7 meses atrás 10

6 tarefas que você pode automatizar todo mês para evitar o cansaço

Automatizar tarefas cotidianas pode tornar o trabalho mais prático e dinâmico. Este processo pode ser feito com apps e softwares que conseguem replicar comportamentos humanos, adicionar ações a serem realizadas de modo intuitivo e, ainda, executar atividades a partir de comandos previamente direcionados. O objetivo desta prática é aumentar a eficiência em atribuições do dia a dia. Dessa forma, o usuário não apenas facilita a execução de tarefas como também economiza tempo e esforço. Nessa lista, o TechTudo reuniu seis tarefas em que é possível aplicar a automação e sugestões de plataformas. Confira.

 Divulgação/Getty Images Esses apps podem te ajudar a organizar as demandas; veja como — Foto: Divulgação/Getty Images

1. Organização de agenda pessoal

 Divulgação/Google É possível organizar seus compromissos de forma prática no Google Agenda, por exemplo — Foto: Divulgação/Google

Ferramentas digitais como Google Agenda, Outlook Calendar e Zapier ajudam a evitar a sobrecarga mental e o cansaço decorrente de tarefas repetitivas. Ao utilizar o Google Agenda ou o Outlook Calendar, por exemplo, é possível programar compromissos recorrentes com lembretes automáticos, garantindo uma visualização melhor das demandas mensais.

Já o Zapier, atua como um conector entre esses aplicativos e permite a automação de ações como envio de e-mails de lembrete, atualização de tarefas em outras plataformas (como ClickUp ou Trello) ou até mesmo iniciar rotinas automatizadas baseadas em eventos do calendário. Essa integração reduz o esforço de gerenciar manualmente cada atividade e aumenta a eficiência na execução das tarefas, contribuindo para a prevenção do esgotamento cognitivo. Lembrar constantemente constante de afazeres e compromissos pode ser muito custoso para diversos profissionais.

2. Organização Financeira

 Reprodução/Notion Notion dispõe de modelos de planejamento financeiro que podem ajudar a controlar as despesas — Foto: Reprodução/Notion

A organização financeira consegue ser aprimorada com o uso de ferramentas digitais como Notion, Spendee e Mobills, que permitem automatizar o controle de gastos, planejar orçamentos mensais e acompanhar metas financeiras com clareza e constância. O Notion se destaca pela flexibilidade de personalização: é possível criar tabelas automatizadas com categorias de despesas, integração com planilhas e dashboards visuais que facilitam a análise mensal.

Por outro lado, o Spendee e o Mobills oferecem recursos específicos de gestão financeira, como sincronização automática com contas bancárias, notificações de vencimento de contas e relatórios gráficos que mostram onde o dinheiro está sendo gasto. Aproveitando essas funcionalidades, o usuário ganha tempo e tranquilidade, podendo focar em ações proativas — como poupar, investir ou reorganizar dívidas — em vez de reagir somente quando os problemas aparecem.

3. Verificação de malwares ou vírus no seu computador

 Reprodução/Gabriel Pereira Manter o computador protegido é uma forma de se manter seguro, evitando dores de cabeça — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

A verificação regular de malwares e vírus no computador é uma prática essencial para manter a produtividade e evitar interrupções causadas por falhas técnicas ou perda de dados. Ferramentas como Kaspersky Free Antivirus, Norton e Bitdefender permitem automatizar esse processo ao programar varreduras periódicas e atualizações de segurança sem exigir intervenção constante do usuário. Essas soluções atuam em segundo plano e detectam ameaças em tempo real, o que evita que arquivos maliciosos comprometam o desempenho do sistema.

Ao configurar escaneamentos semanais ou mensais, o usuário garante que o computador esteja sempre protegido com o mínimo de esforço manual. Sem a preocupação com segurança e contratempos técnicos, é possível direcionar liberar energia mental para outras áreas mais criativas ou estratégicas do dia a dia.

4. Modos de telefone para descanso, estudo ou atividades físicas

 Reprodução/Gisele Veríssimo Processo de ativação do "não perturbe" no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo

Tanto no Android quanto no iPhone (iOS), tem como personalizar perfis que controlam notificações, chamadas e acesso a aplicativos durante períodos determinados. No Android, o modo "bem-estar digital" permite criar rotinas automatizadas, como silenciar o celular durante a noite ou bloquear redes sociais enquanto estuda. No iOS, o recurso "foco" permite configurar diferentes perfis com filtros de apps, contatos e horários, adaptando o uso do aparelho às suas atividades e objetivos. Na imagem acima, o modo "não perturbe" foi ativado. Com ele, as notificações serão silenciadas entre 22:30 e 7:30 da manhã.

Ao deixar o celular preparado para o “modo descanso” todas as noites ou “modo estudo” em horários fixos, por exemplo, o usuário não precisa decidir a cada momento quando e como se desconectar. Essa organização automatizada cria uma rotina mais saudável, com pausas e foco bem distribuídos, favorecendo a concentração, a qualidade do sono e o equilíbrio entre trabalho, lazer e autocuidado.

5. Controle de fluxo de trabalho

 Divulgação/Asana Asana oferece diferentes formas de visualização de tarefas — Foto: Divulgação/Asana

O controle de fluxo de trabalho é uma das áreas mais impactadas positivamente pela automação e uso de plataformas como ClickUp, Asana e Trello, que permitem organizar tarefas, acompanhar prazos e distribuir responsabilidades de forma clara e sincronizada. Esses apps oferecem recursos de visualização em listas, quadros ou cronogramas, o que permite que o usuário acompanhe o andamento de projetos com etiquetas, datas, prioridades e checklists com notificações e atualizações automáticas.

Com isso, o profissional deixa de depender da memória ou de anotações dispersas para manter a organização. Essa previsibilidade reduz a ansiedade, evita esquecimentos e contribui para um ritmo de trabalho mais fluido, estratégico e equilibrado. Além disso, fica mais fácil se prevenir do esgotamento por sobrecarga de tarefas manuais.

 Reprodução/ChatGPT Resumo de um texto acadêmico feito pelo ChatGPT — Foto: Reprodução/ChatGPT

Fazer resumos para estudar pode ser uma tarefa mais eficiente e menos exaustiva com o uso de ferramentas de inteligência artificial como ChatGPT, Gemini Google e DeepSeek, que auxiliam na síntese de textos longos e na organização de conteúdos complexos. Com os chatbots, é possível colar trechos de livros, apostilas ou artigos e solicitar um resumo por tópicos, mapas mentais ou perguntas e respostas.

Além disso, as ferramentas de IA podem realizar a leitura de PDFs e páginas da web ao gerar resumos automáticos com base no conteúdo. Outra funcionalidade é a extração de informações-chave, explicações por etapas e reformulações didáticas, ideais para quem precisa estudar com profundidade, mas sem sobrecarga.

Ao utilizar a IA para condensar informações, o estudante pode dedicar mais tempo à compreensão crítica e à revisão do conteúdo, em vez de se desgastar transcrevendo ou filtrando dados manualmente. Com isso, o aprendizado se torna mais leve e estratégico, permitindo um melhor equilíbrio entre produtividade e bem-estar.

Veja também: 3 aplicativos que todo estudante PRECISA ter em seu celular!

3 aplicativos que todo estudante PRECISA ter em seu celular!

3 aplicativos que todo estudante PRECISA ter em seu celular!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro