares com o pai, interpretado por Robert Patrick (Ponte para Terabítia), enquanto conta com o apoio de aliados como Leota (Danielle Brooks), Emilia (Jennifer Holland), John (Steve Agee) e o Vigilante (Freddie Stroma).

Com uma história que começa logo após os eventos de O Esquadrão Suicida, a produção conquistou o coração dos fãs de adaptações de quadrinhos logo de cara. Além de um arco cômico-dramático bem estruturado envolvendo o anti-herói, a série conseguiu extrapolar o ridículo, com personagens que, nas mãos erradas, poderiam ser apenas descartáveis. Vale destacar também a ousadia do roteiro e das escolhas estéticas, como a abertura dançada por todos os atores ao som de “Do Ya Wanna Taste It”. Estrelado por Danielle Brooks (Orange Is the New Black), Jennifer Holland (American Pie: O Livro do Amor), Steve Agee (Comando das Criaturas) e Freddie Stroma (A Escolha Perfeita), a série conquistou 96% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 8,3 no IMDb. Ela está disponível na HBO Max.

 Reprodução/IMDb A série de ação Pacificador tem como showrunner do projeto James Gunn — Foto: Reprodução/IMDb

A produção sul-coreana criada por Hwang Dong-hyuk (Nas Muralhas da Fortaleza) acompanha centenas de pessoas endividadas que aceitam participar de jogos baseados em brincadeiras infantis, sem imaginar que a derrota significa morte imediata. O vencedor recebe um prêmio milionário capaz de mudar a vida. Toda a narrativa, no entanto, é vista através de Seong Gi-hoon (Lee Jung-jae), um homem de meia-idade falido, que precisa arrumar dinheiro para conseguir sustentar sua família.

Pensada inicialmente como uma minissérie, Round 6 teve o sucesso tão expressivo que a Netflix decidiu renovar a produção para mais temporadas. O impacto cultural e a repercussão mundial transformaram a série em um marco do streaming, sendo a série mais assistida da história da plataforma e, consequentemente, aumentando a pressão para novas temporadas. Estrelada por Lee Jung-jae (The Acolyte), Park Hae-soo (La Casa de Papel - Coreia) e Wi Ha-joon (Fúria), a série conquistou o público e a crítica, com 95% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 8,0 no IMDb. Ela está disponível na Netflix.

 Reprodução/IMDb a lista de mortos na terceira temporada de Round 6 é liderada por Gi-hun (jogador 456) — Foto: Reprodução/IMDb

3. La Casa de Papel (2017)

A produção espanhola criada por Álex Pina (Vis a Vis) acompanha um grupo de nove ladrões liderados pelo Professor (Álvaro Morte), que planeja o maior assalto da história ao invadir a Casa da Moeda da Espanha e imprimir 2,4 bilhões de euros. Durante a execução, os criminosos fazem dezenas de reféns enquanto enfrentam a pressão da polícia e os conflitos internos que ameaçam o sucesso do plano.

Com codinomes inspirados em cidades pelo mundo (Nairóbi, Berlim, Tókyo, Rio, Helsinki, Oslo, Denver e Moscou) e visuais marcantes com máscaras com o rosto de Salvador Dalí, a produção foi originalmente pensada como uma minissérie de duas partes. Entretanto, após ter os direitos de exibição comparados pela Netflix, a série se tornou um fenômeno e garantiu novas temporadas, incluindo um spin off sobre um dos personagens.

O elenco conta com nomes como Úrsula Corberó (Corpo em Chamas), Itziar Ituño (Intimidade), Pedro Alonso (O Silêncio do Pântano), Alba Flores (Orgulho & Revolução) e Miguel Herrán (Elite). No Rotten Tomatoes, a série tem 94% de aprovação, enquanto no IMDb soma nota 8,2.

 Divulgação/Netflix Terceira parte de La Casa de Papel foi o lançamento da Netflix mais popular de 2019 no Brasil — Foto: Divulgação/Netflix

4. Big Little Lies (2017)

Criada por David E. Kelley (Justiça sem Limites), a produção é uma adaptação do livro homônimo de Liane Moriarty. A série acompanha as três mães Madeline (Reese Witherspoon), Celeste (Nicole Kidman) e Jane (Shailene Woodley), que vivem em Monterey, na Califórnia, e veem suas vidas aparentemente perfeitas desmoronarem após um assassinato que abala a comunidade e revelara que, na realidade, a vida boa de classe média alta que viviam, em suas mansões e com maridos bem sucedidos, pode ser mais frágil do que imaginam.

Estrelada por Reese Witherspoon (Legalmente Loira), Nicole Kidman (Babygirl) e Shailene Woodley (A Culpa É das Estrelas), a série conquistou a crítica e o público garantindo uma nova temporada que expandiu a história das protagonistas e trouxe Meryl Streep (O Diabo Veste Prada) para o elenco. Fenômeno desde o lançamento, a série conquistou 89% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 8,4 no IMDb. Ela está disponível para os assinantes da HBO Max.

 Divulgação/HBO Aclamada pela crítica, Big Little Lies é uma série multipremiada, vencedora de oito Emmy Awards — Foto: Divulgação/HBO

5. The White Lotus (2021)

Criada por Mike White (Escola de Rock), a antologia acompanha hóspedes e funcionários de um luxuoso resort tropical durante uma semana, revelando tensões, segredos e conflitos que se escondem por trás da aparência de férias perfeitas. Em cada temporada, os temas envolvendo os núcleos também mudam, mas sempre voltado para as hipocrisias da vida dos ricos que estão nas férias. Além disso, a semana de férias deságua no mesmo final: um assassinato misterioso.

Originalmente planejada como uma minissérie de seis episódios, The White Lotus fez tanto sucesso que se tornou uma antologia. Cada temporada apresenta novos personagens e locais da rede de resorts fictícia. A primeira temporada foi ambientada no Havaí, a segunda na Sicília e a terceira com a Tailândia como cenário.

Sucesso de crítica e público, a série conquistou diversos Emmys, incluindo Melhor Atriz Coadjuvante em Série Limitada e em Série Dramática para Jennifer Coolidge (Minecraft) e Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada ou Antologia ou Filme para Murray Bartlett (The Last of Us). No Rotten Tomatoes, a produção tem 90% de aprovação, enquanto no IMDb registra nota 8,0. Ela está disponível na HBO Max.

 Divulgação/HBO Max Jennifer Coolidge é a única do elenco original a retornar para a segunda temporada de The White Lotus — Foto: Divulgação/HBO Max

6. The Flight Attendant (2020)

Criada por Steve Yockey (Pânico: A Série de TV), a série de comédia é baseada no livro homônimo de Chris Bohjalian. A produção acompanha Cassie Bowden (Kaley Cuoco), uma comissária de bordo que acorda em um quarto de hotel em Dubai ao lado de um cadáver, sem memória do que aconteceu. Com isso, a jovem deverá tentar provar sua inocência, lidando com o FBI e segredos que envolvem famílias poderosas.

Estrelada por Kaley Cuoco (Big Bang: A Teoria), Zosia Mamet (Madame Teia), Griffin Matthews (Na Sua Casa ou na Minha?) e Rosie Perez (Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa), a série conquistou críticas positivas recebendo indicações ao Emmy, incluindo Melhor Série de Comédia e Melhor Atriz para Cuoco. A primeira temporada adaptou integralmente o livro, enquanto a segunda, lançada em 2022, trouxe uma nova fase para Cassie, agora sóbria e em busca de um recomeço. Com 91% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7 no IMDb, ela está disponível na HBO Max.

 Divulgação/IMDB The Flight Attendant (2020) foi cancelada após a segunda temporada — Foto: Divulgação/IMDB

Criada por Neil Gaiman (Sandman), a produção de fantasia é baseada no livro homônimo do escritor britânico. A série acompanha o anjo Aziraphale, vivido por Michael Sheen (A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2), e o demônio Crowley, interpretado por David Tennant (Doctor Who), que se unem para impedir o apocalipse após perceberem que o Anticristo está na Terra como um garoto de 11 anos sem consciência de seu papel no fim do mundo.

Originalmente, a produção foi anunciada como uma minissérie de seis episódios. Entretanto, a série acabou tendo um sucesso fora do normal devido ao teor cômico de tratar a religião e na relação dos protagonistas, ganhando novas temporadas. O segundo ano chegou em 2023 com boa recepção de público e crítica, e em dezembro do mesmo ano foi confirmada a terceira e última temporada. Com Miranda Richardson (The Last Anniversary), Jon Hamm (Top Gun: Maverick), Doon Mackichan (Plebs) e Frances McDormand (Nomadland) no elenco, a série alcançou 84% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 8,0 no IMDb. Ela está disponível na Amazon Prime Video.

 Divulgação/Amazon Prime Video Michael Sheen e David Tennant estrelam a série da Prime Video, Good Omens — Foto: Divulgação/Amazon Prime Video

Criada por Noah Hawley (Alien: Earth), a série lançada em 2014 é inspirada no filme homônimo dos irmãos Coen (Onde os Fracos Não Têm Vez) de 1996. A primeira temporada se passa em 2006 e mostra a chegada de Lorne Malvo, vivido por Billy Bob Thornton (Landman), à cidade de Bemidji, em Minnesota. Sua influência violenta atinge moradores como Lester Nygaard, interpretado por Martin Freeman, enquanto a policial Molly Solverson (Allison Tolman) e o oficial Gus Grimly (Colin Hanks) investigam crimes ligados a ele.

Embora planejada como uma minissérie, o sucesso levou Fargo a se tornar uma antologia, com cada temporada explorando novas histórias de assassinato em diferentes cidades do Meio-Oeste americano. O formato trouxe elencos distintos a cada ano, como Kirsten Dunst (Guerra Civil), Juno Temple (Ted Lasso), Patrick Wilson (Invocação do Mal) e Chris Rock (Todo Mundo Odeia o Chris). Ainda que as tramas sejam distintas, todas se conectam, de alguma forma, ao universo do filme original. A série conquistou elogios da crítica, com 93% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 8,8 no IMDb. Ela está disponível na Amazon Prime Video.

 Divulgação/IMDb Os episódios da primeira temporada de Fargo (2014) tem um título que se refere a um koan, tem um título que se refere a um koan, parábola ou paradoxo filosófico — Foto: Divulgação/IMDb

Criado por Lee Sung Jin (Thunderbolts*), produção de drama da A24 acompanha Danny Cho, interpretado por Steven Yeun (Love Me), um empreiteiro endividado, e Amy Lau, vivida por Ali Wong (Always Be My Maybe), uma empresária bem-sucedida. A trama começa após um desentendimento no trânsito que transforma a vida dos dois em um ciclo de obsessão e vingança.

Inicialmente pensada como uma minissérie de dez episódios, a produção deixou espaço para continuidade ao encerrar a primeira temporada com finais abertos. O sucesso levou a Netflix a considerar novas temporadas, e o criador já afirmou ter ideias para pelo menos três partes. Ainda não se sabe se a série continuará como uma antologia ou dando segmentos aos acontecimentos da primeira temporada.

O sucesso foi tamanho que a produção conquistou 8 Emmys, incluindo de Melhor Ator e Melhor Atriz em Série Limitada para Steven Yeun e Ali Wong. Com 98% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 8,0 no IMDb, ela está disponível na Netflix.

 Divulgação/Netflix Treta é uma comédia dramática estrelada por Steven Yeun e Ali Wong — Foto: Divulgação/Netflix

10. 13 Reasons Why (2017)

O drama criado por Brian Yorkey (Echoes) baseada no livro homônimo de Jay Asher acompanha Clay Jensen, interpretado por Dylan Minnette (Alexandre e o Dia Terrível, Horrível, Espantoso e Horroroso), que recebe um conjunto de fitas deixadas por Hannah Baker após seu suicídio. Nas gravações, Hannah detalha os treze motivos que a levaram a tirar a própria vida, revelando segredos, mentiras e impactos profundos nas relações da escola. A série conta com Katherine Langford (Entre Facas e Segredos), Christian Navarro (The List), Brandon Flynn (Um Terror de Parentes), Ross Butler (Perfect Addiction) e Miles Heizer (Com Amor, Simon) no elenco.

A primeira temporada, que originalmente era para ser a única, termina com a morte de Hannah Baker, fechando a trama principal apresentada no livro. A série acabou se expandindo para quatro temporadas devido ao sucesso da primeira. As temporadas seguintes exploram as consequências do suicídio de Hannah, incluindo o processo judicial dos pais e os dilemas morais dos colegas, aprofundando histórias de personagens que tiveram pouca atenção no livro. Entretanto, a maneira como a história se desenrolou, com tramas pesadas e sem sentido, acabaram derrubando a audiência da produção. Com 35% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7,4 no IMDb, ela está disponível na Netflix.

 Reprodução/IMDb Em 13 Reasons Why, a amizade de Clay e Hannah é abalada quando a jovem comete suicídio — Foto: Reprodução/IMDb

Com informações de IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10), Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10), JustWatch (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) e Screenrant.

📽️Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

 veja preço dos planos, catálogo e como funciona

Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro