Os filmes do Superman colecionam diversos fãs no mundo inteiro e, recentemente, a HBO Max recebeu uma das estreias mais aguardadas do ano em seu catálogo: Superman (2025), dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet. O Homem de Aço é um dos maiores ícones da cultura pop e atravessou décadas com diferentes versões no cinema. São produções que marcaram gerações e continuam vivas no streaming e felizmente, estão disponíveis no streaming.
Com a chegada do reboot, o TechTudo fez uma lista para você revisitar a trajetória do herói no cinema. Ao longo de mais de 70 anos, foram 12 produções que ajudaram a consolidar o legado do personagem nas telonas. Da primeira adaptação de 1948 ao clássico Superman: O Filme (1978), das aventuras de Christopher Reeve às versões mais sombrias de Zack Snyder em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016) e no Universo Estendido da DC, cada fase trouxe sua marca.
Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça (2016) é o longa que apresenta Gal Gadot como Mulher Maravilha — Foto: Divulgação/IMDB A seguir, veja a sinopse, elenco e repercussão das seguintes produções:
- Super-Homem (1948)
- O Homem Atômico Contra o Super-Homem (1950)
- Superman and the Mole-Men (1951)
- Superman: O Filme (1978)
- Superman II: A Aventura Continua (1980)
- Superman III (1983)
- Superman IV: Em Busca da Paz (1987)
- Superman: O Retorno (2006)
- O Homem de Aço (2013)
- Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)
- Liga da Justiça (2017)
- Superman (2025)
- Qual é o melhor filme do Superman de todos os tempos?
Dirigido por Spencer Gordon Bennet (Zorro, o Vingador) e Thomas Carr (A Rainha do Congo), Super-Homem foi a primeira adaptação live-action do herói da DC Comics. Ainda que seja dividido em 15 capítulos, a produção cinematográfica acompanha a origem de Kal-El (Kirk Alyn), enviado à Terra por seus pais antes da destruição de Krypton. Criado por fazendeiros, o jovem adota a identidade de Clark Kent e consegue trabalho como jornalista no Planeta Diário. Sua maior ameaça surge quando a vilã Spider Lady (Carol Forman), coloca em risco Metrópolis com um plano perigoso. Para proteger inocentes, Clark assume o uniforme e se transforma no Super-Homem, iniciando sua trajetória como herói.
Escrito por George H. Plympton (Flash Gordon), Joseph F. Poland (Capitão América) e Arthur Hoerl (Suborno), a produção conta com Kirk Alyn (A Filha de Dom "Q"), Noel Neill (Invasion U.S.A.), Carol Forman (A Aranha Mortal), Tommy Bond (Spanky) e George Meeker (Esquina do Pecado) no elenco. O longa conta com nota 6,7 no IMDb e está disponível gratuitamente na Pluto TV.
Super-Homem (1948) foi a primeira adaptação cinematográfica live-action do herói — Foto: IMDb 2. O Homem Atômico Contra o Super-Homem (1950)
Escrito por George H. Plympton (The Adventures of Frank Merriwell), Joseph F. Poland (O Segredo da Ilha Misteriosa) e David Mathews (Tapete Mágico), a série cinematográfica é a continuação direta de Super-Homem (1948). Com 15 episódios, a nova aventura tem como vilão Lex Luthor(Lyle Talbot), que ameaça Metrópolis com invenções letais. Sob a identidade de Homem-Átomo, Luthor coloca em prática planos criminosos que incluem dispositivos de teletransporte, uma máquina de desintegração atômica e até a criação de kryptonita sintética para derrotar o herói. Super-Homem precisa enfrentar não apenas a ameaça tecnológica, mas também sua vulnerabilidade diante da arma mortal que rouba seus poderes.
Dirigido por Spencer Gordon Bennet, o longa traz de volta Kirk Alyn e Noel Neill para os papéis de Clark Kent e Lois Lane. Estreiam na nova produção Lyle Talbot (Um Grito na Noite), Pierre Watkin (Estranha Ilusão), Jack Ingram (Agente Federal 99) e Don C. Harvey (Vingando Minha Honra). Disponível gratuitamente no Pluto.TV, a série cinematográfica possui 83% de aprovação no Rotten Tomatoes, enquanto no IMDb registra nota 6,6.
O Homem Atômico Contra o Super-Homem (1950) é uma sequencia direta da série cinematográfica de 1948 — Foto: IMDb 3. Superman and the Mole-Men (1951)
Dirigido por Lee Sholem (Tarzan e a Fonte Mágica), o filme é o primeiro longa-metragem live-action do Homem de Aço. A trama mostra a chegada dos enigmáticos Mole-Men, criaturas subterrâneas que sobem à superfície após a perfuração. Sua aparência e o brilho que emitem assustam os moradores, que formam uma multidão armada para exterminá-los. Em meio ao caos, Superman surge como mediador, protegendo os visitantes e tentando evitar uma tragédia.
Escrito por Robert Maxwell (Blood Mania), Whitney Ellsworth (A Rainha do Congo) e Joe Shuster (Jungle Drums), o longa traz George Reeves (O Diabo Feito Mulher) como Superman e Phyllis Coates (Flechas de Sangue) como Lois Lane. O elenco conta também com Jeff Corey (Pequeno Grande Homem), Walter Reed (How to Make a Monster) e J. Farrell MacDonald (Puro Sangue). No Rotten Tomatoes, o longa tem 79% de aprovação, enquanto no IMDb soma nota 5,5. Ela está disponível para aluguel na Apple TV+.
Superman and the Mole-Men (1951) foi o primeiro filme propriamente dito do herói no cinema — Foto: IMDb 4. Superman: O Filme (1978)
Clássico do cinema, o longa dirigido por Richard Donner (Máquina Mortífera) acompanha o cientista Jor-El (Marlon Brando), que envia o filho Kal-El à Terra pouco antes da destruição de Krypton. Criado por fazendeiros, ele cresce com poderes extraordinários e adota a identidade de Clark Kent. Já adulto em Metrópolis, passa a atuar como repórter no Planeta Diário, até se revelar ao mundo como Superman. O herói enfrenta o gênio do crime Lex Luthor (Gene Hackman), que cria um plano para dominar territórios, colocando milhões de vidas em risco.
Escrito por Jerry Siegel (LEGO Batman: O Filme), Joe Shuster (O Vulcão) e Mario Puzo (O Poderoso Chefão), a produção conta com Christopher Reeve (Janela Indiscreta), Marlon Brando (A Cartada Final), Gene Hackman (Operação França) e Margot Kidder (Noite do Terror) no elenco. O filme conseguiu tamanha aceitação que iniciou uma franquia de quatro longas. O clássico da DC conquistou 88% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7,4 no IMDb, e está disponível na HBO Max.
Superman: O Filme (1978) foi o primeiro longa da saga estrelada por Christopher Reeve — Foto: IMDb 5. Superman II: A Aventura Continua (1980)
Dirigido por Richard Lester (Os Três Mosqueteiros) e Richard Donner, o longa é uma sequência direta de Superman: O Filme e traz novamente Christopher Reeve no papel do herói. Na trama, General Zod (Terence Stamp), Ursa (Sarah Douglas) e Non (Jack O’Halloran), três criminosos de Krypton, escapam da Zona Fantasma e chegam à Terra, adquirindo os mesmos poderes de Superman. Ao lado de Lex Luthor (Gene Hackman), eles ameaçam dominar o planeta, enquanto o herói enfrenta um dilema pessoal: abrir mão de suas habilidades para viver um romance com Lois Lane (Margot Kidder).
O roteiro é assinado novamente por Jerry Siegel, Joe Shuster e Mario Puzo. Além do elenco do primeiro filme, o longa conta com Terence Stamp (Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma), Sarah Douglas (O Príncipe do Natal: O Bebê Real) e Jack O’Halloran (Um Herói e seu Terror). A produção recebeu 88% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 6,8 no IMDb. O filme está disponível na HBO Max.
Em uma entrevista de 2004, Margot Kidder afirmou que Richard Donner filmou diversas cenas que não utilizadas estavam "em algum lugar em um cofre". A versão do diretor foi lançada em 2006 — Foto: IMDb Continuando a saga de filmes estrelados por Christopher Reeve, o longa dirigido por Richard Lester e acompanha o magnata Ross Webster (Robert Vaughn) que recruta o programador Gus Gorman (Richard Pryor) para executar planos de dominação global com a ajuda da tecnologia. Durante o confronto, Superman é exposto a uma kryptonita sintética misturada com alcatrão, que o divide em duas versões: o herói bondoso Clark Kent e um Homem de Aço corrompido. O herói deverá então batalhar contra máquinas poderosas criadas para matá-lo e contra o próprio lado obscuro.
Escrito por David Newman (Animais Unidos Jamais Serão Vencidos), Leslie Newman (Santa Claus: A Verdadeira História de Papai Noel) e Jerry Siegel, o longa conta com Robert Vaughn (Mercenários das Galáxias), Annette O’Toole (It: Uma Obra-Prima do Medo) e Richard Pryor (Cegos, Surdos e Loucos) no elenco. Diferente dos dois primeiros filmes, o longa não foi bem recebido pela crítica e pelo público, somando 31% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 5,0 no IMDb. Ele está disponível na HBO Max.
Após a demissão de Richard Donner, Margot Kidder expressou sua indignação aos produtores que a reduziram para 12 falas no terceiro filme — Foto: IMDb 7. Superman IV: Em Busca da Paz (1987)
Dirigido por Sidney J. Furie (Os Rapazes da Companhia C), o longa é o último da saga protagonizada por Christopher Reeve. Na trama, Superman decide intervir na corrida armamentista entre Estados Unidos e União Soviética, recolhendo todas as ogivas nucleares do planeta e lançando-as ao Sol. Paralelamente, Lex Luthor (Gene Hackman) escapa da prisão e, ao roubar um fio de cabelo do herói, cria o Homem Nuclear (Mark Pillow), uma versão radioativa e igualmente poderosa do Homem de Aço. O embate entre os dois coloca em risco não apenas Metrópolis, mas também a paz mundial.
O longa é escrito por Jerry Siegel, Joe Shuster e Christopher Reeve, e conta com Jackie Cooper (A Ilha do Tesouro), Jon Cryer (Dois Homens e Meio), Mariel Hemingway (Temporada Sangrenta) e Mark Pillow (The Alaska Kid) no elenco. O longa é o pior avaliado da saga, somando míseros 15% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 3,8 no IMDb, sendo descrito como chato, com efeitos especiais baratos e sem a paixão dos atores. Ele está disponível na HBO Max.
Christopher Reeve disse publicamente que se arrependia de seu envolvimento em Superman IV: Em Busca da Paz (1987), dizendo que a produção foi um "duro golpe" em sua carreira — Foto: IMDb 8. Superman: O Retorno (2006)
Dirigido por Bryan Singer (X-Men Origens: Wolverine), o longa apresenta Brandon Routh (Scott Pilgrim contra o Mundo) no papel do Homem de Aço. A produção visa ser uma sequência direta dos acontecimentos na saga estrelada por Christopher Reeve. Na história, Superman retorna à Terra após cinco anos de ausência e encontra um mundo muito diferente. Lois Lane (Kate Bosworth) seguiu sua vida, a cidade de Metrópolis aprendeu a viver sem o herói e Lex Luthor (Kevin Spacey) planeja usar tecnologia kryptoniana em um plano mortal. Clark tenta retomar sua identidade e proteger a humanidade, mas precisa enfrentar dilemas pessoais e um inimigo que pode finalmente derrotá-lo.
Escrito por Michael Dougherty (Krampus: O Terror do Natal), Dan Harris (O Movimento Mindfulness) e Bryan Singer, o longa conta com Kate Bosworth (Bring on the Dancing Horses), Kevin Spacey (House of Cards), James Marsden (Na Mira do Júri) e Parker Posey (The White Lotus) no elenco. Com uma boa recepção da crítica, o longa somou 72% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 6,1 no IMDb. Ele está disponível na HBO Max.
Brandon Routh , Kate Bosworth e Kevin Spacey teriam assinado o contrato para Superman: O Retorno (2006) sem lerem o roteiro — Foto: IMDb Dirigido por Zack Snyder (Watchmen: O Filme), o longa marca o reboot da franquia Superman e o início do Universo Estendido da DC, com o manto do herói sendo assumido pelo ator Henry Cavill (Missão: Impossível - Efeito Fallout). A história mostra a origem de Superman, desde sua chegada à Terra após a destruição de Krypton até o momento em que assume o papel de protetor da humanidade. Criado por Jonathan (Kevin Costner) e Martha Kent (Diane Lane), Clark cresce em conflito com seus poderes e sua identidade. Quando o General Zod (Michael Shannon) chega à Terra para transformar o planeta em um novo Krypton, o herói precisa enfrentar o inimigo e escolher se tornará o símbolo de esperança da humanidade.
Escrito por David S. Goyer (Blade Trinity), Christopher Nolan (Batman: O Cavaleiro das Trevas) e Jerry Siegel, o longa conta com um elenco estrelado, com nomes como Amy Adams (A Chegada), Michael Shannon (O Abrigo), Kevin Costner (Yellowstone), Diane Lane (Infidelidade), Russell Crowe (Gladiador) e Laurence Fishburne (Matrix). A estreia do novo universo mais real e sombrio idealizada por Snyder, com um Superman mais duro, recebeu uma recepção morna. O longa tem 57% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7,1 no IMDb, e está disponível na HBO Max.
O Homem de Aço marcou a entrada de Henry Cavill nos cinemas como Superman — Foto: Reprodução/JustWatch 10. Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)
Dirigido por Zack Snyder, este é o segundo filme do Universo Estendido da DC (DCEU). O filme explora as consequências da batalha de Superman (Henry Cavill) contra Zod (Michael Shannon) em Metrópolis, que deixou destruição e mortes, dividindo a opinião pública sobre a presença de um ser tão poderoso na Terra. Lex Luthor (Jesse Eisenberg) manipula Batman (Ben Affleck) para enfrentar Superman. Os heróis se enfrentam para defender suas visões sobre o que é justiça e responsabilidade, culminando na chegada de uma nova heroína e numa batalha contra o monstro Doomsday, criado por Luthor a partir de tecnologia genética e restos de Zod.
Escrito por Chris Terrio (Por Conta do Destino) e David S. Goyer (Blade Trinity), o longa conta com nomes como Ben Affleck (Demolidor - O Homem sem Medo), Jesse Eisenberg (Truque de Mestre), Jeremy Irons (Duro de Matar 3: A Vingança) e Gal Gadot (Mulher-Maravilha) no elenco. O tom sombrio e realista, no entanto, não agradou a todos, somando míseros 28% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 6,4 no IMDb. Ele está disponível na HBO Max.
Ben Affleck ganhou mais nove quilos de músculos para interpretar Bruce Wayne em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016) — Foto: IMDb 11. Liga da Justiça (2017)
O longa é a quinta produção do Universo Estendido da DC e dá sequência aos eventos de Batman vs Superman (2016). Zack Snyder foi o responsável pela maior parte das filmagens, mas precisou se afastar durante a pós-produção por motivos pessoais, após a morte de sua filha. Com sua saída, Joss Whedon (Os Vingadores) assumiu a produção para finalizar o longa, mudando completamente o tom sugerido por Snyder. Na trama, Bruce Wayne (Ben Affleck) e Diana (Gal Gadot) recrutam meta-humanos para enfrentar Lobo da Estepe (Ciarán Hinds), uma ameaça que pode destruir o planeta, após a morte de Superman.
Com roteiro assinado por Joss Whedon, Chris Terrio e Zack Snyder, o longa traz Henry Cavill de volta ao papel do Homem de Aço e conta com Ezra Miller (Precisamos Falar Sobre o Kevin) como Flash, Jason Momoa (Minecraft) como Aquaman e Ray Fisher (The Piano Lesson) como Cyborg. A recepção do filme foi um fracasso, somando 39% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 6 no IMDb. Um movimento pedindo a versão de Zack Snyder cresceu, com a HBO Max lançando um longa de quatro horas em preto e branco com o ponto de vista do diretor sobre a história, que conquistou 71% de aprovação da crítica e nota 7,9 no IMDb. Ambos os filmes estão disponíveis na HBO Max.
Liga da Justiça de Zack Snyder recupera a visão original do diretor — Foto: Divulgação/IMDb Escrito e dirigido por James Gunn (Guardiões da Galáxia), o longa faz parte do reboot do Universo DC. David Corenswet (Hollywood) assume o manto do herói. Na trama, Superman precisa se afirmar como símbolo de esperança em uma sociedade que considera seus valores antiquados. A história mostra como suas ações, tanto em conflitos locais quanto internacionais, abrem espaço para os planos de Lex Luthor, que busca eliminá-lo. Ao lado de Lois Lane e de Krypto, o herói entra em uma batalha para salvar o mundo e provar que é um símbolo de esperança e que suas intenções não são ruins com o planeta.
A produção apresenta Rachel Brosnahan (Maravilhosa Sra. Maisel) como Lois Lane, Nicholas Hoult (Skins) como Lex Luthor, Nathan Fillion (The Rookie) como Lanterna Verde, Edi Gathegi (Crepúsculo) como Sr. Incrível e Isabela Merced (The Last of Us) como Mulher-Gavião. Colorido e divertido, o longa conquistou o coração dos fãs do herói, somando 83% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7,2 no IMDb, o que já lhe garantiu uma sequência. O filme está disponível na HBO Max.
Superman de James Gunn marca o primeiro filme oficial do DCU, o novo universo cinematográfico da DC — Foto: Reprodução/IMDb 13. Qual é o melhor filme do Superman de todos os tempos?
Segundo a crítica especializada e a aprovação do público, Superman: O Filme (1978) continua sendo a melhor representação cinematográfica em live-action do super-herói. Simples, com uma ambientação que remete aos clássicos quadrinhos e pela atuação icônica de Christopher Reeve, o longa é lembrado como um clássico do cinema de heróis.
A química com a Lois Lane de Margot Kidder e o antagonismo proporcionado por Gene Hackman foram cruciais para que a história conseguisse se manter fresca na memória do público, mesmo após quase 50 anos desde seu lançamento. Além disso, os efeitos especiais foram marcos na época e continuam, no limite do possível, elevando a obra para um status cult.
O cabelo de Clark Kent e do Superman é repartido para lados opostos em Superman: O Filme (1978) — Foto: IMDb 🎥 Filmes que são 10/10 e merecem ser assistidos!
Filmes que são 10/10 e merecem ser assistidos!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
16
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/B/j/39J1YASE2NZA0ILlrJ2w/red-dead-redemption-ps5-xbox-series-x-s-switch-2.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/Y/u/jYtjBaRkORvGz1z6x7aw/galaxy-book-pro-360-scaled.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/z/n/olWth1RR2EI4G18Z8wZA/controle-joystick-gamesir-tegenaria-lite.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/1/r/9ejtKKTlAGiAeAUVtqrw/251202-montagem-crianca-casada-img1-desk.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro