Nas novelas da Globo, não faltam casais apaixonantes com histórias de amor intensas e cativantes – muitas delas, disponíveis para reassistir no Globoplay. Alguns nomes são tão memoráveis que estão marcados no imaginário do público, como Sinhozinho Malta e Viúva Porcina de Roque Santeiro (1985), e Petruchio e Catarina de O Cravo e a Rosa (2000). Às vezes, a química dá tão certo que um casal secundário rouba a cena dos protagonistas. Foi assim em Paraíso Tropical (2007) com os vilões Olavo e Bebel, lembrados até hoje.
Pensando em quem quer relembrar os pares mais apaixonantes das novelas, o TechTudo preparou uma lista com casais inesquecíveis, de todo tipo, incluindo romances clássicos, amor impossível, até o cativante de inimigos para amantes. A seguir, confira informações de enredo, o casal apaixonante, elenco principal e a repercussão das obras no IMDb.
Adriana Esteves e Eduardo Moscovis na novela O Cravo e a Rosa, disponível no Globoplay — Foto: Promoção/IMDb Na lista organizada pelo TechTudo, você encontra 12 novelas da Globo com casais apaixonantes. São elas:
- Roque Santeiro (1985)
- Bom Sucesso (2019)
- Terra Nostra (1999)
- A Viagem (1994)
- Lado a Lado (2012)
- Quatro por Quatro (1995)
- Paraíso Tropical (2007)
- A Gata Comeu (1985)
- Caminho das Índias (2009)
- Totalmente Demais (2016)
- O Cravo e a Rosa (2000)
- Além do Tempo (2015)
Iniciamos a lista com esta produção que marcou época. Escrita por Dias Gomes em parceria com Aguinaldo Silva (Império), a trama conta a história de Asa Branca, uma cidadezinha do interior onde os moradores são devotos de Roque Santeiro, um artesão de santos de barro que supostamente está morto e foi santificado pelo povo. Aproveitando dessa crença, diversas autoridades locais utilizam a fé em seu nome para ter vantagens. Entre eles, estão o poderoso fazendeiro Sinhozinho Malta, e sua amada Porcina, uma mulher ambiciosa que mente para a cidade que é viúva de Roque Santeiro.
O casal icônico, marcado por diversos bordões, é abalado quando o falso santo reaparece e a falsa viúva, ao conhecê-lo, de fato se apaixona pelo artesão, formando um triângulo amoroso entre eles. O suspense sobre quem ficaria com a viúva Porcina durou até o último capítulo da trama. Com atuações de Lima Duarte (O Bem-Amado), Regina Duarte (Rainha da Sucata) e José Wilker (Senhora do Destino), o folhetim conquistou nota 8.8 no IMDb.
A novela Roque Santeiro (1985) ficou marcada pelo icônico casal Sinhozinho Malta e Viúva Porcina, que teve a relação abalada com a volta do falso santo — Foto: Reprodução/O Globo Ambientada no Rio de Janeiro, a trama segue Paloma, uma mulher dedicada e mãe solteira que é apaixonada por sua escola de samba e sonha em ser passista. Sua vida vira do avesso após descobrir que tem apenas seis meses de vida. Mesmo assim, ela decide ir trabalhar em Búzios, onde conhece Marcos, um charmoso dono de bar com quem ela passa uma noite. O casal segue a vida e volta a se reencontrar quando ela descobre que seu exame foi trocado justamente com o de um homem chamado Alberto, que vem a ser pai de Marcos.
Os atores Antônio Fagundes (O Rei do Gado), Grazi Massafera (Verdades Secretas) e Rômulo Estrela (Deus Salve o Rei) estrelam a novela nos papéis de Alberto, Paloma e Marcos, respectivamente. A produção, comandada por Rosane Svartman (Totalmente Demais) em parceria com o diretor Paulo Halm (Malhação:Sonhos), recebeu nota 7.9 no agregador IMDb.
Bom Sucesso (2019) é estrelado por Grazi Massafera (Verdades Secretas) e Romulo Estrela (Deus Salve o Rei) como o casal Paloma e Marcos — Foto: Reprodução/Gshow Com texto de Benedito Ruy Barbosa (O Rei Do Gado), Terra Nostra conta a história de imigrantes italianos que vieram para o Brasil no final do século XX. O enredo segue o casal Matteu e Giuliana, dois jovens italianos que fogem de uma crise econômica em seu país e sonham com um futuro melhor. Eles vivem um breve romance no navio durante a viagem para o Brasil, mas, apesar da paixão, os dois acabam afastados ao desembarcar em terras brasileiras. Com autoria de Benedito Ruy Barbosa (O Rei Do Gado), a novela estrelada por Thiago Lacerda (A Casa das Sete Mulheres) e Ana Paula Arósio (Hilda Furacão), angariou uma avaliação de 6.8 no IMDb.
Terra Nostra (1999) segue a paixão de dois imigrantes italianos Matteu e Giuliana — Foto: Divulgação/Memória Globo A Viagem é uma novela espírita com referências à filosofia de Allan Kardec. A história gira em torno de Alexandre, um jovem que é morto na prisão e vai parar em um plano chamado de Vale dos Suicidas. Desse lugar ele decide atormentar a vida de Otávio, um dos homens que ele acredita ser responsável por sua condenação. Sua fúria aumenta quando sua irmã Diná, que também culpava Otávio, inicia um romance com ele. No entanto, a felicidade dos dois é interrompida quando Otávio morre em um acidente de carro provocado pelo espírito de Alex. Mas esse não foi o fim do casal, que passa a viver um amor transcendental, até que Diná também morre e eles se reencontram.
A novela A Viagem é uma releitura do folhetim que foi ao ar na TV Tupi e também conta com texto da escritora e autora brasileira Ivani Ribeiro. O elenco é protagonizado por Christiane Torloni (Fina Estampa), como Diná, Guilherme Fontes (O Rei do Gado), no papel de Alex, e Antônio Fagundes (Porto dos Milagres) como Otávio. A novela angariou nota 8.4 no IMDb.
O casal de A Viagem (1994) Diná e Otávio, é protagonizado por Christiane Torloni e Antônio Fagundes — Foto: Divulgação/Memória Globo Lado a Lado é uma novela de época ambientada no Rio de Janeiro, no inicio do século XX, cujo enredo é focado em duas mulheres distintas e defensoras de seus direitos, que se tornam amigas no dia de seus casamentos. Laura é uma mulher branca de classe alta, que deseja ser escritora, enquanto Isabel é uma mulher negra, de origem humilde, que sonha em ser cantora. Laura acaba se casando por obrigação com Edgar, filho de um senador da República, mas logo descobre que o marido não tem a mente fechada e apoia seus objetivos.
Já Isabel, casou-se convicta de seu amor por Zé Maria, um homem íntegro e trabalhador que luta pelos direitos dos negros. Os dois casais enfrentam altos e baixos e se separam por circunstâncias da vida e armações, mas o amor e companheirismo fala mais alto no final. Os protagonistas são vividos por Marjorie Estiano (Sob Pressão) e Camila Pitanga (Paraíso Tropical), Lázaro Ramos (O Homem que Copiava) e Thiago Fragoso (Amor à Vida). Com criação de Claudia Lage, a novela recebeu nota 8.2 no IMDb.
Lado a Lado (2013) é uma das novelas da Globo que já venceu um Emmy Internacional — Foto: Reprodução/Memória Globo 6. Quatro por Quatro (1995)
A novela Quatro por Quatro narra a história de quatro mulheres que se envolvem em um acidente de trânsito, ficam amigas umas das outras e decidem se vingar dos homens que destruíram seus corações. Uma delas é Babalu, uma jovem dedicada, atraente e temperamental que quer acabar com a vida de seu ex-namorado mulherengo, Raí. No entanto, no fim da novela, entre os quatro casais somente os dois se reconciliam. O casal era interpretado por Letícia Spiller (Sol Nascente) e Marcello Novaes (Avenida Brasil). Com autoria de Carlos Lombardi (Kubanacan), a produção angariou nota 7.7 no IMDb.
Quatro por Quatro (1995) Letícia Spiller (Sol Nascente) e Marcello Novaes (Avenida Brasil) — Foto: Reprodução/Memória Globo 7. Paraíso Tropical (2007)
Em Paraíso Tropical, o casal secundário acaba roubando a cena e conquistando o público com muito carisma, química e uma premissa que lembra o filme Uma Linda Mulher (1990). Olavo é um empresário sem escrúpulos e ambicioso que faz de tudo para destruir Daniel, seu oponente no Grupo Cavalcanti, inclusive atrapalhar seu romance com Paula. Durante uma de suas armações para se tornar diretor da empresa, ele conhece Bebel, uma charmosa garota de programa que mexe com sua mente após eles passarem uma noite juntos.
Mesmo sem querer compromisso, ele tenta controlar os passos de Bebel, mas ela nunca deixa barato. Até que um dia, ele resolve se render e manter um caso fixo sem perceber que está se apaixonando. O casal é interpretado por Wagner Moura (Tropa de Elite) e Camila Pitanga (Beleza Fatal). Com autoria assinada por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, novela angariou avaliação de 6.6 no agregador IMDb.
Em Paraíso Tropical (2007) o romance entre um empresário e uma prostituta ofuscou o casal protagonista — Foto: Reprodução/Memória Globo Com direção de José Carlos Pieri (Tarcísio e Glória), a telenovela acompanha Jô Penteado, uma mulher da elite, bonita e mimada, que apesar de ter tudo, nunca encontrou um amor verdadeiro. Isso muda quando ela conhece o professor Fábio Coutinho, um homem viúvo e charmoso. Durante um acidente em uma excursão marítima, organizada por Fábio para pais e alunos, os os dois acabam indo parar em uma ilha deserta, onde os sentimentos entre eles afloram. O casal é interpretado por Nuno Leal Maia (Top Model) e Christiane Torloni (Fina Estampa). Adaptando a obra de Ivani Ribeiro, A Gata Comeu obteve nota 7.8 no IMDb.
Em A Gata Comeu (1985), o casal Jô e Fábio casal é interpretado por Nuno Leal Maia (Top Model) e Christiane Torloni (Fina Estampa) — Foto: Reprodução/Gshow 9. Caminho das Índias (2009)
Com assinatura da autora Glória Perez (O Clone), Caminho das Índias apresenta uma história de amor que surge de um casamento forçado, tendo como plano de fundo a rica cultura indiana. A trama segue Maya, uma jovem prometida que se apaixona por um homem de casta inferior. No entanto, ela acaba se casando com Raj, o homem escolhido por sua família, que também é apaixonado por outra pessoa. À medida que vivem juntos, os dois criam um afeto genuíno um pelo outro que, aos poucos, se transforma em amor verdadeiro.
Na ideia original da autora, o casal vivido por Juliana Paes (A Dona do Pedaço) e Rodrigo Lombardi (Verdades Secretas) não foi programado para terminar junto, mas a química entre eles conquistou o carinho do público, fazendo Perez mudar o rumo da história. Com um Emmy Awards, o folhetim conquistou avaliação de 6.8 no IMDb.
Caminho das Índias (2009) Maya e Raj — Foto: Reprodução/Memória Globo 10. Totalmente Demais (2016)
Nesta trama de Rosane Svartman e Paulo Halm, que foi indicada ao Emmy Internacional, o casal apaixonante é vivido por Marina Ruy Barbosa (Império) e Felipe Simas (Malhação). Eliza é uma jovem bonita e batalhadora do interior do Rio de Janeiro, que foge para a capital após brigar com o padrasto abusador. Sem ter onde ficar na cidade, ela conhece Jonas, um rapaz das ruas que mora em um teatro abandonado. Ele acolhe Eliza e ensina a ela como ganhar dinheiro vendendo flores.
Os dois se apaixonam, mas as coisas se complicam quando Eliza é descoberta por um publicitário e inicia uma carreira de modelo, despertando ciúmes em Jonatas. Apesar de diversas circunstâncias, incluindo um homem que balança o coração de Eliza, os dois terminam juntos. Sucesso de audiência, Totalmente Demais conquistou nota 7.1 no IMDb.
Fábio Assunção, Marina Ruy Barbosa e Felipe Simas eram os protagonistas da novela Totalmente Demais — Foto: (Reprodução/Artur Meninea) 11. O Cravo e a Rosa (2000)
Nesta comédia romântica, inspirada no clássico A Megera Domada, de William Shakespeare, conhecemos um dos casais mais icônicos das telenovelas, interpretados por Adriana Esteves (Avenida Brasil) e Eduardo Moscovis (Bom Dia, Verônica). Catarina, é uma mulher rica e ousada, que defende a independência das mulheres e não quer se casar. No entanto, por um acordo de sua família, ela é obrigada a casar com Petruchio, um caipira rude e grosseiro, mas que tem bom coração.
Durante a trama os dois vivem brigando mas, apesar das diferenças, se rendem ao amor. Com autoria de Walcyr Carrasco (Verdades Secretas) em parceria com Mário Teixeira (O Tempo Não Para), a novela O Cravo e a Rosa atingiu nota 8.2 no IMDb.
Em O Cravo e a Rosa (2000) o casal Petruchio e Catarina é interpretado por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis — Foto: Divulgação/gshow Em Além do Tempo, os atores Alinne Moraes (Duas Caras) e Rafael Cardoso (Espelho da Vida) dão vida a um casal cujo amor atravessa os séculos. Ambientada no século XIX, a história segue Lívia, uma jovem noviça pobre que vive sob as regras rígidas de sua mãe, e Felipe, um Conde viúvo que está de casamento mercado. Os dois se conhecem e se apaixonam, apesar dos obstáculos impostos por suas famílias. No entanto, o romance termina de forma trágica com a morte dos dois.
Cerca de 150 anos depois, eles se encontram e mesmo comprometidos acabam se apaixonando de novo. Mas dessa vez o casal supera as barreiras e tem um final feliz. Com roteiro escrito por Elizabeth Jhin (Espelho da Vida) e com direção de Luciana Oliveira, Além do Tempo angariou uma avaliação de 8.5 no agregador IMDb.
Em Além do Tempo (2015) o casal Felipe e Lívia vivem um romance apaixonante que supera o tempo — Foto: Reprodução/Memória Globo 🎥 Como era o elenco original de Renascer? Veja antes e depois com o remake
Como era o elenco original de Renascer? Veja antes e depois com o remake

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
40
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/p/U/6iOpzWSieDEQBzcGFvsA/national-cancer-institute-l8twzt4ccvq-unsplash.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/c/O/2cBJnhT4OBmGyJjta8dw/outriders.jpg)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro