Mesmo sem perceber, alguns recursos do Android podem comprometer o desempenho do celular, causando lentidão e travamentos. Entre eles estão manter a tela sempre ligada, usar animações exageradas ou receber notificações em excesso. Além disso, pequenas escolhas do dia a dia, como ignorar atualizações do sistema operacional, também podem prejudicar o aparelho. Nas próximas linhas, confira seis funções que deixam seu Android "lerdo" sem você perceber.
6 funções inúteis que deixam seu Android lento sem você perceber; saiba desativar — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo 6 funções inúteis que deixam seu Android lento sem você perceber
No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.
- Widgets animados na tela inicial
- Serviços de localização sempre ativos
- Always On Display
- Atualizações automáticas de apps
- Todas as notificações ligadas
- Sistema operacional desatualizado
1. Widgets animados na tela inicial
Os widgets animados dão movimento à tela inicial do Android, mas isso tem um preço. Para se manterem ativos, eles consomem muita bateria e memória — uma combinação perfeita para deixar o aparelho lento. Por isso, para driblar o impacto direto na performance do celular, reduza o número de widgets na tela inicial ou opte por versões estáticas.
Remova widgets animados da tela de bloqueio — Foto: Katarina Bandeira/TechTudo 2. Serviços de localização sempre ativos
Manter os serviços de localização (GPS) sempre ativos permite que diversos aplicativos acessem sua posição em tempo real. Para garantir atualizações precisas, os sensores funcionam continuamente em segundo plano, emitindo sinais de localização. Como consequência, o sistema fica sobrecarregado e o consumo de bateria aumenta, o que pode deixar o aparelho mais lento. Para driblar esse problema, ative a localização apenas quando necessário ou restrinja o acesso apenas aos apps que realmente precisam dessa função.
Desabilite os serviços de localização no Android — Foto: Mariana Saguias/Techtudo O Always On Display (AOD) é um recurso com prós e contras. Quando ativado, ele mantém parte da tela acesa para mostrar notificações, o relógio e outras informações. Embora seja útil, pois permite visualizar alertas sem desbloquear o aparelho, o AOD consome energia continuamente e pode afetar o desempenho em dispositivos com hardware mais modesto. Por isso, é importante avaliar suas necessidades e decidir se realmente vale a pena mantê-lo ativado.
Caso queira desligar o recurso, vá em "Configurações", selecione "Tela de bloqueio e AOD", toque em "Always On Display" e mova o botão para a esquerda.
Always On Display compromete o desempenho do Android — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo 4. Atualizações automáticas de apps
As atualizações automáticas mantêm os apps otimizados e funcionando corretamente, mas podem ocorrer em momentos inoportunos, como durante o uso intenso do aparelho ou com pouca bateria. Nesses casos, o Android — especialmente em celulares com configurações mais básicas — pode ficar lento devido à quantidade excessiva de atividades. Neste caso, a dica é configurar para atualizar apenas via Wi-Fi e em horários alternativos para evitar o comprometimento do desempenho.
Desative a atualização automática de apps — Foto: Rubens Achilles/TechTudo 5. Todas as notificações ligadas
Permitir notificações de todos os aplicativos gera uma enxurrada de processos em segundo plano no celular. Isso consome memória, processamento e energia, já que o dispositivo trabalha continuamente para buscar atualizações e enviar os alertas. Uma alternativa é desativar as notificações de apps que não são essenciais no dia a dia, mantendo apenas os avisos de e-mails, redes sociais e outros que realmente importam. Esse ajuste reduz a carga sobre o sistema e ajuda a impedir que o smartphone fique lento.
Permita apenas notificações de apps essenciais — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo 6. Sistema operacional desatualizado
Além de comprometer a segurança do dispositivo e facilitar a entrada de vírus, manter o software desatualizado impede que o aparelho receba melhorias de desempenho e correções de bugs. Por isso, sempre que houver uma atualização disponível, instale-a. Ignorar os updates pode deixar o telefone instável e vulnerável.
Normalmente, o sistema envia uma notificação quando há uma nova versão pronta para instalação. Se você não receber esse aviso, acesse as configurações do aparelho e verifique manualmente se há atualizações disponíveis.
Mantenha o sistema operacional sempre atualizado — Foto: Reprodução/ Denny Müller
Melhores antivírus Grátis para celular Android! Veja o Top 3 atualizado para 2025!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 semanas atrás
9

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/c/r/QvBxkBTEC98ydlzZv2Og/capa-1-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/s/f/WyNjKFQYWW15BCInUDuA/pexels-picjumbo-com-55570-210662.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro