3 horas atrás 1

Como Brasil virou referência mundial no combate ao gatonet e atrai até FBI

O modelo brasileiro chamou atenção de autoridades de países como Reino Unido e Estados Unidos, além do próprio FBI, e virou pauta em mesas redondas internacionais. As reuniões anuais contam também com autoridades de Argentina, Paraguai e outros países para alinhar estratégias e a responder rapidamente às novas formas de pirataria. O Brasil se destaca por articular ações que envolvem o Ciberlab, a indústria de audiovisual e polícias civis em operações como a 404, considerada a maior das Américas contra o gatonet.

A parceria com as polícias civis vem desde a primeira fase, em 2019. Ela é o braço forte dessa operação e é o que consegue sustentar essa operação até essa oitava fase, a fase apoteótica que a gente chama aqui, que conseguiu esses resultados todos. Eu posso dizer que o pulo do gato é esse, a articulação entre todos os envolvidos, o Ministério da Justiça, as polícias civis e a iniciativa privada.
Paulo Benelli

Nos bastidores, o trabalho envolve identificar aplicativos piratas, até mesmo dentro de lojas oficiais, e alertar outros países sobre riscos como malwares escondidos nesses apps.

Benelli ressalta que, mais do que tecnologia, o segredo está no empenho da equipe e no rastreamento minucioso de vestígios digitais.

O pulo do gato em si é sangue, suor e lágrima. É se dedicando, rastreando, verificando qualquer vestígio digital que a gente possa chegar à autoria.
Paulo Benelli

O tamanho do desafio é tão grande que, se os clientes que ficaram sem o My Family e outros serviços derrubados na operação argentina fossem de uma operação legalizada, ela seria a maior distribuidora de TV paga do Brasil.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro