Em dias de temporal, não são apenas os alagamentos, as rajadas de vento e o trânsito intenso que trazem preocupação para a população. Dentro de casa, os surtos elétricos também oferecem perigo, já que podem queimar equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos em questão de segundos. Isso ocorre porque, durante as trovoadas, os raios provocam picos de alta tensão. Para evitar prejuízos, especialistas ouvidos pelo TechTudo destacam que a prevenção é simples: retirar os aparelhos da tomada antes mesmo da chuva começar.
Para se ter uma ideia da gravidade, a lista de equipamentos mais vulneráveis a surtos elétricos inclui TVs, computadores, micro-ondas, consoles de videogame e até sistemas de automação residencial. A fim de explicar as consequências e apresentar formas de proteção, conversamos com Edval Delbone, professor de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia, e Fernando Moreira, engenheiro de controle e automação e head de Marketing LATAM da Steck. Confira!
TechTudo lista eletrônicos que correm mais risco em temporais e devem ser tirados da tomada o quanto antes — Foto: Reprodução/Sikkema/Unsplash Eletrônicos que correm mais risco em temporais
De forma geral, todos os aparelhos eletrônicos são sensíveis a surtos elétricos, alerta Edval Delbone. Mesmo assim, confira os mais "sensíveis" e quais componentes podem ser prejudicados durante uma tempestade. Veja também quando retirá-los da tomada e outras formas de prevenir problemas maiores.
- Smart TVs
- Computadores (de mesa e notebooks carregando)
- Consoles de videogame
- Carregadores ligados na tomada
- Dispositivos de casa inteligente
- Micro-ondas, cafeteira e torradeira
- Em que momento devo tirá-los da tomada?
- Qual é a forma mais eficaz de se proteger?
As smart TVs são aparelhos que exigem cuidados no dia a dia para manter o desempenho, a qualidade de imagem e som e a conectividade à internet sempre em bom funcionamento. Com a grande variedade de modelos disponíveis no mercado, elas se tornaram indispensáveis para quem busca recursos extras e o acesso facilitado a serviços de streaming, como Globoplay e Netflix.
No entanto, esse tipo de eletrônico está entre os mais vulneráveis a surtos elétricos. Por conter diversas placas e circuitos internos, alguns bastante sensíveis, um pico de tensão pode causar danos graves e, em alguns casos, até irreversíveis. “As smart TVs possuem circuitos eletrônicos sensíveis que podem ser danificados, resultando em queima, perda de imagem ou falhas no funcionamento”, alerta Fernando Moreira.
As smart TVs estão na lista de eletrônicos que podem sofrer danos com os surtos elétricos em dia de temporal — Foto: Reprodução/Freepik 2. Computadores (de mesa e notebooks carregando)
No caso de computadores e notebooks conectados à tomada, componentes essenciais como o processador, a placa-mãe e a fonte de alimentação estão entre os mais vulneráveis a variações de tensão. “Os danos podem ser irreparáveis”, pontua Moreira. Após um pico de energia, esses dispositivos podem apresentar falhas, ficarem instáveis ou até mesmo deixarem de funcionar completamente. Outro problema silencioso são os defeitos progressivos que essa alteração de energia pode causar, sem apresentar danos imediatos, mas com prejuízos progressivos a longo prazo.
É preciso ter cuidado com notebook carregando em dias de chuvas intensas — Foto: Reprodução/Freepik Os consoles de videogame também estão entre os eletrônicos mais vulneráveis às variações de energia devido a construção. A lógica é semelhante a dos computadores e notebooks: como possuem diversas placas lógicas e fontes internas, todo o sistema pode ser afetado durante um surto elétrico. Esses componentes são sensíveis e, em caso de descarga, há o risco de falhas graves que podem comprometer o desempenho ou até fazer com o que o aparelho não funcione mais.
Os consoles de videogame também correm risco e precisam de atenção nos dias chuvosos — Foto: Reprodução/Freepik 4. Carregadores ligados na tomada
É comum que uma mesma pessoa tenha pelo menos dois carregadores de celular, sendo um para usar em casa e outro no trabalho. No entanto, poucos sabem que esses acessórios são extremamente suscetíveis aos efeitos de surtos de energia e não é indicado deixá-los ligados na tomada constantemente. Diante de uma descarga atmosférica com picos de tensão, o circuito interno pode ser danificado.
Outra recomendação é sempre optar por acessórios originais, já que versões genéricas aumentam as chances de acidentes, como superaquecimento e até incêndios. A Enel, empresa privada do setor elétrico brasileiro, alerta ainda que não se deve utilizar o celular enquanto ele estiver carregando. Essa prática representa perigo ao enviar mensagens, fazer ligações, jogar ou realizar qualquer outra atividade. Além de aumentar o risco de choques, a consequência pode ser fatal para quem estiver em contato com o dispositivo.
O carregador também deve ser retirado da tomada para evitar choques e outros acidentes — Foto: Reprodução/Freepik 5. Dispositivos de casa inteligente
Com o avanço da automação residencial, cresce também o número de dispositivos inteligentes conectados, como sensores de presença, sistemas de iluminação, controles de temperatura e cortinas automatizadas. No entanto, esses itens são vulneráveis a surtos de energia. Com isso, uma descarga elétrica, durante um temporal, pode comprometer suas funções e até expor a casa a riscos.
Ele acrescenta que “aparelhos como roteadores, sistemas de áudio e câmeras de segurança também estão entre os mais suscetíveis a danos causados por surtos elétricos.”
Os dispositivos de casa inteligente também são afetados por surtos elétricos — Foto: Reprodução/Freepik 6. Micro-ondas, cafeteira e torradeira
Micro-ondas, cafeteira e torradeira, por exemplo, costumam permanecer ligados à tomada mesmo quando não estão em uso. Além do risco de curto-circuito, principalmente em dias chuvosos, essa prática não é recomendada porque gera consumo de energia mesmo quando os itens estão em modo standby. Com o tempo, esse gasto extra pode impactar no valor da conta de luz.
De forma geral, durante um surto elétrico, Moreira pontua que as placas de controle e fontes de alimentação dos eletrodomésticos podem ser danificadas. Isso significa que aparelhos comuns no dia a dia podem apresentar falhas e parar de funcionar corretamente, gerando transtornos e afetando a rotina.
O micro-ondas também pode parar de funcionar após um surto elétrico — Foto: Reprodução/Freepik 7. Em que momento devo tirá-los da tomada?
Acompanhar a previsão do tempo é um passo importante para identificar a possibilidade de tempestades. Além disso, segundo Delbone, ao notar a formação de nuvens escuras e carregadas, típicas de chuvas fortes, a recomendação é retirar os aparelhos da tomada imediatamente.
No momento de religar os equipamentos, a atenção deve continuar. Já Moreira orienta que, mesmo após o fim da chuva, é prudente aguardar pelo menos 30 minutos antes de reconectar os dispositivos. Isso porque a rede elétrica pode permanecer instável durante esse período.
A recomendação é retirar os eletrônicos da tomada antes do temporal para evitar surtos elétricos — Foto: Reprodução/Kelly Sikkema/Unsplash 8. Qual é a forma mais eficaz de se proteger?
Como mencionado anteriormente, desligar os aparelhos da tomada é uma medida importante. No entanto, a prevenção deve começar antes, com o uso das proteções adequadas para reduzir os riscos causados pelos surtos elétricos. Delbone orienta que é essencial contar com Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS), que impedem que a descarga da rede elétrica danifique os equipamentos.
A recomendação do especialista é consultar um profissional eletricista de confiança para dimensionamento, instalação e manutenção do DPS no seu quadro elétrico.
Por fim, de maneira geral, aparelhos afetados por surtos elétricos podem apresentar falhas no funcionamento, como aquecimento excessivo, cheiro de queimado e desligamentos repentinos. “Nesses casos, a recomendação é procurar um técnico especializado para avaliação”, conclui Moreira.
Veja também: assista ao vídeo abaixo e saiba calcular qual eletrodoméstico que gasta mais energia em casa
Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 meses atrás
26


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/q/U/JqIpi7SR2oVhay0BUrew/smartphone-connected-laptop-using-usb-cable-phone-charging-data-exchange.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/8/v/firQLXRBKqaLqe4Z2BcA/techtudo-175-m.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro