7 meses atrás 57

5 apps que podem ser usados para te vigiar pelo celular sem você perceber

Os apps espiões são ferramentas utilizadas para monitorar de maneira ilegal o celular de outra pessoa. Esses aplicativos, também conhecidos como spyware ou stalkware, podem infectar tanto smartphones Android como iPhone (iOS). Ao serem acionados, os softwares podem acessar informações sensíveis das vítimas, como geolocalização em tempo real e credenciais de acesso a e-mail e redes sociais, além de ativar microfones e câmeras para captar som e imagem — configurando uma grave violação de privacidade.

Embora sejam frequentemente usados sob o pretexto de controle parental, como o KidsGuard, ou para vigilância conjugal, como o SpyBubble, é importante lembrar que utilizar aplicativos para monitorar o dispositivo de terceiros sem consentimento é considerado crime no Brasil. O artigo 154-A do Código Penal prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa. Desse modo, o TechTudo não apoia, sob nenhuma justificativa, o uso desses aplicativos de espionagem. Confira mais detalhes, a seguir

 Shutterstock 5 apps que podem te espionar pelo celular sem você perceber — Foto: Shutterstock

5 apps que podem ser usados para te vigiar pelo celular sem você perceber

No índice abaixo, confira os aplicativos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.

  1. mSpy
  2. Eyezy
  3. Spynger
  4. KidsGuard
  5. SpyBubble

O mSpy é um aplicativo de rastreamento de celular compatível com Android e iPhone (iOS). Classificado como um stalkware, ele pode monitorar as atividades dos usuários em aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp, iMessage, Facebook Messenger, Instagram e Snapchat. O programa conta com um keylogger, que registra tudo o que é digitado no dispositivo, e um recurso de gravação de tela (screen recorder). Outras funcionalidades do mSpy incluem monitoramento por GPS — atualizado a cada 20 minutos — e gravação de chamadas em dispositivos Android. Desenvolvido originalmente para controle parental, a ferramenta é utilizada ilegalmente para espiar celulares.

 Divulgação/mSpy mSpy monitora atividades em outro celular — Foto: Divulgação/mSpy

Outro programa de espionagem disponível nas lojas de aplicativos é o Eyezy. Assim como o programa citado no tópico anterior, ele também atua no monitoramento de redes sociais e oferece diversas outras funcionalidades. A plataforma, por exemplo, permite bloquear a conexão com a internet e emite alertas sempre que uma palavra previamente definida como sensível é digitada no celular monitorado. Além disso, o app possibilita o compartilhamento de tela, a gravação de chamadas e conta com uma ferramenta de keylogger para registrar tudo o que é digitado no aparelho.

 Divulgação/Eyezy Eyezy é capaz de capturar a tela do outro aparelho — Foto: Divulgação/Eyezy

Divulgado como um stalkware voltado para "pegar um traidor", o Spynger aposta nesse discurso para promover seus serviços. O software monitora atividades em dispositivos Android e iOS, mas não está disponível para download nas lojas oficiais de aplicativos — o que já acende um sinal de alerta quanto aos riscos envolvidos. Uma vez instalado no aparelho, a plataforma consegue espionar redes sociais, chamadas telefônicas, mensagens (inclusive as deletadas), fotos compartilhadas, além de monitorar a localização em tempo real e registrar tudo o que é digitado no celular.

 Reprodução/FreePik Spynger monitora ligações telefônicas e redes sociais — Foto: Reprodução/FreePik

O KidsGuard é, originalmente, um aplicativo desenvolvido para controle parental — mas pode ser usado como um stalkware. Seu rastreador de localização emite alertas sempre que a pessoa monitorada entra ou sai de uma área previamente definida pelo software. Outro recurso permite o bloqueio de aplicativos de mensagens e redes sociais, como Instagram, X (antigo Twitter), YouTube, entre outros. Além disso, a ferramenta também pode bloquear o dispositivo por completo e realizar capturas de tela remotamente.

 Reprodução/App Store KidsGuard é, originalmente, um app para controle parental — Foto: Reprodução/App Store

Voltado para a vigilância conjugal, o SpyBubble é mais um aplicativo que não está disponível nas lojas oficiais do Android e iOS. O app oferece diversos recursos de monitoramento, incluindo o bloqueio de chamadas (feitas ou recebidas) de contatos considerados 'indesejados'. Além disso, o software monitora atividades no navegador, emite alertas caso o chip do celular seja trocado e realiza outras ações de espionagem, como acesso a redes sociais, captura de áudio e vídeo, entre outras funcionalidades.

 Reprodução/FreePik SpyBubble não está disponível nas lojas oficiais de apps — Foto: Reprodução/FreePik

Veja também: 3 golpes online BOBOS que você precisa fugir!

3 golpes online BOBOS que você precisa fugir!

3 golpes online BOBOS que você precisa fugir!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro