Os melhores filmes de Natal de todos os tempos são ótimas opções para já entrar no clima da celebração. Para comemorar o momento festivo do ano, muitos longas que abordam a data são lançados nessa época e trazem histórias atrativas relacionadas às festividades. É o caso de títulos como Klaus (2019), Uma História de Natal (1983) e A Felicidade Não Se Compra (1946), que podem ser conferidos em streamings como Netflix e Amazon Prime Video.
Pensando nisso e tendo como base a lista produzida pelo Rotten Tomatoes, o TechTudo reuniu as melhores produções natalinas da história. Vale lembrar que a seleção levou em consideração também a disponibilidade dos títulos nas plataformas digitais. A seguir, confira sinopse, elenco, repercussão e onde assistir às obras.
Sucesso comercial e elogiado pela crítica, o filme natalino Agora Seremos Felizes (1944) é protagonizado por Judy Garland — Foto: Reprodução/MGM Os 15 melhores filmes de Natal de todos os tempos estão nessa lista desenvolvida pelo TechTudo:
- 15. Uma História de Natal (1983)
- 14. Padrinhos de Tóquio (2003)
- 13. Operação Presente (2011)
- 12. Se Meu Apartamento Falasse (1960)
- 11. Adoráveis Mulheres (1994)
- 10. A Felicidade Não se Compra (1946)
- 9. Carol (2015)
- 8. Duro de Matar (1988)
- 7. Adoráveis Mulheres (2019)
- 6. O Estranho Mundo de Jack (1993)
- 5. Klaus (2019)
- 4. Tangerina (2015)
- 3. Milagre na Rua 34 (1947)
- 2. A Loja da Esquina (1940)
- 1. Agora Seremos Felizes (1944)
15. Uma História de Natal (1983)
Atualmente disponível para alugar no Amazon Prime Video, o filme acompanha as aventuras do jovem Ralphie Parker, durante um Natal dos anos 1940. Enquanto passa grande parte do tempo evitando os valentões do colégio, o garoto expressa aos pais o seu desejo inusitado de presente na data comemorativa: uma espingarda de chumbinho. O personagem é frequentemente advertido sobre o perigo do objeto, mas ele faz de tudo para convencer as pessoas de que a arma seria ideal.
Com direção de Bob Clark (Noite do Terror), Uma História de Natal é o 15° filme natalino mais bem avaliado pelos críticos no Rotten Tomatoes, com 89% de aprovação. O filme é estrelado por Peter Billingsley (A Moto Mágica) e tem Jean Shepherd (Flickers), Ian Petrella (Barrados no Baile) e Melinda Dilion (Contatos Imediatos do Terceiro Grau) no elenco.
Estrelado por Peter Billingsley, Uma História de Natal é baseado nos livros escritos por Jean Shepherd, que também atua e roteiriza o filme — Foto: Reprodução/MGM 14. Padrinhos de Tóquio (2003)
Em Tóquio, os moradores de rua Gin, Miyuki e Hana sobrevivem juntos como uma família, vasculhando as lixeiras atrás de comida. Em certa ocasião, durante a véspera de Natal, o trio encontram um bebê abandonado em uma lata de lixo, junto de pistas que indicam a identidade do recém-nascido. Com uma árdua missão em suas mãos, os três adentram vários pontos da cidade para devolver a criança aos pais.
Padrinhos de Tóquio é o 14° colocado da lista e apresenta uma classificação de 92% da crítica especializada no Rotten Tomatoes. A animação japonesa é dirigida por Satoshi Kon (Atriz Milenar) e conta com Tooru Emori (Paprika), Aya Okamoto (Azumi) e Yoshiaki Umegaki (Samurai Fiction) como os principais dubladores do elenco. O filme está disponível por aluguel no Amazon Prime Video.
O longa animado japonês Padrinhos de Tóquio tem como inspiração o filme de faroeste estadunidense O Céu Mandou Alguém, de 1948 — Foto: Rerprodução/Sony 13. Operação Presente (2011)
A animação dirigida pela cineasta britânica Sarah Smith (Ron Bugado) acompanha o Papai Noel em mais uma missão para entregar presentes para cada criança na Terra. Contudo, em uma situação que antes era impensável, o bom velhinho se esquece de dar um dos pacotes. Diante disso, o filho do Papai Noel, o jovem Arthur, se encarrega de entregar a lembrança e viverá uma memorável jornada para cumprir a tarefa antes do amanhecer do Natal.
A animação britânica-estadunidense Operação Presente tem James McAvoy dublando o protagonista Arthur Noel — Foto: Reprodução/Sony 12. Se Meu Apartamento Falasse (1960)
O longa se passa em Nova York, durante a véspera de Natal, onde C.C. "Bud" Baxter empresta seu apartamento para os chefes casados terem seus casos extraconjugais, buscando agradá-los. No entanto, o rapaz descobre que um dos empresários, o Sr. Sheldrake, está utilizando o local para se encontrar com Fran Kubelik, uma garota do trabalho por quem Baxter está apaixonado. Nesse cenário, o protagonista se divide entre a ambição de carreira ou seguir o seu coração.
Se Meu Apartamento Falasse está na 12° colocação da lista e tem uma aprovação de 93% da crítica no Rotten Tomatoes. Com direção de Billy Wilder (Farrapo Humano), o filme é protagonizado por Jack Lemmon (Sonhos do Passado) e ainda exibe os nomes de Shirley MacLaine (Laços de Ternura), Fred MacMurray (Felpudo, O Cão Feiticeiro) e Ray Walston (Picket Fences) no elenco. Atualmente, a produção pode ser assistida no Amazon Prime Video.
Um filme de Natal mais distinto, Se Meu Apartamento Falasse venceu cinco Oscars em 1961, incluindo como Melhor Filme e Melhor Diretor para Billy Wilder — Foto: Reprodução/MGM 11. Adoráveis Mulheres (1994)
Disponível no Prime Video através do canal da Max (antiga HBO Max), o filme se passa nos Estados Unidos do Século XIX e segue as irmãs March: Jo, Meg, Beth e Amy, cada uma com uma personalidade diferente. Enquanto o pai das garotas está longe de casa, convocado para lutar na Guerra Civil Americana, o quarteto encara a escassez financeira com sua mãe. Além disso, as meninas também se deparam com as angústias do crescimento, problemas de saúde e paixões amorosas que surgem em uma noite de Natal.
Adoráveis Mulheres é dirigido pela australiana Gilian Armstrong (Charlotte Gray - Paixão sem Fronteiras) e possui 93% de aprovação no Rotten Tomatoes, sendo o 11° longa natalino mais bem avaliado pelos críticos no portal. O elenco da produção é formado por nomes como Winona Ryder (Stranger Things), Gabriel Byrne (Hereditário), Claire Danes (Homeland), Kirsten Dunst (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças) e Christian Bale (O Pálido Olho Azul).
Quinta adaptação cinematográfica do livro Little Women, de Louisa May Alcott, Adoráveis Mulheres foi indicado para três Oscars em 1995 — Foto: Reprodução/Columbia Pictures 10. A Felicidade Não se Compra (1946)
Outro clássico natalino, A Felicidade Não se Compra gira em torno de George Bailey, um homem que deseja nunca ter nascido depois de alguns acontecimentos negativos. Após tentar se suicidar na véspera de Natal, o protagonista é salvo graças à intervenção do seu anjo da guarda, Clarence Odbody. Em seguida, o anjo mostra uma linha do tempo distinta para o rapaz, ilustrando seu impacto na vida de várias pessoas e como elas não foram salvas simplesmente por sua inexistência nessa realidade.
Décimo colocado da lista, o longa conta com a direção de Frank Capra (Do Mundo Nada se Leva) e ostenta uma aprovação de 94% da imprensa especializada no Rotten Tomatoes. James Stewart (Núpcias de Escândalo) é o ator protagonista do elenco, que também traz Donna Reed (Dallas), Lionel Barrymore (Malaia), Henry Travers (Rosa da Esperança) e Thomas Mitchell (...E o Vento Levou). A Felicidade Não se Compra pode ser conferido de graça no Plex e no Amazon Prime Video, via aluguel.
Nomeado para cinco categorias no Oscar 1947, A Felicidade Não se Compra é baseado no conto The Greatest Gift, de Philip Van Doren Stern — Foto: Reprodução/IMDb Com direção de Todd Haynes (Não Estou Lá), o filme é centrado em Carol Aird, uma mulher elegante que está se divorciando do empresário Harge Aird, com o casamento sendo mantido por aparências diante da sociedade dos anos 50. Dias antes do Natal, a protagonista conhece Therese, uma jovem solitária que deseja ser fotógrafa e encara questionamentos sobre a vida. As duas rapidamente se apaixonam uma pela outra, mas a relação vai trazer algumas consequências bastante sérias.
Carol está atualmente disponível no Amazon Prime Video através dos canais Cindie e do Mubi. Além disso, está na nona posição da lista, tendo 94% de classificação dos críticos no Rotten Tomatoes. O elenco do longa é composto por Cate Blanchett (Difamação), Rooney Mara (Entre Mulheres), Sarah Paulson (The Bear), Kyle Chandler (O Dono de Kingstown) e Jake Lacy (The White Lotus).
Um símbolo LGBT+, Carol é uma adaptação do livro The Price of Salt, de Patricia Highsmith, e concorreu em seis categorias no Oscar 2016 — Foto: Reprodução/Mares Filmes O longa é o primeiro título da popular franquia de ação e está disponível no Disney+. O enredo se passa durante as festas de Natal e acompanha o policial John McClane, que sai de Nova York e visita um edifício da empresa Nakatomi Trading, em Los Angeles, onde sua esposa trabalha. Entretanto, a festa natalina no local é invadida por um grupo de terroristas e os convidados se tornam reféns dos criminosos. O único que escapa do ataque é McClane, que resolve combater o grupo por conta própria.
John McTiernan (Violação de Conduta) é o diretor de Duro de Matar, oitavo colocado da lista e com 94% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. O filme é estrelado por Bruce Willis (Pulp Fiction: Tempo de Violência) e tem Alan Rickman (franquia Harry Potter), Bonnie Bedelia (O Início do Fim), Paul Gleason (Clube dos Cinco) e Reginald VelJohnson (Uma Dupla Quase Perfeita) no cast.
Duro de Matar foi indicado para quatro categorias no Oscar 1989 e tem inspirações na obra Nothing Lasts Forever, de Roderick Thorp — Foto: Reprodução/20th Century Fox 7. Adoráveis Mulheres (2019)
Depois do título lançado em 1994, a história ganhou outra versão nos cinemas, dessa vez dirigida pela cineasta Greta Gerwig (Barbie). Apesar de trazer diferenças em relação à estrutura narrativa menos linear e ao tempo de tela de alguns personagens, a essência da trama é a mesma: nos EUA do século XIX, Jo March e suas irmãs mostram suas personalidades e tentam se manter unidas, enquanto buscam amadurecer para as decisões da vida.
Na sétima colocação da lista, a versão de 2019 de Adoráveis Mulheres apresenta uma aprovação de 95% da crítica especializada no Rotten Tomatoes e está disponível atualmente via aluguel no Amazon Prime Video e grátis no Mercado Play. O filme conta com os nomes de Saoirse Ronan (Intruso), Florence Pugh (Midsommar), Emma Watson (As Vantagens de Ser Invisível), Eliza Scanlen (Objetos Cortantes) e Timothée Chalamet (Wonka) no elenco.
Adoráveis Mulheres de 2019 é a sétima adaptação da história para os cinemas, tendo conquistado o prêmio de Melhor Figurino e outras cinco indicações no Oscar 2020 — Foto: Reprodução/JustWatch 6. O Estranho Mundo de Jack (1993)
Com disponibilidade para assistir no Disney+, a animação musical em stop-motion conta a história de Jack Esqueleto, o Rei das Abóboras, que vive no universo fantasioso Cidade de Halloween e está cansado das festividades do local. Ao encontrar a Cidade do Natal, o personagem fica obcecado com os hábitos e as emoções envolvidas na data. Assim, ele arma um plano para raptar o Papai Noel e tenta produzir um Natal da sua própria visão, o que gera um tremendo caos.
A produção animada é a sexta colocada da lista e exibe uma aprovação de 95% da imprensa especializada no Rotten Tomatoes. Henry Selick (Coraline e o Mundo Secreto) é o diretor de O Estranho Mundo de Jack, que apresenta um elenco de vozes com Chris Sarandon (Um Dia de Cão), Catherine O'Hara (Schitt's Creek), William Hickey (A Honra do Poderoso Prizzi) e Gleen Shadix (Os Fantasmas Se Divertem).
Indicado para Melhores Efeitos Especiais no Oscar 1994, O Estranho Mundo de Jack tem como origem um poema escrito pelo cineasta Tim Burton — Foto: Reprodução/Disney A animação dirigida pelo cineasta espanhol Sergio Pablos (produtor executivo em PéPequeno) segue o personagem Jesper, que está aprendendo a ser um carteiro da família. O jovem está em Smeerensburg, uma cidade do polar ártico com diversos conflitos entre famílias da região, e para deixar o local, o garoto terá de bater uma meta de cartas encaminhadas. Dessa forma, o protagonista viverá uma grande aventura ao lado do fabricante de brinquedos Klaus e da professora Alva para alcançar seu objetivo.
Trazendo inusitadas origens sobre lendas do Natal, Klaus abre o Top 5 da lista e possui 95% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes. O longa animado tem um elenco de vozes formado por Jason Schwartzman (O Fantástico Sr. Raposo), J.K Simmons (La La Land), Rashida Jones (O Silo) e Joan Cusack (Shameless). O filme é uma produção distribuída pela Netflix.
Indicada para a categoria de Melhor Animação no Oscar 2020, Klaus é a primeira animação original desenvolvida pela Netflix — Foto: Divulgação/Netflix Disponível de graça no Mercado Play e no Amazon Prime Video através do canal Cindie, Tangerina é centrado em Sin-Dee, uma mulher transexual que sai da prisão, após ficar quase um mês confinada. Na véspera do Natal, ela se encontra com sua amiga Alexandra e descobre que seu namorado cafetão a traiu com uma mulher cisgênero. Furiosa com a revelação, a personagem se junta com Alexandra para ir atrás de vingança, ocasionando uma série de acontecimentos inusitados.
Tangerina é o quarto filme natalino mais bem avaliado pelos críticos no Rotten Tomatoes, com 96% de aprovação no portal. A direção do longa é de Sean Baker (Projeto Flórida) e o elenco é composto por Kitana Kiki Rodriguez (Made in Hollywood), Mya Taylor (A Caixa de Pandora), James Ransone (It: Capítulo Dois) e Mickey O'Hagan (Príncipe da Broadway).
Utilizando somente três smartphones na filmagem, Tangerina é um grande representante do universo LGBT+ nos cinemas dos últimos anos — Foto: Reprodução/Magnolia Pictures 3. Milagre na Rua 34 (1947)
Kris Kringle é um idoso com longas barbas brancas que caminha pelas ruas de Nova York e que se torna o Papai Noel da loja Macy's na Rua 34. O trabalho se torna um grande sucesso entre os consumidores e ele logo é promovido para a franquia principal do centro. No entanto, Kris tem a tendência de afirmar que é o verdadeiro bom velhinho e essa prática entra em contraste com a garotinha Susan, criada para acreditar que contos de fada não existem.
Disponível pelo Disney+ e dirigido por George Seaton (O Garotinho Perdido), Milagre na Rua 34 é o terceiro colocado da lista e tem 96% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes. Os atores Edmund Gwenn (O Terceiro Tiro), Maureen O'Hara (O Corcunda de Notre-Dame), John Payne (Minha Secretária Brasileira), Gene Lockhart (Argélia) e Natalie Wood (Amor, Sublime Amor) estrelam o filme.
Vencedor de três estatuetas no Oscar 1948, Milagre na Rua 34 é baseado em um conto escrito por Valentine Davies — Foto: Reprodução/20th Century Fox 2. A Loja da Esquina (1940)
A Loja da Esquina se passa em Budapeste, na Hungria, onde Alfred Kralik e Klara Novak são funcionários de uma loja de artigos gerais e costumam entrar em conflito diariamente no trabalho. Ambos estão trocando cartas com uma pessoa e utilizam nomes falsos nessa comunicação. À medida que o Natal se aproxima, eles desejam se encontrar pessoalmente com os seus respectivos correspondentes. O que Alfred e Klara não sabem é que estão escrevendo cartas um para o outro.
Dirigida pelo cineasta alemão Ernst Lubitsch (Ser ou Não Ser), o filme é o vice-campeão da lista, apresentando uma classificação de 99% dos especialistas no Rotten Tomatoes. O elenco é estrelado por Margaret Sullavan (Três Camaradas) e James Stewart, além dos atores Frank Morgan (O Mágico de Oz) e Joseph Schildkraut (A Vida de Emile Zola). A Loja da Esquina pode ser conferido no catálogo da Claro TV+.
Adaptação da peça húngara Perfumaria, de Miklós Laszló, A Loja da Esquina é considerado um dos melhores filmes de comédia romântica da história — Foto: Reprodução/MGM 1. Agora Seremos Felizes (1944)
Em primeiro lugar, temos o romance musical com direção de Vincent Minnelli (Sinfonia de Paris). O longa é ambientado em St.Louis, Missouri, às vésperas da Feira Universal de 1904. Por lá, vivem os Smiths, em que as filhas Rose, Esther, Agnes e Tootie são destacadas e aprendem sobre a vida e o amor. Após saberem que vão se mudar para Nova York, devido à transferência do pai no trabalho, Esther e Rose falam com entusiasmo sobre o grande baile de Natal, já que será o último evento da família antes da mudança para outra cidade.
Agora Seremos Felizes é o filme natalino mais bem avaliado pelos críticos no Rotten Tomatoes e ostenta uma impressionante aprovação de 100% no portal. O campeão da lista está disponível no Amazon Prime Video via Looke e conta com as atuações de Judy Garland (Nasce uma Estrela), Margaret O'Brien (Música para Milhões), Lucille Bremer (Yolanda e o Ladrão) e Tom Drake (A Coragem de Lassie).
Agora Seremos Felizes recebeu quatro nomeações no Oscar 1945 e tem como base a série de contos publicada pela escritora Sally Benson — Foto: Reprodução/MGM Nota de transparência: o TechTudo mantém uma parceria comercial com sites parceiros. Ao clicar no link do serviço, o TechTudo pode ganhar uma parcela das assinaturas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação, e os valores indicados no texto são referentes a novembro de 2024.
🎥Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época
Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
20
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Y/V/U8Daj7RYSertSCYZGMWw/251130-montagem-criancas-casadas-desktop.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/8/H/O0rlGvQgmUsHXCD2RsQw/tecnologi-air.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/I/v/LShxKsSiaZD3F2IJ1hfQ/captura-de-tela-2024-05-01-163804.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/b/j/xakO5oQPCQIf6ZhVDT8A/imagem-2024-07-11-174924014.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro