Para muitos brasileiros, a cafeteira elétrica é uma companheira inseparável no dia a dia. Mas, com o preço do café nas alturas e a energia mais cara devido à nova Bandeira Tarifária, alguns hábitos errados no uso do aparelho podem pesar (e muito) no bolso. Afinal, apesar de parecer inofensiva, a cafeteira tem alta potência e, se usada de forma inadequada, pode consumir tanto quanto um chuveiro elétrico — um dos grandes vilões da conta de luz. Para te ajudar a evitar esse gasto extra, o TechTudo listou seis erros comuns que muita gente comete na hora de preparar o café. Confira!
Descubra dicas para fazer um café perfeito na sua cafeteira elétrica — Foto: Reprodução/Freepik Cafeteira gasta muita energia? Veja hábitos ruins
Você é daqueles que não vive sem um bom café? Se sim, será que sua cafeteira não está sendo uma vilã da conta de luz? Afinal, pequenos hábitos podem fazer uma grande diferença no consumo de energia do aparelho. Veja a seguir seis erros que fazem a máquina de café queimar dinheiro e deixar a sua bebida com um sabor mais “amargo”.
- Usar o modo "manter aquecido" por muito tempo
- Preparar pequenas quantidades várias vezes ao dia
- Usar água fria ou gelada
- Não realizar a limpeza regular do aparelho
- Ignorar o manual de instruções
- Usar uma cafeteira com peças danificadas
1. Usar o modo "manter aquecido" por muito tempo
Uma das funções mais convenientes da cafeteira elétrica pode se tornar uma grande vilã do consumo de energia: a opção “manter aquecido”. Embora útil para manter o café quente por um tempo, ela continua consumindo energia constantemente. Logo, se a bebida não for consumida rapidamente, o recurso acaba sendo um desperdício — a placa de aquecimento permanece ligada, e o calor prolongado ainda pode alterar o sabor do café.
A dica, portanto, é preparar apenas a quantidade que será consumida em pouco tempo ou transferir a bebida para uma garrafa térmica, desligando a cafeteira logo após o preparo. Assim, você garante um café quentinho sem gastar energia à toa.
Deixar a cafeteira ligada com a função manter aquecido aumenta o consumo de energia — Foto: (Foto: Reprodução/Amazon) 2. Preparar pequenas quantidades várias vezes ao dia
A vontade de ter sempre um café fresquinho pode levar ao erro de preparar pequenas quantidades da bebida várias vezes ao longo do dia. Cada vez que a cafeteira é ligada, ela precisa aquecer a água — e isso consome energia. Preparar uma quantidade maior de uma só vez, respeitando a capacidade do aparelho, e armazená-la em uma garrafa térmica é uma alternativa muito mais eficiente.
Como a cafeteira elétrica tem potência elevada, o uso frequente pode gerar um gasto adicional de até R$ 30 por mês na conta de luz — quase o preço de um pacote de café.
Uma boa cafeteira pode ajudar na agilidade de uma rotina cheia — Foto: Foto: Reprodução/Freepik 3. Usar água fria ou gelada
Usar água fria ou gelada não prejudica o funcionamento da cafeteira. No entanto, em termos de consumo de energia, a temperatura muito baixa — especialmente se houver gelo — faz com que o aparelho leve mais tempo para aquecer a água até o ponto ideal para o preparo do café. Isso aumenta o tempo de funcionamento e, consequentemente, o gasto de energia.
Por isso, a recomendação é utilizar água em temperatura ambiente, garantindo que a bebida seja preparada dentro do tempo padrão determinado pelo fabricante.
4. Não realizar a limpeza regular do aparelho
A falta de limpeza regular da cafeteira pode levar ao acúmulo de resíduos e borra de café, dificultando o aquecimento da água. Com isso, o aparelho precisa trabalhar mais para atingir a temperatura ideal, o que eleva o consumo de energia. Além de comprometer o sabor da bebida, essa sobrecarga prejudica a eficiência do equipamento.
Por isso, o ideal é fazer a limpeza com frequência, sempre seguindo as orientações do fabricante. Assim, você garante um café mais saboroso e uma cafeteira funcionando bem — sem gastar energia sem motivo.
Abrir a cafeteira durante o preparo faz o aparelho gastar mais energia — Foto: @coffeeandjoy 5. Ignorar o manual de instruções
Apesar de muita gente ignorar o manual de instruções, essa leitura é fundamental para garantir o bom uso da cafeteira. Afinal, cada modelo tem suas particularidades e recomendações específicas. Alguns modelos, por exemplo, oferecem funções programáveis e modos de economia de energia que acabam sendo subutilizados por falta de conhecimento. Logo, negligenciar essas informações pode levar a hábitos que aumentam o consumo elétrico e, em alguns casos, até danificar o aparelho.
Por isso, ler o manual com atenção, conhecer os recursos disponíveis e seguir as orientações do fabricante é muito importante para usar a cafeteira de modo eficiente, seguro e sem desperdício.
6. Usar uma cafeteira com peças danificadas
Uma cafeteira com peças danificadas — como resistência ineficiente, timer ou sensores de temperatura com defeito, ou vedação comprometida — pode consumir mais energia do que o normal. Isso porque componentes com mau funcionamento tendem a exigir mais tempo para aquecer a água ou provocar perdas de calor, aumentando o gasto energético.
Por isso, se você notar que sua cafeteira não está funcionando como deveria, o ideal é procurar uma assistência técnica especializada para avaliar e fazer os reparos necessários. Em alguns casos, substituir o aparelho pode sair mais barato do que continuar usando um equipamento ineficiente.
Cafeteira danificada — Foto: FreePik *Com informações da Electrolux, Oster e Energy Use.
Vídeo: Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar
Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
27
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/G/m/v83wDtRvWlGirXAR02Dg/mv5bytkwmde5odetmtvjyi00zdzhlwe2owetnzu1nmuzndq5mzjkxkeyxkfqcgc-.-v1-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/H/U/T20npMQd6QitkA287m7w/0001.jpg)
/https://s04.video.glbimg.com/x720/992055.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro