1 mês atrás 16

5 filmes teen que são baseados em livros nacionais e talvez você não saiba

Os filmes adolescentes, também chamados de teens, são um sucesso nos streamings. Plataformas como Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay têm investido cada vez mais em produções do tipo, principalmente em adaptações de obras literárias que fazem sucesso entre esse público, inclusive de autores brasileiros. Filmes conhecidos como o divertido Tudo por um Popstar (2018), o romance com viagem no tempo Perdida (2023) e a comédia romântica Fazendo Meu Filme (2024) são apenas alguns dos títulos disponíveis nos streamings e que são adaptações de livros nacionais.

Para quem gosta de um bom romance ou drama adolescente, o TechTudo preparou uma lista com 5 filmes do gênero e que foram baseados em livros de autoras nacionais. Confira, a seguir, os títulos, sinopse, elenco e repercussão de cada um.

 Reprodução/Star Distribution Perdida, baseado no livro de Carina Rissi, é estrelado por Giovanna Griggio e Bruno Montaleone — Foto: Reprodução/Star Distribution

Na lista do TechTudo de filmes teen, você encontra:

1. Tudo por um Popstar (2018)

Começando por uma produção protagonizada pelas estrelas mirins Maisa (Garota do Momento), Klara Castanho (Bom Dia, Verônica) e Mel Maia (Vai na Fé), Tudo por um Popstar é baseado no livro homônimo de Thalita Rebouças. O enredo gira em torno das amigas Gabi, Manu e Ritinha, que são fanáticas pelos garotos do Slavabody Disco Disco Boys.

Quando o grupo anuncia um show no Rio de Janeiro, as três se envolvem em diversas confusões para ir ao show e conhecer os meninos que tanto amam. Divertido, romântico e perfeito para assistir em família, o longa tem direção de Bruno Garotti (Riscos de Amor) e está disponível nos streamings Netflix, Telecine e Globoplay. A produção recebeu nota 4.7 no IMDb.

 Reprodução/Netflix Um trio de amigas se envolve em várias confusões para conhecer sua boyband favorita em Tudo por um Popstar — Foto: Reprodução/Netflix

2. Confissões de Uma Garota Excluída (2021)

Mais uma comédia adolescente estrelada por Klara Castanho (Bom Dia,Verônica), a trama acompanha a jovem Tetê, uma menina tímida que não se sente aceita na escola nem em casa. Quando ela é obrigada a se mudar com sua família e começar em uma nova escola, Tetê faz de tudo para recomeçar de um jeito diferente e fazer amigos. Apesar das pedras no caminho, a garota acaba encontrando conforto nos seus novos colegas.

Dirigido por Bruno Garotti (Riscos de Amor), o filme também tem no elenco nomes como Lucca Picon (De Volta aos 15), Kíria Malheiros (Cinderela Pop) e Júlia Gomes (Rensga Hits!). Também baseado em um título de Thalita Rebouças, Confissões de Uma Garota Excluída está na Netflix.

 Reprodução/Netflix A jovem Tetê se sente excluída, mas em uma nova escola ela tenta fazer tudo diferente — Foto: Reprodução/Netflix

3. Fazendo Meu Filme (2024)

Produção baseada no romance de Paula Pimenta e muito aguardada pelos fãs da série, a trama segue Fani, uma adolescente comum e apaixonada por cinema. Quando passa para um intercâmbio fora do país, ela começa a lidar com sentimentos conflitantes, ao mesmo tempo em que uma paixão inesperada surge em sua vida.

Uma comédia romântica fofa e que deixa o coração quentinho, Fazendo Meu Filme é do cineasta Pedro Antônio (Tô Ryca) e está disponível no Amazon Prime Video. Com Bela Fernandes (As Aventuras de Poliana), Xande Valois (Os Dias Eram Assim), Kíria Malheiros (Cinderela Pop) e Pedro David (Ela Disse, Ele Disse) no elenco, o longa garantiu avaliação de 6.2 no IMDb.

 Reprodução/Prime video Fazendo Meu Filme é baseado na série de livros teen da autora Paula Pimenta — Foto: Reprodução/Prime video

Mistura de comédia romântica e romance de época, o enredo gira em torno de Sofia, uma garota segura de si e que vive no Rio de Janeiro. Apesar de amar romances, ela nunca se sentiu realmente conectada com alguém, até que um dia um celular misterioso a leva de volta ao passado, para o século XIX. Quando é acolhida pela família Clarke, Sofia se vê apaixonada pelo lorde Ian, mas se vê dividida entre os seus sentimentos e a sua vontade de voltar para o século XXI.

Baseado no romance de Carina Rissi, Perdida é estrelado por Giovanna Grigio (Rebelde) e Bruno Montaleone (O Outro Lado do Paraíso). Com direção de Katherine Chediak Putnam (Inferno), a produção está disponível no Disney+ e recebeu nota 6.2 no IMDb.

 Reprodução/Star Distribution Uma mulher do século XXI desacreditada no amor é levada para o século XIX em Perdida — Foto: Reprodução/Star Distribution

5. Fala Sério, Mãe! (2017)

E para encerrar com um filme protagonizado por Larissa Manoela (Êta Mundo Melhor!), mais uma das grandes estrelas teens brasileiras, Fala Sério, Mãe! é mais uma adaptação de uma obra da autora Thalita Rebouças.

O longa acompanha Ângela, mãe de Malu, que está tentando guiar a filha por uma das fases mais complicadas da vida: a adolescência. Em meio a discussões, confusões e diversas emoções, mãe e filha tentam se entender. Ingrid Guimarães (Minha Irmã e Eu) estrela a produção ao lado de Larissa e a direção ficou nas mãos de Pedro Vasconcelos (Maurício de Sousa - O Filme). Disponível no Globoplay, o longa tem nota 6.1 no IMDb.

 Reprodução/Camisa Listrada Ingrid Guimarães e Larissa Manoela são mãe e filha em Fala Sério, Mãe! — Foto: Reprodução/Camisa Listrada

Com informações de Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay, IMDb e Just Watch.

🎥 Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

 veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro