8 meses atrás 10

5 truques para liberar espaço no iPhone sem apagar seus apps favoritos

Caso o seu iPhone (iOS) está com pouco espaço disponível e você não quer desinstalar os seus aplicativos preferidos, existem alternativas eficientes para resolver o problema. Com alguns ajustes simples, é possível liberar uma boa quantidade de armazenamento sem precisar excluir nada essencial. É possível limpar mensagens antigas e anexos grandes, que ficam muitas vezes esquecidos no celular. Outra opção é se livrar de downloads offline desnecessários. Nas linhas a seguir, o TechTudo reuniu cinco dicas práticas que ajudam a otimizar o uso do aparelho sem comprometer as suas plataformas preferidas.

 Mariana Saguias/TechTudo Truques podem liberar espaço no iPhone sem precisar apagar seus apps favoritos — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

5 truques para liberar espaço no iPhone sem apagar seus apps favoritos

Ajustes podem liberar espaço no iPhone sem precisar apagar seus apps favoritos. Confira, a seguir, os tópicos abordados na matéria.

  1. Limpe mensagens antigas e anexos grandes
  2. Organize os dados do seu navegador
  3. Livre-se de downloads offline que você não precisa
  4. Descarregue aplicativos que você não utiliza
  5. Mova suas fotos e vídeos para a nuvem

1. Limpe mensagens antigas e anexos grandes

O iPhone pode estar cheio de mensagens antigas e grandes mídias, ocupando espaço de armazenamento sem que o usuário perceba. Isso porque todo o conteúdo enviado ou recebido em aplicativos como o WhatsApp fica salvo no aparelho e ocupa espaço. Em vez de apagar conversas uma a uma, acesse as configurações do app e troque o backup definido como “Sempre” para um período mais curto.

Outra opção é visualizar as mídias específicas que estão ocupando muito armazenamento. Para gerenciar o espaço ocupado pelo aplicativo Mensagens, por exemplo, você pode acessar “Ajustes”, “Geral”, “Armazenamento do iPhone” e “Mensagens”. Nas opções “Principais Conversas”, “Fotos” e “GIFs e Adesivos”, selecione as mídias que deseja apagar.

 Reprodução/Mariana Tralback WhatsApp exibe os anexos grandes e as conversas que mais ocupam espaço de armazenamento — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

2. Organize os dados do seu navegador

Navegadores como o Safari também acumulam dados de maneira silenciosa, visto que a cada acesso em um site são armazenados arquivos em cache, cookies e histórico. Por sorte, a limpeza pode ser realizada em passos simples, sem comprometer suas senhas, sites favoritos e dados de preenchimento automático. Para isso, acesse os “Ajustes” do iPhone e toque em “Apps”. Depois, selecione “Safari” e “Limpar Histórico e Dados dos Sites”. Por fim, escolha um período e confirme em “Limpar Histórico”. Se preferir, você pode selecionar “Avançado” e “Dados dos Sites” para apagar informações específicas.

 Reprodução/Mariana Tralback Safari acumula arquivos em cache, cookies e histórico; limpeza do navegador libera espaço no dispositivo — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

3. Livre-se de downloads offline que você não precisa

Fazer downloads para assistir ou ouvir offline pode ser muito útil para os momentos que você fica sem sinal de internet, como voos e outros trajetos. Entretanto, é comum que os usuários esqueçam desses arquivos, podendo ocupar bastante espaço no seu smartphone. Dessa forma, acesse plataformas como Spotify, Apple Music e Netflix. Na área de downloads, apague tudo aquilo que você já consumiu e não pretende acessar novamente tão cedo.

 Reprodução/Mariana Tralback Limpar conteúdos que você baixou para assistir ou ouvir offline também é uma dica para liberar espaço no celular — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

4. Descarregue aplicativos que você não utiliza

Provavelmente seu celular está repleto de aplicativos que você não usa há meses e ocupam espaço no armazenamento. Para resolver o problema, uma opção é ativar o descarregamento automático, que detecta as plataformas não utilizadas e realiza a remoção. O procedimento pode ser ativado acessando “Ajustes”, “App Store” e “Desinstalar Apps Não Usados”.

Se você deseja escolher os aplicativos a serem removidos, o passo a passo é outro: toque em “Ajustes”, “Geral” e “Armazenamento do iPhone”. Depois, selecione uma plataforma “esquecida” e toque em “Desinstalar App”. Vale destacar que ambos os processos mantêm documentos e dados para serem restaurados caso a ferramenta seja instalada novamente.

 Reprodução/Mariana Tralback Em passos simples, é possível configurar o iPhone para que ele se livre automaticamente de apps "esquecidos" — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

5. Mova suas fotos e vídeos para a nuvem

Migrar suas mídias para a nuvem também é imprescindível, considerando que fotos e vídeos ocupam bastante espaço de armazenamento. Para não ser preciso apagar nenhuma memória, acesse “Ajustes”, “Apps”, “Fotos” e selecione “Fotos do iCloud”. Marque, também, a opção “Otimizar Armazenamento do iPhone”. Desse modo, versões em resolução máxima serão armazenadas na nuvem, enquanto uma cópia compacta permanecerá no seu dispositivo. Vale destacar que, caso você possua pouco espaço no iCloud, existem outras opções para upload automático, como o Google Fotos e o Dropbox.

 Reprodução/Mariana Tralback Ativando o armazenamento em nuvem das fotos do iPhone — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

Veja também: iPhone vs. Android: qual vale mais a pena? Veja mitos e verdades

 qual vale mais a pena? Veja mitos e verdades

iPhone vs. Android: qual vale mais a pena? Veja mitos e verdades

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro