1 mês atrás 16

12 filmes do Superman para relembrar e assistir de novo no streaming

Os filmes do Superman colecionam diversos fãs no mundo inteiro e, recentemente, a HBO Max recebeu uma das estreias mais aguardadas do ano em seu catálogo: Superman (2025), dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet. O Homem de Aço é um dos maiores ícones da cultura pop e atravessou décadas com diferentes versões no cinema. São produções que marcaram gerações e continuam vivas no streaming e felizmente, estão disponíveis no streaming.

Com a chegada do reboot, o TechTudo fez uma lista para você revisitar a trajetória do herói no cinema. Ao longo de mais de 70 anos, foram 12 produções que ajudaram a consolidar o legado do personagem nas telonas. Da primeira adaptação de 1948 ao clássico Superman: O Filme (1978), das aventuras de Christopher Reeve às versões mais sombrias de Zack Snyder em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016) e no Universo Estendido da DC, cada fase trouxe sua marca.

 Divulgação/IMDB Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça (2016) é o longa que apresenta Gal Gadot como Mulher Maravilha — Foto: Divulgação/IMDB

A seguir, veja a sinopse, elenco e repercussão das seguintes produções:

  1. Super-Homem (1948)
  2. O Homem Atômico Contra o Super-Homem (1950)
  3. Superman and the Mole-Men (1951)
  4. Superman: O Filme (1978)
  5. Superman II: A Aventura Continua (1980)
  6. Superman III (1983)
  7. Superman IV: Em Busca da Paz (1987)
  8. Superman: O Retorno (2006)
  9. O Homem de Aço (2013)
  10. Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)
  11. Liga da Justiça (2017)
  12. Superman (2025)
  13. Qual é o melhor filme do Superman de todos os tempos?

Dirigido por Spencer Gordon Bennet (Zorro, o Vingador) e Thomas Carr (A Rainha do Congo), Super-Homem foi a primeira adaptação live-action do herói da DC Comics. Ainda que seja dividido em 15 capítulos, a produção cinematográfica acompanha a origem de Kal-El (Kirk Alyn), enviado à Terra por seus pais antes da destruição de Krypton. Criado por fazendeiros, o jovem adota a identidade de Clark Kent e consegue trabalho como jornalista no Planeta Diário. Sua maior ameaça surge quando a vilã Spider Lady (Carol Forman), coloca em risco Metrópolis com um plano perigoso. Para proteger inocentes, Clark assume o uniforme e se transforma no Super-Homem, iniciando sua trajetória como herói.

Escrito por George H. Plympton (Flash Gordon), Joseph F. Poland (Capitão América) e Arthur Hoerl (Suborno), a produção conta com Kirk Alyn (A Filha de Dom "Q"), Noel Neill (Invasion U.S.A.), Carol Forman (A Aranha Mortal), Tommy Bond (Spanky) e George Meeker (Esquina do Pecado) no elenco. O longa conta com nota 6,7 no IMDb e está disponível gratuitamente na Pluto TV.

 IMDb Super-Homem (1948) foi a primeira adaptação cinematográfica live-action do herói — Foto: IMDb

2. O Homem Atômico Contra o Super-Homem (1950)

Escrito por George H. Plympton (The Adventures of Frank Merriwell), Joseph F. Poland (O Segredo da Ilha Misteriosa) e David Mathews (Tapete Mágico), a série cinematográfica é a continuação direta de Super-Homem (1948). Com 15 episódios, a nova aventura tem como vilão Lex Luthor(Lyle Talbot), que ameaça Metrópolis com invenções letais. Sob a identidade de Homem-Átomo, Luthor coloca em prática planos criminosos que incluem dispositivos de teletransporte, uma máquina de desintegração atômica e até a criação de kryptonita sintética para derrotar o herói. Super-Homem precisa enfrentar não apenas a ameaça tecnológica, mas também sua vulnerabilidade diante da arma mortal que rouba seus poderes.

Dirigido por Spencer Gordon Bennet, o longa traz de volta Kirk Alyn e Noel Neill para os papéis de Clark Kent e Lois Lane. Estreiam na nova produção Lyle Talbot (Um Grito na Noite), Pierre Watkin (Estranha Ilusão), Jack Ingram (Agente Federal 99) e Don C. Harvey (Vingando Minha Honra). Disponível gratuitamente no Pluto.TV, a série cinematográfica possui 83% de aprovação no Rotten Tomatoes, enquanto no IMDb registra nota 6,6.

 IMDb O Homem Atômico Contra o Super-Homem (1950) é uma sequencia direta da série cinematográfica de 1948 — Foto: IMDb

3. Superman and the Mole-Men (1951)

Dirigido por Lee Sholem (Tarzan e a Fonte Mágica), o filme é o primeiro longa-metragem live-action do Homem de Aço. A trama mostra a chegada dos enigmáticos Mole-Men, criaturas subterrâneas que sobem à superfície após a perfuração. Sua aparência e o brilho que emitem assustam os moradores, que formam uma multidão armada para exterminá-los. Em meio ao caos, Superman surge como mediador, protegendo os visitantes e tentando evitar uma tragédia.

Escrito por Robert Maxwell (Blood Mania), Whitney Ellsworth (A Rainha do Congo) e Joe Shuster (Jungle Drums), o longa traz George Reeves (O Diabo Feito Mulher) como Superman e Phyllis Coates (Flechas de Sangue) como Lois Lane. O elenco conta também com Jeff Corey (Pequeno Grande Homem), Walter Reed (How to Make a Monster) e J. Farrell MacDonald (Puro Sangue). No Rotten Tomatoes, o longa tem 79% de aprovação, enquanto no IMDb soma nota 5,5. Ela está disponível para aluguel na Apple TV+.

 IMDb Superman and the Mole-Men (1951) foi o primeiro filme propriamente dito do herói no cinema — Foto: IMDb

4. Superman: O Filme (1978)

Clássico do cinema, o longa dirigido por Richard Donner (Máquina Mortífera) acompanha o cientista Jor-El (Marlon Brando), que envia o filho Kal-El à Terra pouco antes da destruição de Krypton. Criado por fazendeiros, ele cresce com poderes extraordinários e adota a identidade de Clark Kent. Já adulto em Metrópolis, passa a atuar como repórter no Planeta Diário, até se revelar ao mundo como Superman. O herói enfrenta o gênio do crime Lex Luthor (Gene Hackman), que cria um plano para dominar territórios, colocando milhões de vidas em risco.

Escrito por Jerry Siegel (LEGO Batman: O Filme), Joe Shuster (O Vulcão) e Mario Puzo (O Poderoso Chefão), a produção conta com Christopher Reeve (Janela Indiscreta), Marlon Brando (A Cartada Final), Gene Hackman (Operação França) e Margot Kidder (Noite do Terror) no elenco. O filme conseguiu tamanha aceitação que iniciou uma franquia de quatro longas. O clássico da DC conquistou 88% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7,4 no IMDb, e está disponível na HBO Max.

 IMDb Superman: O Filme (1978) foi o primeiro longa da saga estrelada por Christopher Reeve — Foto: IMDb

5. Superman II: A Aventura Continua (1980)

Dirigido por Richard Lester (Os Três Mosqueteiros) e Richard Donner, o longa é uma sequência direta de Superman: O Filme e traz novamente Christopher Reeve no papel do herói. Na trama, General Zod (Terence Stamp), Ursa (Sarah Douglas) e Non (Jack O’Halloran), três criminosos de Krypton, escapam da Zona Fantasma e chegam à Terra, adquirindo os mesmos poderes de Superman. Ao lado de Lex Luthor (Gene Hackman), eles ameaçam dominar o planeta, enquanto o herói enfrenta um dilema pessoal: abrir mão de suas habilidades para viver um romance com Lois Lane (Margot Kidder).

O roteiro é assinado novamente por Jerry Siegel, Joe Shuster e Mario Puzo. Além do elenco do primeiro filme, o longa conta com Terence Stamp (Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma), Sarah Douglas (O Príncipe do Natal: O Bebê Real) e Jack O’Halloran (Um Herói e seu Terror). A produção recebeu 88% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 6,8 no IMDb. O filme está disponível na HBO Max.

 IMDb Em uma entrevista de 2004, Margot Kidder afirmou que Richard Donner filmou diversas cenas que não utilizadas estavam "em algum lugar em um cofre". A versão do diretor foi lançada em 2006 — Foto: IMDb

Continuando a saga de filmes estrelados por Christopher Reeve, o longa dirigido por Richard Lester e acompanha o magnata Ross Webster (Robert Vaughn) que recruta o programador Gus Gorman (Richard Pryor) para executar planos de dominação global com a ajuda da tecnologia. Durante o confronto, Superman é exposto a uma kryptonita sintética misturada com alcatrão, que o divide em duas versões: o herói bondoso Clark Kent e um Homem de Aço corrompido. O herói deverá então batalhar contra máquinas poderosas criadas para matá-lo e contra o próprio lado obscuro.

Escrito por David Newman (Animais Unidos Jamais Serão Vencidos), Leslie Newman (Santa Claus: A Verdadeira História de Papai Noel) e Jerry Siegel, o longa conta com Robert Vaughn (Mercenários das Galáxias), Annette O’Toole (It: Uma Obra-Prima do Medo) e Richard Pryor (Cegos, Surdos e Loucos) no elenco. Diferente dos dois primeiros filmes, o longa não foi bem recebido pela crítica e pelo público, somando 31% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 5,0 no IMDb. Ele está disponível na HBO Max.

 IMDb Após a demissão de Richard Donner, Margot Kidder expressou sua indignação aos produtores que a reduziram para 12 falas no terceiro filme — Foto: IMDb

7. Superman IV: Em Busca da Paz (1987)

Dirigido por Sidney J. Furie (Os Rapazes da Companhia C), o longa é o último da saga protagonizada por Christopher Reeve. Na trama, Superman decide intervir na corrida armamentista entre Estados Unidos e União Soviética, recolhendo todas as ogivas nucleares do planeta e lançando-as ao Sol. Paralelamente, Lex Luthor (Gene Hackman) escapa da prisão e, ao roubar um fio de cabelo do herói, cria o Homem Nuclear (Mark Pillow), uma versão radioativa e igualmente poderosa do Homem de Aço. O embate entre os dois coloca em risco não apenas Metrópolis, mas também a paz mundial.

O longa é escrito por Jerry Siegel, Joe Shuster e Christopher Reeve, e conta com Jackie Cooper (A Ilha do Tesouro), Jon Cryer (Dois Homens e Meio), Mariel Hemingway (Temporada Sangrenta) e Mark Pillow (The Alaska Kid) no elenco. O longa é o pior avaliado da saga, somando míseros 15% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 3,8 no IMDb, sendo descrito como chato, com efeitos especiais baratos e sem a paixão dos atores. Ele está disponível na HBO Max.

 IMDb Christopher Reeve disse publicamente que se arrependia de seu envolvimento em Superman IV: Em Busca da Paz (1987), dizendo que a produção foi um "duro golpe" em sua carreira — Foto: IMDb

8. Superman: O Retorno (2006)

Dirigido por Bryan Singer (X-Men Origens: Wolverine), o longa apresenta Brandon Routh (Scott Pilgrim contra o Mundo) no papel do Homem de Aço. A produção visa ser uma sequência direta dos acontecimentos na saga estrelada por Christopher Reeve. Na história, Superman retorna à Terra após cinco anos de ausência e encontra um mundo muito diferente. Lois Lane (Kate Bosworth) seguiu sua vida, a cidade de Metrópolis aprendeu a viver sem o herói e Lex Luthor (Kevin Spacey) planeja usar tecnologia kryptoniana em um plano mortal. Clark tenta retomar sua identidade e proteger a humanidade, mas precisa enfrentar dilemas pessoais e um inimigo que pode finalmente derrotá-lo.

Escrito por Michael Dougherty (Krampus: O Terror do Natal), Dan Harris (O Movimento Mindfulness) e Bryan Singer, o longa conta com Kate Bosworth (Bring on the Dancing Horses), Kevin Spacey (House of Cards), James Marsden (Na Mira do Júri) e Parker Posey (The White Lotus) no elenco. Com uma boa recepção da crítica, o longa somou 72% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 6,1 no IMDb. Ele está disponível na HBO Max.

 IMDb Brandon Routh , Kate Bosworth e Kevin Spacey teriam assinado o contrato para Superman: O Retorno (2006) sem lerem o roteiro — Foto: IMDb

Dirigido por Zack Snyder (Watchmen: O Filme), o longa marca o reboot da franquia Superman e o início do Universo Estendido da DC, com o manto do herói sendo assumido pelo ator Henry Cavill (Missão: Impossível - Efeito Fallout). A história mostra a origem de Superman, desde sua chegada à Terra após a destruição de Krypton até o momento em que assume o papel de protetor da humanidade. Criado por Jonathan (Kevin Costner) e Martha Kent (Diane Lane), Clark cresce em conflito com seus poderes e sua identidade. Quando o General Zod (Michael Shannon) chega à Terra para transformar o planeta em um novo Krypton, o herói precisa enfrentar o inimigo e escolher se tornará o símbolo de esperança da humanidade.

Escrito por David S. Goyer (Blade Trinity), Christopher Nolan (Batman: O Cavaleiro das Trevas) e Jerry Siegel, o longa conta com um elenco estrelado, com nomes como Amy Adams (A Chegada), Michael Shannon (O Abrigo), Kevin Costner (Yellowstone), Diane Lane (Infidelidade), Russell Crowe (Gladiador) e Laurence Fishburne (Matrix). A estreia do novo universo mais real e sombrio idealizada por Snyder, com um Superman mais duro, recebeu uma recepção morna. O longa tem 57% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7,1 no IMDb, e está disponível na HBO Max.

 Reprodução/JustWatch O Homem de Aço marcou a entrada de Henry Cavill nos cinemas como Superman — Foto: Reprodução/JustWatch

10. Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)

Dirigido por Zack Snyder, este é o segundo filme do Universo Estendido da DC (DCEU). O filme explora as consequências da batalha de Superman (Henry Cavill) contra Zod (Michael Shannon) em Metrópolis, que deixou destruição e mortes, dividindo a opinião pública sobre a presença de um ser tão poderoso na Terra. Lex Luthor (Jesse Eisenberg) manipula Batman (Ben Affleck) para enfrentar Superman. Os heróis se enfrentam para defender suas visões sobre o que é justiça e responsabilidade, culminando na chegada de uma nova heroína e numa batalha contra o monstro Doomsday, criado por Luthor a partir de tecnologia genética e restos de Zod.

Escrito por Chris Terrio (Por Conta do Destino) e David S. Goyer (Blade Trinity), o longa conta com nomes como Ben Affleck (Demolidor - O Homem sem Medo), Jesse Eisenberg (Truque de Mestre), Jeremy Irons (Duro de Matar 3: A Vingança) e Gal Gadot (Mulher-Maravilha) no elenco. O tom sombrio e realista, no entanto, não agradou a todos, somando míseros 28% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 6,4 no IMDb. Ele está disponível na HBO Max.

 IMDb Ben Affleck ganhou mais nove quilos de músculos para interpretar Bruce Wayne em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016) — Foto: IMDb

11. Liga da Justiça (2017)

O longa é a quinta produção do Universo Estendido da DC e dá sequência aos eventos de Batman vs Superman (2016). Zack Snyder foi o responsável pela maior parte das filmagens, mas precisou se afastar durante a pós-produção por motivos pessoais, após a morte de sua filha. Com sua saída, Joss Whedon (Os Vingadores) assumiu a produção para finalizar o longa, mudando completamente o tom sugerido por Snyder. Na trama, Bruce Wayne (Ben Affleck) e Diana (Gal Gadot) recrutam meta-humanos para enfrentar Lobo da Estepe (Ciarán Hinds), uma ameaça que pode destruir o planeta, após a morte de Superman.

Com roteiro assinado por Joss Whedon, Chris Terrio e Zack Snyder, o longa traz Henry Cavill de volta ao papel do Homem de Aço e conta com Ezra Miller (Precisamos Falar Sobre o Kevin) como Flash, Jason Momoa (Minecraft) como Aquaman e Ray Fisher (The Piano Lesson) como Cyborg. A recepção do filme foi um fracasso, somando 39% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 6 no IMDb. Um movimento pedindo a versão de Zack Snyder cresceu, com a HBO Max lançando um longa de quatro horas em preto e branco com o ponto de vista do diretor sobre a história, que conquistou 71% de aprovação da crítica e nota 7,9 no IMDb. Ambos os filmes estão disponíveis na HBO Max.

 Divulgação/IMDb Liga da Justiça de Zack Snyder recupera a visão original do diretor — Foto: Divulgação/IMDb

Escrito e dirigido por James Gunn (Guardiões da Galáxia), o longa faz parte do reboot do Universo DC. David Corenswet (Hollywood) assume o manto do herói. Na trama, Superman precisa se afirmar como símbolo de esperança em uma sociedade que considera seus valores antiquados. A história mostra como suas ações, tanto em conflitos locais quanto internacionais, abrem espaço para os planos de Lex Luthor, que busca eliminá-lo. Ao lado de Lois Lane e de Krypto, o herói entra em uma batalha para salvar o mundo e provar que é um símbolo de esperança e que suas intenções não são ruins com o planeta.

A produção apresenta Rachel Brosnahan (Maravilhosa Sra. Maisel) como Lois Lane, Nicholas Hoult (Skins) como Lex Luthor, Nathan Fillion (The Rookie) como Lanterna Verde, Edi Gathegi (Crepúsculo) como Sr. Incrível e Isabela Merced (The Last of Us) como Mulher-Gavião. Colorido e divertido, o longa conquistou o coração dos fãs do herói, somando 83% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7,2 no IMDb, o que já lhe garantiu uma sequência. O filme está disponível na HBO Max.

 Reprodução/IMDb Superman de James Gunn marca o primeiro filme oficial do DCU, o novo universo cinematográfico da DC — Foto: Reprodução/IMDb

13. Qual é o melhor filme do Superman de todos os tempos?

Segundo a crítica especializada e a aprovação do público, Superman: O Filme (1978) continua sendo a melhor representação cinematográfica em live-action do super-herói. Simples, com uma ambientação que remete aos clássicos quadrinhos e pela atuação icônica de Christopher Reeve, o longa é lembrado como um clássico do cinema de heróis.

A química com a Lois Lane de Margot Kidder e o antagonismo proporcionado por Gene Hackman foram cruciais para que a história conseguisse se manter fresca na memória do público, mesmo após quase 50 anos desde seu lançamento. Além disso, os efeitos especiais foram marcos na época e continuam, no limite do possível, elevando a obra para um status cult.

 IMDb O cabelo de Clark Kent e do Superman é repartido para lados opostos em Superman: O Filme (1978) — Foto: IMDb

Com informações do IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13), Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) e JustWatch (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

🎥 Filmes que são 10/10 e merecem ser assistidos!

Filmes que são 10/10 e merecem ser assistidos!

Filmes que são 10/10 e merecem ser assistidos!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro