Filmes de romance baseados em livros contam grandes histórias de amor que fizeram sucesso na literatura. As adaptações cinematográficas do gênero tratam de triângulos amorosos repletos de reviravoltas e disputas, como em Crepúsculo (2008), até dramas sensíveis que narram romances em meio a dificuldades, como ocorre em A Culpa é das Estrelas (2014). Por isso, os romances que se baseiam em livros são um sucesso de público e, por sorte, estão presentes em streamings como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+ e outros.
Sabendo disso, o TechTudo preparou uma lista com 12 filmes que recontam a histórias de livros com essa temática para assistir e se emocionar. Na lista, você verá filmes de sucesso com as mais variadas tramas e desafios. Confira a seguir, em detalhes, as sinopses dos filmes, elencos, repercussão e nota.
Para Todos os Garotos que Já Amei é um dos 12 filmes de romance baseados em livros da lista — Foto: Divulgação/Netflix Veja a lista com as adaptações de livros de amor aclamados.
O longa-metragem, baseado no romance “The Price of Salt”, de Patricia Highsmith, narra o romance entre a jovem aspirante a fotógrafa Therese Belivet e a elegante Carol Aird, que vive um casamento infeliz. A história se passa nos EUA durante a década de 1950, e mostra a dificuldade de um relacionamento entre duas mulheres e como isso as impactava socialmente.
O casal da trama é interpretado por Cate Blanchett (Tár) como Carol Aird, enquanto Rooney Mara (Her) dá vida ao seu par, a jovem Therese Belivet. O filme recebeu, ao todo seis indicações, ao Oscar e cinco ao Globo de Ouro, com destaque às atrizes, indicadas em ambas as premiações. O filme recebeu aprovação de 74% no Rotten Tomatoes e nota 7.3 no IMDb. Ele está disponível no Amazon Prime Video e para alugar no Apple TV+.
Cate Blanchett como a elegante Carol Aird em Carol (2015) — Foto: Divulgação/IMDb 2. Adoráveis Mulheres (2019)
Na direção de Greta Gerwig (Barbie), a adaptação do clássico romance Little Women, de Louisa May Alcott, conta a história de Jo, Meg, Amy e Beth Marc, quatro irmãs que vivem no período da Guerra Civil nos Estados Unidos. A narrativa explora o dia a dia das jovens, com suas questões, descobertas e perdas, além de mostrar a relação familiar e o vínculo que possuem.
Jo é interpretada por Saoirse Ronan (Lady Bird), enquanto Emma Watson (A Bela e a Fera) vive Meg. Amy é interpretada por Florence Pugh (Midsommar), já Eliza Scanlen (Objetos Cortantes) vive Beth. Além de contar com Meryl Streep (O Diabo Veste Prada) como a tia das irmãs e Timothée Chalamet (Duna) como Laurie, um amigo da família March. O filme fez sucesso, com uma vitória no Oscar além de outras cinco indicações ao prêmio e duas ao Globo de Ouro. Com 95% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7.8 no IMDb, o filme está disponível gratuitamente no Mercado Play, além de ser possível alugá-lo mo Amazon Prime Video e Apple TV+.
Jo e Laurie em Adoráveis Mulheres (2019), de Greta Gerwig — Foto: Divulgação/Sony Pictures 3. O Amante de Lady Chatterley (2022)
O filme é baseado no polêmico romance homônimo de D.H. Lawrence, que foi publicado em 1928 e chamou atenção pelo conteúdo erótico. O enredo narra a insatisfação de Constance em seu casamento com Sir Clifford Chatterley. Quando ela conhece o guarda-caça da propriedade em que vive, Oliver Mellors, eles passam a ter um romance extraconjugal, que dita os rumos da narrativa.
A Lady Constance Chatterley é interpretada por Emma Corrin (The Crown), enquanto seu frio marido, Clifford, é interpretado por Matthew Duckett (A Confession). Já o amante, Oliver, é vivido por Jack O'Connell (Invencível). O romance agradou, de forma geral, ao público e crítica, com 87% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 6.6 no IMDb. O filme é uma produção exclusiva da Netflix.
A insatisfeita Lady Constance Chatterley vive um caso extraconjugal em O Amante de Lady Chatterley — Foto: Divulgação/Netflix 4. A Culpa é das Estrelas (2014)
Baseado no bestseller homônimo de John Green, a narrativa retrata a história de Hazel Grace Lancaster, uma adolescente com um câncer terminal que leva uma vida reservada. Tudo muda quando ela conhece Augustus Waters, um jovem que sofre de uma doença similar, ao frequentar um grupo de apoio. O romance do casal ocorre com os desafios impostos por suas condições de saúde, com direito a uma viagem para Amsterdam.
O casal é interpretado por Shailene Woodley (Divergente) como Hazel Grace Lancaster, enquanto seu par romântico, Augustus Waters, é vivido por Ansel Elgort (Baby Driver). O romance adolescente sensível foi um sucesso, ele possui 81% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7.7 no IMDb. O filme pode ser assistido no Disney+.
Romance adolescente A Culpa É Das Estrelas foi fenômeno adolescente — Foto: Divulgação/20th Century Fox Baseado no romance homônimo do célebre Nicholas Sparks, o filme conta a história de John Tyree, um soldado estadunidense de licença que conhece a jovem universitária Savannah Curtis. Os dois se apaixonam, porém, quando John volta para a guerra no Oriente Médio, o casal precisa lidar com a distância e a saudade. Durante sete anos, o casal mantém um contato esporádico, limitado a pequenos encontros e cartas.
O soldado é interpretado por Channing Tatum (Anjos da Lei), enquanto seu par, a jovem Savannah, é interpretado por Amanda Seyfried (Mamma Mia!). O filme foi um sucesso de bilheteria, apesar das críticas mistas, com nota de 6.3 no IMDb e apenas 28% de aprovação no Rotten Tomatoes. Querido John está disponível no Amazon Prime Video e para aluguel na Apple TV+.
Querido John é protagonizado por Channing Tatum e Amanda Seyfried — Foto: Reprodução/Netflix 6. Diário de uma Paixão (2004)
Mais uma adaptação de uma obra de Nicholas Sparks, o enredo é narrado por um idoso que conta a história de um amor que sobreviveu ao longo das décadas para uma mulher com Alzheimer. A história começa com Noah Calhoun e Allie Hamilton, dois jovens distintosq ue se aproximam e se apaixonam durante um verão da década de 1940.
O casal é estrelado por Ryan Gosling (La La Land) como o trabalhador Noah, enquanto Rachel McAdams (Meninas Malvadas) interpreta seu par romântico, a jovem e rica com aspirações artísticas, Allie Hamilton. Apesar de ter feito sucesso com os fãs do livro, o filme não teve uma crítica unanime, com nota 7.8 no IMDb e apenas 54% de aprovação no Rotten Tomatoes. O longa-metragem está disponível na Max (antiga HBO Max).
O Diário de uma Paixão é estrelado por Ryan Gosling e Rachel McAdams — Foto: Reprodução/New Line Cinema O primeiro filme da saga baseada nos livros de Stephenie Meyer acompanha a adolescente Bella Swan, que se muda para a pequena cidade de Forks para viver com o pai. Lá, ela se apaixona pelo misterioso aluno Edward Cullen e logo descobre seu segredo: ele é um vampiro. Juntos, eles enfrentam os desafios do amor sobrenatural e as questões da tradicional família de vampiros de Edward.
A protagonista, Bella Swan, é interpretada por Kristen Stewart (Amor em Sangue), enquanto seu par romântico é vivido por Robert Pattinson (Batman). Além deles, Jacob Black, um indígena de uma família amiga do pai de Bella, desempenha um importante papel na trama, e é interpretado por Taylor Lautner (The Ridiculous 6). Apesar de ter uma legião de fãs que acompanharam os cinco filmes da saga, entre a crítica, o romance adolescente possui notas bem medianas, como 48% no Rotten Tomatoes e 5.3 no IMDb. O filme está na Netflix, Amazon Prime Video e TeleCine, além de ser possível alugá-lo no Apple TV+.
Crepúsculo conta o romance arrebatador entre um vampiro e uma humana — Foto: Divulgação/IMDb 8. Como Eu era Antes de Você (2016)
A adaptação do livro de mesmo nome conta uma improvável história de amor de Louisa Clark. A jovem, após ter sido demitida de uma cafeteria, trabalha como cuidadora do rico Will Traynor, que ficou tetraplégico em um acidente. Apesar de namorar Patrick, ela desenvolve um vínculo com Will e ambos se apaixonam. Contudo, ela não sabe que Will guarda um segredo que pode colocar um fim nesta paixão.
A protagonista é vivida por Emilia Clarke (Game of Thrones), enquanto o bem-sucedido Will é interpretado por Sam Claflin (P.S. Eu Te Amo). Patrick é vivido por Matthew Lewis (Saga de filmes Harry Potter). O drama romântico possui uma recepção distinta: enquanto recebeu nota 7.4 no IMDb, tem uma avaliação mediana no Rotten Tomatoes de 54% de aprovação. O filme está disponível no Telecine e para alugar no Apple TV+.
Lou (Emilia Clarke) e Will (Sam Claflin) se apaixonam em Como Eu Era Antes de Você — Foto: Reprodução/IMDb 9. O Lado Bom da Vida (2012)
A comédia romântica repleta de drama se baseia no livro de Matthew Quick. A trama acompanha a história de Pat Solitano, um homem que tenta reconstruir sua vida após um período no sanatório por atitudes que o fizeram perder seu emprego e casamento. Ele estava decidido a resolver as pendências de sua vida e, até mesmo, reconquistar sua ex-esposa, mas acaba conhecendo Tiffany, uma jovem que também sofreu com questões de saúde mental e com quem Matthew desenvolve uma amizade profunda.
O protagonista, Matthew, é interpretado por Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela), enquanto Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes) dá vida a sua nova conhecida Tiffany Maxwell. Além disso, o elenco conta com Robert De Niro (Taxi Driver), como o pai de Pat, importante personagem da trama. Com oito indicações ao Oscar e quatro ao Globo de Ouro, com vitórias de Jennifer Lawrence em ambas as competições, o filme foi um sucesso, com 92% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7.7 no IMDb. Ele pode ser visto gratuitamente no Mercado Play e para assinantes no Amazon Prime Video.
Tiffany (Jennifer Lawrence) e Pat (Bradley Cooper) se conectam em um momento difícil em O Lado Bom da Vida — Foto: Reprodução/IMDb 10. Para Todos os Garotos que já Amei (2018)
O cômico romance adolescente se baseia no livro de mesmo nome de Jenny Han e conta a história de Lara Jean, uma jovem que escreve cartas secretas para os seus amores do passado. Ela não deseja enviá-las, apenas usa a escrita como uma forma de lidar melhor com seus sentimentos. Porém, as cartas são misteriosamente enviadas aos destinatários. Um deles é Peter, um garoto popular da escola com quem Lara faz um acordo para fingir que namoram e evitar um embaraço. Contudo, ela passa ter sentimentos tanto por ele quanto por seu ex-namorado Josh, que também recebeu uma carta.
A jovem Lara Jean é interpretada por Lana Condor (XMen: Apocalipse), enquanto seu ex-namorado Josh é vivido por Israel Broussard (A Morte Te Dá Parabéns), e, para fechar o triângulo amoroso, Peter é interpretado por Noah Centineo (O Date Perfeito). O filme fez um grande sucesso, com aprovação de 76% no Rotten Tomatoes e nota 7 no IMDb. A produção está disponível apenas na Netflix.
Trilogia de Para Todos os Garotos que Já Amei é estrelada por Lana Condor e Noah Centineo — Foto: Divulgação/Netflix 11. A Cinco Passos de Você (2019)
Na produção baseada no livro homônimo de Rachael Lippincott, a jovem Stella Gran passa a maior parte de seus dias, aos 16 anos, no hospital devido aos tratamentos médicos necessários por ter fibrose cística. Certo dia, ela conhece Will Newman, que compartilha da mesma condição de saúde. Os dois acabam se aproximando e desenvolvendo, mas, devido às limitações impostas pela saúde, não podem se aproximar fisicamente. A narrativa mostra os momentos do casal e seus atos de rebeldia contra o rigoroso tratamento que vivem.
O filme é estrelado por Haley Lu Richardson (Fragmentado) como Stella Grant, enquanto o artista rebelde Will Newman, é vivido por Cole Sprouse (Riverdale). A adaptação dramática da obra recebeu avaliações mistas, com nota 7.2 no IMDb e aprovação de 52% no Rotten Tomatoes. O filme é exclusivo do catálogo da Netflix.
O casal protagonista de A Cinco Passos de Você sofre de fibrose cística, uma doença hereditária conhecida no Brasil como "beijo salgado" — Foto: Reprodução/JustWatch 12. Orgulho e Preconceito (2005)
Para fechar a lista, uma adaptação baseada no clássico literário de Jane Austen. Orgulho e Preconceito reconta a história da jovem inteligente e de personalidade forte, Elizabeth Bennet, que conhece Sr. Darcy, um homem rico que difere da família de classe média dela em meio à Inglaterra do século XIX. Inicialmente, a dupla enfrenta conflitos devido a suas diferenças sociais e preconceitos que possuem, mas, conforme se conhecem melhor, desenvolvem uma relação mais profunda.
Orgulho e Preconceito é estrelado por Keira Knightley (Piratas do Caribe) no papel da jovem Elizabeth Bennet, enquanto o reservado Sr. Darcy é interpretado por Matthew Macfadyen (Succession). A adaptação foi bem recebida, ela recebeu quatro indicações ao Oscar e duas ao Globo de Ouro, com destaque à Keira Knightley, indicada em ambas às competições por sua atuação. O filme possui 87% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7.8 no IMDb. O filme está disponível no Telecine.
Orgulho e Preconceito é filme de romance famoso inspirado em livro de Jane Austen — Foto: Reprodução/Universal Pictures 🎥Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming
Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 ano atrás
51
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/w/w/iAOnnMTkKYA4fnlHzFzg/imagem-2025-01-21-180654690.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/U/7/09UIqmRySJ1rXw1uMWHg/kindle-colorsoft-amazon.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/B/a/8ZyWlHSIWVHJLw037hWg/sisu.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/F/L/dFDq0BSt6qZeEnBJyp7A/captura-de-tela-2026-01-13-111926.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro