Foi a operação Fake Monster, que foi desencadeada pela... Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro. Nós recebemos a informação de que alguns jovens planejavam jogar coquetéis molotov durante o show
Paulo Benelli
O alerta veio de quatro grandes plataformas digitais, que identificaram conversas suspeitas e avisaram o Ciberlab. O atentado seria um ato de "extremismo contra pessoas de gênero diferente".
Realizado em julho do ano passado, o show de Lady Gaga fazia parte da turnê "Mayhem Ball Tour" e, nos cálculos da prefeitura do Rio de Janeiro, reuniu 2,1 milhões de pessoas. Um ataque em um ambiente de alta concentração de pessoas teria causado estragos consideráveis.
O nome da operação faz referência aos fãs da cantora, conhecidos como "Little Monsters".
Benelli conta que, nesses casos, a colaboração das empresas é fundamental: elas repassam dados dos usuários envolvidos em regime de urgência, permitindo o rastreamento rápido dos suspeitos.
As plataformas remetem de maneira proativa quando tem um comportamento suspeito ou que possa ter violado a sua política ou violem a lei local. Eles encaminham e falam, 'olha, o usuário X fez esse comentário'. A partir de então, cabe ao CyberLab achar o usuário X, identificar e encaminhar para aquela polícia. Tudo isso em regime de urgência. Quando envolve criança, adolescente, envolve risco à vida, a gente atua de maneira emergencial.
Paulo Benelli
O delegado ressalta que o Ciberlab abastece as polícias com inteligência, mas quem age mesmo é a polícia local. Ele detalha que, quando há ameaça à vida, as plataformas respondem aos pedidos em questão de horas.
Se não respondem em horas, a gente reitera, fala com o assistente de law enforcement daquela plataforma para que ter a resposta e chegar à identificação da autoria. Para o nosso time, às vezes, não tem final de semana, não tem feriado, não tem noite. Quando chega um [pedido] proativo [de atuação] desse, todo mundo se reúne pra poder chegar nessa autoria.
Paulo Benelli
Benelli evita dar muitos detalhes de ações de ódio orquestradas na internet para evitar o chamado "efeito copycat". Ou seja, impedir que alguns indivíduos mal intencionados se inspirem.
Mas eu posso afirmar que já conseguimos passar reportes para a polícia realizar a apreensão de carta suicida, mapa de escola, machadinha, faca e máscara nazista na casa do indivíduo. Quando a polícia dá o feedback, e a gente vê que conseguiu salvar vidas, isso para a gente não tem preço.
Paulo Benelli
Gatonet lucra até R$ 1,5 mil, mas deixa cliente sem final da Libertadores

Um esquema de pirataria digital que movimenta milhões e afeta até quem só queria assistir à final da Libertadores. O delegado Benelli explica por que, diferente do que muita gente acha, o gatonet é muito mais do que um "jeitinho" para economizar.
Líder do Ciberlab, órgão que está por trás das diversas operações de combate à pirataria de TV paga e streaming no Brasil, Benelli conta como os diversos serviços ilegais de distribuição de conteúdo audiovisual acabam deixando seus consumidores na mão.
Se o IPTV cair por ação do Ministério da Justiça e pelas polícias, não vai ter nenhum retorno [do gatonet]. Teve muita gente que ficou sem ver a final da Libertadores"
Paulo Benelli
Gatonet vira multinacional com SAC, parcelado e até publi, diz investigador

O gatonet brasileiro saiu do improviso e virou negócio global, com direito a estrutura de empresa, atendimento ao cliente -ainda que falho- e até parcelamento no cartão. O coordenador do Ciberlab explica a transformação e os riscos da pirataria moderna de TV paga e streaming.
As quadrilhas deixaram para trás o velho esquema de puxar cabo no poste. Agora, usam servidores no exterior, vendem aparelhos TV Box ilegais, investem em marketing nas redes sociais e oferecem meios variados de pagamento. Só que, junto com o "jeitinho", vêm prejuízos: risco de golpe, vazamento de dados e até invasão na rede doméstica, alerta Benelli.
Hoje [o gatonet] se estruturou de uma maneira não só tecnológica mas também organizada de modo empresarial para poder fraudar direitos de propriedade intelectual e causar dano ao consumidor (...) Tem uma estrutura para pagamento, tem o setor de atendimento ao cliente que nunca resolve nada, tem os setores para fazer a propaganda dessa TV Box, tanto em mídia pequena, como algumas páginas, como também nas redes sociais.
Paulo Benelli
Como Brasil virou referência mundial no combate ao gatonet e atrai até FBI

A queda do serviço pirata de audiovisual My Family, após ação das forças de segurança da Argentina, escancarou o tamanho desse mercado ilegal também no Brasil, onde milhões de pessoas usam TV boxes ilegais e IPTV piratas. Os oficiais argentinos são alguns dos que recorrem ao Brasil para aprender técnicas de combate ao gatonet.
Benelli conta como o país virou referência internacional no combate à pirataria digital.
O modelo brasileiro chamou atenção de autoridades de países como Reino Unido e Estados Unidos, além do próprio FBI, e virou pauta em mesas redondas internacionais. As reuniões anuais contam também com autoridades de Argentina, Paraguai e outros países para alinhar estratégias e a responder rapidamente às novas formas de pirataria. O Brasil se destaca por articular ações que envolvem o Ciberlab, a indústria de audiovisual e polícias civis em operações como a 404, considerada a maior das Américas contra o gatonet.
DEU TILT
Toda semana, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes conversam sobre as tecnologias que movimentam os humanos por trás das máquinas. O programa é publicado às terças-feiras no YouTube do UOL e nas plataformas de áudio. Assista ao episódio da semana completo.


German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 horas atrás
1

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/I/t/Iwh6DiS5KaMP9uGg8Xtw/cmnvmutb5mvgibeimoncabwnjvg.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/n/F/06SDQwSkOYjX3YkdoVrw/template-mc-6-.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro