As séries de comédia do Globoplay reúnem programas de humor são obras importantes para a TV brasileira, que deixam saudade no espectador. Várias produções humorísticas, inicialmente transmitidas na TV aberta e atualmente disponíveis no streaming, como A Grande Família (2001) e Os Caras de Pau (2006), podem unir diferentes gerações em torno da TV.
Pensando nisso, o TechTudo reuniu 12 séries de comédia disponíveis no Globoplay que vão te fazer voltar no tempo e sentir aquela nostalgia. Confira a seguir, tudo sobre sinopse, elenco e repercussão dessas produções.
Tapas e Beijos narra a amizade entre duas mulheres que dividem os perrengues de suas vidas — Foto: Divulgação/Gshow Veja a seguir as séries de comédia do Globoplay que vão te fazer sentir nostalgia
- A Grande Família (2001): O cotidiano hilário da família Silva e seus dramas na Zona Norte do Rio. Comédia, Sitcom
- Macho Man (2011): Cabeleireiro gay leva choque, vira “hetero” e entra em crise de identidade. Comédia, Satírica
- Doce de Mãe (2012 - 2014): Dona Picucha conquista todos com sua doçura e confusões familiares. Comédia, Drama Familiar
- A Mulher Invisível (2011): Homem casado vive dilema ao se apaixonar pela mulher imaginária perfeita. Comédia, Fantasia Romântica
- Mister Brau (2015 - 2018): Casal de artistas ricos e carismáticos enfrenta o preconceito com humor e música. Comédia, Musical
- Louco por Elas (2012 - 2013): Homem cercado por mulheres fortes tenta equilibrar família e amores. Comédia, Romântica
- Tapas e Beijos (2011): Duas amigas trabalham em uma loja de noivas e vivem confusões amorosas. Comédia, Romance
- Os Caras de Pau (2006): Dois amigos atrapalhados se metem em confusões tentando ajudar os outros. Comédia, Policial
- Ó Paí, Ó (2008 - 2009): A vida no Pelourinho ganha ritmo e humor com personagens cheios de personalidade. Comédia, Musical
- Pé na Cova (2013 - 2016): Família que administra uma funerária enfrenta a morte com ironia e sarcasmo. Comédia
- Os Normais (2001 - 2003): Casal vive situações absurdas e divertidas no dia a dia da vida moderna. Comédia, Sitcom
- A Diarista (2004 - 2007): Empregada doméstica se envolve nas histórias mais inusitadas dos patrões. Comédia, Cotidiano
1. A Grande Família (2001 – 2014)
A Grande Família é uma das séries mais icônicas e amadas da TV brasileira. Com mais de dez anos de duração, a obra apresentou personagens carismáticos e cenas hilárias que entraram para a história. Como o nome já diz, o seriado gira em torno de uma família de um subúrbio no Rio de Janeiro, formada por Lineu, dona Nenê e seus filhos Bebel e Tuco, e retrata situações cotidianas e absurdas deles.
O seriado tem um elenco de peso, tanto em seu núcleo principal, quanto coadjuvante. Marco Nanini (Êta Mundo Bom!) e Marieta Severo (Verdades Secretas) dão vida ao icônico casal Lineu e dona Nenê. Os filhos Bebel e Tuco são interpretados por Guta Stresser (Nina) e Lúcio Mauro Filho (Escolinha do Professor Raimundo). Pedro Cardoso (O que é Isso, Companheiro?) e Marcos Oliveira (O Dono do Lar) estrelam como Agostinho e Beiçola, que se destacaram. A Grande Família conquistou nota 7,8 no IMDb e agradou a crítica.
Família Silva, a protagonista de A Grande Família — Foto: Reprodução/JustWatch Macho Man gira em torno de Nelson, também conhecido como Zuzu, um homem gay assumido que não tem nenhuma dúvida sobre sua sexualidade, até sua cabeça ser atingida por um sapato de salto alto em uma boate. Quando o cabeleireiro acorda do acidente, ele se percebe atraído por mulheres e busca ajuda de sua melhor amiga para lidar com a novidade.
Macho Man é uma produção escrita por Fernanda Young e Alexandre Machado, roteiristas que emplacaram comédias de sucesso na TV Globo. Nelson foi interpretado pelo ator e diretor Jorge Fernando (A Próxima Vítima). Outros nomes de peso integram a série, como Marisa Orth (Sai de Baixo), Natalia Klein (Maldivas) e Roney Facchini (Caras e Bocas), que interpretam os personagens coadjuvantes Valéria, Nikita e Frederic. As duas temporadas dividiram opiniões, amadas por uns e criticadas por outros devido principalmente a estereótipos da comunidade LGBTQIA+, Macho Man foi avaliada com 6,7 no IMDb.
Macho Man é uma comédia leve que gira em torno do cabelereiro Nelson e sua sexualidade — Foto: Reprodução/TV Globo A série de 15 episódios funciona como uma continuação para o filme homônimo, lançado em 2012. O pontapé do seriado é a decisão da idosa Picucha de mudar-se para um asilo. Ela apresenta sinais de inconsciência, o que motiva sua decisão de mudar-se para uma clínica geriátrica. Ao longo dos episódios, o público acompanha suas tramas familiares e sua nova rotina. Picucha é uma mulher extremamente propensa à confusão, algo que é potencializado pelo amor à família. Doce de Mãe é uma narrativa completa, cheia de bom-humor e emoções que vão deixar seu coração quentinho.
Fernanda Montenegro (Central do Brasil) é quem dá vida à protagonista. A atriz, inclusive, ganhou um Emmy Internacional pela personagem em 2014. Marco Ricca (A Lenda do Mão de Luva), Louise Cardoso (O Tempo e o Vento), Matheus Nachtergaele (O Auto da Compadecida) também fazem parte do elenco no papel de Silvio, Elaine e Fernando respectivamente. Além do prêmio, a série conquistou 7,6 no IMDb.
Doce de Mãe acompanha Pichuca, uma idosa de 80 anos, e suas aventuras na terceira idade — Foto: Reprodução/TV Globo Séries para assistir no Globoplay ⭐
4. A Mulher Invisível (2011)
A produção Mulher Invisível conta a história do casal Pedro e Clarice que enfrentam um momento complicado no casamento após anos de relação. A partir disso, surge Amanda, uma mulher invisível que surge como "mulher ideal" para o protagonista. A personagem é uma imagem construída através de desejos e de uma visão romantizada sobre relações. Apesar de uma certa carga de drama, a trama capricha mesmo na comédia através do absurdo e de situações vexatórias envolvendo a mulher invisível.
Assim como Doce de Mãe, a série A Mulher Invisível é uma sequência de uma longa-metragem homônimo, lançado em 2009. O filme já havia sido um sucesso e a série não foi diferente, conquistando 6,6 no IMDb. Selton Mello (Lisbela e o Prisioneiro) retorna ao personagem como Pedro e Luana Piovani (O Homem Perfeito) como Amanda. Clarisse é uma personagem original do seriado, interpretada por Débora Falabella (Avenida Brasil).
Em A Mulher Invisível, Amanda reaparece para Pedro e cria confusões em seu casamento — Foto: Reprodução/Just Watch 5. Mister Brau (2015 – 2018)
A série Mister Brau é sobre um cantor famoso no Brasil e no mundo, que ascendeu socialmente através da arte. Por trás de seu sucesso está sua esposa Michele, sua gerente e coreógrafa. O pontapé da produção é acompanhar a mudança de rotina dos dois ao se mudarem para uma mansão em uma região nobre do Rio de Janeiro. Eles formam um casal excêntrico, divertido e amado por todos, exceto por seus vizinhos Andrea e Henrique. Apesar das situações cômicas, a série também apresenta de maneira leve uma crítica ao preconceito de classes.
O casal protagonista é interpretado pelo também casal na vida real Lázaro Ramos (Medida Provisória) e Taís Araújo (Cheias de Charme). Fernanda de Freitas (Um Lugar ao Sol) interpreta Andrea e George Sauma (Zorra) seu marido Henrique. Kiko Mascarenhas (Cara e Coragem) e Luís Miranda (Lima Barreto ao Terceiro Dia) também têm um papel importante no seriado como Gomes e Lima, respectivamente. Mister Brau conta com quatro temporadas e conquistou 6,3 no IMDb.
Lázaro Ramos e Taís Araújo estrelam como casal em Mister Brau — Foto: Reprodução/Gshow 6. Louco por Elas (2012 - 2013)
Em Louco por Elas, o protagonista é cercado de mulheres em sua vida. Leonardo é um treinador de futebol de praia feminino que vive com a avó Violeta, a filha Theodora e a enteada Bárbara. Além de uma história conturbada com a ex-esposa Giovana. Tudo desanda quando Léo descobre que ela escreveu um livro sobre ele, cujo título foi alterado por Rodolfo, chefe e namorado de Giovana. O livro, intitulado Como Descascar um Banana sem Parecer uma Megera vira um sucesso, o que faz com que Léo ganhe notoriedade com seu charme de galanteador.
Eduardo Moscovis (O Cravo e a Rosa) é quem protagoniza essa comédia ao lado de grandes nomes da TV, como Glória Menezes (Irmãos Coragem) e Deborah Secco (América). O elenco mirim contou com Luísa Arraes (A Fórmula) como Bárbara e Laura Barreto (Araraguaia) como Theodora. A série não fez um sucesso estrondoso, mas conquistou o público o suficiente para se manter no ar por três temporadas. No IMDb, atingiu nota 5,1.
Louco por Elas conta a história de um homem galanteador que está sempre cercado pelas mulheres da sua vida — Foto: Reprodução/TV Globo 7. Tapas e Beijos (2011 – 2015)
A indicação de Fernanda Torres ao Oscar e Globo de Ouro pelo filme Ainda Estou Aqui no início de 2025 chamou a atenção para outros trabalhos da atriz. Em especial, a série Tapas e Beijos, que foi um sucesso de público na época e segue sendo revivida através de memes e cortes divulgados nas redes sociais. O sitcom retrata o cotidiano de Fátima e Sueli, vendedoras do Djalma Noivas que vivem em dilemas e dramas amorosos. Enquanto Fátima permanece em uma relação caótica de idas e vindas com Armane, Sueli tenta resistir às recaídas pelo ex-marido Jurandir.
Tapas e Beijos é ambientada majoritariamente em Copacabana, onde se localiza a loja do Djalma e o restaurante do seu Chalita, um importante ponto de encontro entre os personagens da trama. Fernanda Torres (Saneamento Básico: O Filme) e Andrea Beltrão (A Viagem) vivem Fátima e Sueli. Vladimir Britcha (Rock Story), Érico Brás (Tomara Que Caia), Flávio Migliaccio (Caminho das Índias) e Otávio Muller (Pablo e Luisão) completam o elenco como Armane, Jurandir, seu Chalita e Djalma. Em janeiro de 2025, foi a série mais vista do Globoplay. Atingiu 8 de nota no IMDb.
Fernanda Torres e Andréa Beltrão como Fátima e Sueli em Tapas e Beijos — Foto: Reprodução/JustWatch 8. Os Caras de Pau (2006 – 2013)
Na trama, Jorginho e Pedrão estão sempre em alguma furada. Seja por falta de dinheiro, perrengues com trabalho, problemas com relacionamentos amorosos ou com a família. A dinâmica dos amigos em cena retomava clássicos como O Gordo e o Magro e Jerry Lewis e Dean Martin, misturando-a com o estilo das sitcoms, em alta na época.
O seriado passou por algumas mudanças em sua estrutura, mas tinha nas esquetes seu formato central. A ideia de Os Caras de Pau foi concebida em 2006, mas só em 2010 recebeu um horário na programação fixa da TV Globo. Teve três temporadas e em 2014 ganhou a adaptação cinematográfica “XX”.
A série e o filme contaram com os atores Leandro Hassum (Até Que A Sorte Nos Separe) e Marcius Melhem (Tá No Ar: A TV na TV) no papel de Jorginho e Pedrão, respectivamente. A boa recepção do público rendeu ao programa prêmios nacionais e internacionais, como Prêmio Extra de TV na categoria Melhor Série e Montreux Comedy Awards na categoria Especial.
Os Caras de Pau marcou as tardes de domingo da TV Globo entre 2010 e 2013 — Foto: Reprodução/TV Globo 9. Ó Paí, Ó (2008 – 2009)
A série é uma comédia que retrata situações corriqueiras dos moradores de um cortiço localizado em Pelourinho, na Bahia. Ó Paí Ó acompanha Roque, um sonhador que defende arduamente a cultura baiana. O rapaz carrega o sonho de se tornar um cantor famoso, recebendo o apoio da namorada Dandara e da comunidade do cortiço. Através dele, conhecemos outros moradores e suas tramas, como dona Joana e Reginaldo. Roque é rival de Queixão, um homem racista que se sustenta através do tráfico de drogas. O seriado se pauta principalmente em um estilo tragicômico de humor e carrega um viés crítico na construção de cenas e personagens.
Lázaro Ramos (Lado a Lado) protagoniza a série. Seu rival é interpretado por Matheus Nachtergaele (Serra Pelada). Aline Nepomuceno (Família Imperial), Luciana Souza (Inabitável) e Érico Brás (Mar do Sertão) também integram o elenco no papel de Dandara, dona Joana e Reginaldo. Ó Paí, Ó foi baseada no filme homônimo, lançado em 2007. O primeiro formato dessa história, entretanto, foi como peça teatral em 1992. Com dez episódios divididos em duas temporadas, a série atingiu nota 6,6 no IMDb.
Lázaro Ramos atua como Roque, em 'Ó paí, ó' Foto — Foto: Promoção/Globo Filmes 10. Pé na Cova (2013 – 2016)
“A morte é o nosso negócio. A sua tristeza é a nossa alegria”. Esse é slogan da Funerária Unidos do Irajá, ou como é popularmente chamada, F.U.I. O estabelecimento pertence à família Pereirão, que faz da morte o seu sustento. Ruço, o patriarca e dono do negócio, é um homem malandro que tenta tirar vantagem das situações para ganhar mais dinheiro. Sua esposa, Darlene, é uma mulher alcoólatra que trabalha como maquiadora dos defuntos. Pé na Cova explora a dicotomia da morte como um pesar e, em paralelo, fonte de renda. Os personagens conduzem essa história com humor ácido e mórbido e é impossível não se divertir.
Pé na Cova foi criada e protagonizada pelo ator Miguel Falabella (Sai de Baixo). Marília Pêra (Lua Cheia de Amor) é sua parceira de cena. Esse foi o último trabalho da atriz, que morreu devido a um câncer de pulmão em 2015. O elenco conta com outros grandes nomes, como a cantora Mart’nália, Luma Costa (Sol Nascente) e Daniel Torres (O Pequeno Alquimista). A série quebrou padrões da época em que foi exibida ao desenvolver temas como preconceito de maneira didática. Foi bem recebida pelo público e conquistou nota 7.4 no IMDb.
Miguel Falabella e Marília Pêra, os protagonistas de Pé na Cova — Foto: Divulgação/Globoplay 11. Os Normais (2001 - 2003)
Os Normais é uma trama que ironiza comportamentos e pensamentos escondidos nas rotinas de todos aqueles que se autointitulam “normais”. A série explora os defeitos, manias e brigas de Rui e Vani, um casal aparentemente comum. Noivos há cinco anos, eles frequentemente brigam por questões de convivência e divergência de opinião. Ambos têm personalidades questionáveis: enquanto Rui é malandro, Vani é inconsequente. A série explora bem estereótipos e piadas comuns quando o assunto é relacionamento e os transforma em uma excelente comédia.
Esse é mais um sucesso escrito por Fernanda Young e Alexandre Machado. O elenco é composto por Fernanda Torres (Eu Sei Que Vou Te Amar) e Luiz Fernando Guimarães (Minha Nada Mole Vida) como os protagonistas Vani e Rui. A série também conta com a participação de atores como Selton Mello (O Palhaço), Graziella Moreto (O Sistema) e Juliana Paes (Pedaço de Mim) em alguns episódios. O sucesso da série garantiu-lhe nota 8,3 no IMDb e originou Os Normais – O Filme, que estreou em 2003.
Rui e Vani, o casal conturbado protagonista de Os Normais — Foto: Reprodução/JustWatch 12. A Diarista (2004 – 2007)
A Diarista é uma comédia centrada nas confusões de Marinete. Ela trabalha como empregada doméstica e faxineira em várias residências diferentes. O que não muda é a sua inclinação para entrar em enrascadas, geralmente atreladas a suas amigas mais próximas: Solineuza, Dalila e Ipanema. O humor da série é pautado principalmente na conexão criada entre a protagonista e o público. Marinete é uma protagonista carismática que conquista o público e faz com que ele se identifique com as situações cômicas vividas por ela.
Cláudia Rodrigues (Sai de Baixo) é que dá vida à Marinete brilhantemente. As amigas Solineuza, Dalila e Ipanema são interpretadas por Dira Paes (Salve Jorge), Claudia Mello (Três Teresas) e Helena Fernandes (Insensato Coração), respectivamente. A série recebeu nota 6,7 no IMDb e recebeu premiações na época, como o Prêmio Qualidade Brasil 2005, nas categorias de Melhor Atriz e Programa de Humor.
Cláudia Rodrigues e Lilia Cabral em A Diarista — Foto: Reprodução/JustWatch Com informações de Globoplay, Memória Globo e IMDb
📽️Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura
Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/Q/4/QXCKAYQhSljfpIpByznw/techtudo-111-m.jpg)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/z/w/e0gjMSQraiEauKwynhOg/aaaaqrx6xupslvusw4b33uddb02itjyhr2s68cmu8sy0ilqdj23xvqxg2qefqwsm17re2uoxp6edxe4ekhcg0zrnn2ycy6nojnblm89blaaw4q62lzmbkdt8nalmtnl-y7dmyvqwbd5egnvutgx2v7tmnksb.jpg)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro