A memória do seu celular pode estar sendo ocupada por apps que você nem precisa, como mídias indesejadas e atividades em segundo plano funcionando sem sua autorização. Também é comum que celulares Android venham com Bloatwares instalados, um conjunto de apps pré-instalados que não fazem diferença alguma para o desempenho do seu aparelho. Além disso, se você estiver fazendo o backup de mídia tanto no Google Fotos como na galeria nativa do celular, é somente desperdício de armazenamento. Por isso, o TechTudo separou 6 funções inúteis que pode estar acabando com a memória do seu Android e você não faz ideia.
Algumas funções específicas podem lotar a memória do seu armazenamento Android — Foto: Victor Bastos/TechTudo 6 funções inúteis que entopem a memória do seu Android sem perceber
1. Download automático do WhatsApp e Telegram
O download automático de aplicativos mensageiros permite que toda a mídia que você recebe vá para a galeria do seu celular. Isso é um dos principais vilões de armazenamento do aparelho, especialmente para quem participa de grupos no WhatsApp ou Telegram, ou conversa diariamente com diversas pessoas. Para evitar que aquelas imagens e gifs de “bom dia” lotem seu smartphone, é só desabilitar a função. Nas configurações do WhatsApp, vá em “Armazenamento e dados”. Na seção “Baixar mídia automaticamente”, selecione “Nunca” para as opções de fotos e vídeos.
Desabilite o download automática de mídias em apps de mensagens — Foto: Reprodução/Shutterstock 2. Backup de fotos duplicado (Google Fotos + galeria do fabricante)
Você não precisa fazer o backup de suas fotos em dois locais diferentes, pois isso apenas usará espaço do seu celular desnecessariamente. Portanto, escolha somente um único serviço de backup para suas fotos, seja o Google Fotos ou o serviço da galeria do fabricante (como o Samsung Cloud), e desative a função de backup no outro aplicativo.
Além disso, evite fazer o backup de fotos duplicadas. O próprio Google Fotos conta com um recurso para resolver isso. Com o Photo Stacks, é possível agrupar automaticamente fotos e vídeos semelhantes, tiradas em um curto espaço de tempo. Dessa forma, você consegue visualizar os resultados dos cliques e escolher qual deseja manter ou não em sua galeria. Já explicamos aqui como ativar e usar a função.
Backup do Google Fotos — Foto: Reprodução/Julio Puiati 3. Atualizações automáticas de apps em segundo plano
Aplicativos que continuam ativos em segundo plano representam um uso desnecessário de recursos. Isso permite que atividades como atualizações automáticas ou notificações constantes drenem tanto a memória quanto a bateria do dispositivo, além de consumir os dados móveis. Você consegue gerenciar os apps e controlar quais devem receber essa permissão ou não quando não estiverem em uso. Portanto, desativar atualizações em segundo plano para apps específicos é uma estratégia adicional que pode melhorar o desempenho do seu Android.
Desabilite a atualização automáticas de apps no Android — Foto: Reprodução/Diego Cataldo 4. Apps pré-instalados (bloatwares)
Bloatwares são aqueles softwares e apps pré-instalados nos dispositivos pelos fabricantes ou operadoras. Acontece que muitos deles não são necessários para o funcionamento básico do smartphone, e podem estar ali somente para ocupar espaço, consumir recursos e até causar lentidão. Cada fabricante pode apresentar diferentes tipos de bloatware. Alguns mais leves, como o Pixel UI, do Google, outros mais pesados, como a One UI da Samsung e a MIUI da Xiaomi.
Quem possui um Samsung, por exemplo, já deve ter notado a quantidade de apps pré-instalados do ecossistema Samsung ele contempla. Embora alguns apps integrantes do Android não podem ser desinstalados, existe uma grande parcela que pode — e deve —, sem prejudicar seu celular. Isso inclui aplicativos de utilitários (lanterna, leitor de QR Code etc.), apps duplicados que executam a mesma função (como navegadores da web).
5. Efeitos e papéis de parede animados
As animações são um dos fatores que sobrecarregam o sistema, visto que o dinamismo de widgets e planos de fundo exigem processamento constante e reduzem a fluidez geral do dispositivo, além de ocupar espaço na memória RAM e drenar a bateria. Portanto, desativar ou ajustar estas animações pode liberar recursos e, ainda, tornar seu Android mais rápido.
A recomendação é limitar o uso destas animações e, sempre que possível, dar preferência às versões estáticas. Para remover um widget animado, basta pressionar o ícone e segurá-lo até aparecer a opção de remover.
Remova widgets animados do seu Android — Foto: Reprodução/ Marcela Franco 6. Cache acumulado de apps de redes sociais
Os dados de cachê são importantes para otimizar o uso de determinados aplicativos, como agilizar o seu carregamento e manter o login automático. No entanto, é válido fazer uma limpeza periódica do cachê de aplicativos, especialmente de redes sociais, para liberar espaço e reduzir problemas de desempenho. Isso é feito manualmente em cada aplicativo instalado. Além disso, é válido fazer uma limpeza de cachê do navegador.
Limpe o cahê de suas redes sociais — Foto: Mariana Saguias/Techtudo Veja também: Melhores antivírus Grátis para celular Android! Veja o Top 3 atualizado para 2025!
Melhores antivírus Grátis para celular Android! Veja o Top 3 atualizado para 2025!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
11
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/a/8/PY3WbJRPOYPzmD9ZszWA/lancamentos-semana-atomic-heart-fps-tiro-acao-uniao-sovietica.jpg)


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/Y/f/wKTEL9Qe2LtFfPUUBNtg/nadeem-sarwarslashgea-5-.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro