O Gemini Google pode te ajudar a manter a produtividade no trabalho e a entregar as tarefas em tempo reduzido. A inteligência artificial (IA) apresenta diversos recursos nos aplicativos do Google, como resumir informações de um arquivo no Google Docs, gerar brainstorming para um post nas redes sociais e traduzir reuniões no Google Meet. Essas e outras funções do Gemini Google estão disponíveis apenas para os assinantes do Google One (R$ 96,99 por mês) e clientes corporativos do Google Workspace. A seguir, descubra como o Gemini pode ajudar a ter mais produtividade no trabalho.
Como usar o Gemini Google? Confira as dicas no TechTudo — Foto: Laura Storino/TechTudo 1. Geração e rascunho de conteúdo
Para os momentos de bloqueio criativo, o Gemini Google é uma boa opção para ajudar desde o rascunho de um post para redes sociais até às fases mais avançadas de um projeto. Por exemplo, no Gmail a inteligência artificial consegue produzir rascunhos com base no contexto da conversa ou a partir de arquivos no Google Drive. Esse tipo de ação também está disponível no Google Docs, em que o usuário pode escrever um comando simples para a IA transformar em um rascunho, como a base de um relatório ou um roteiro de apresentação.
Ter uma ferramenta para organizar as demandas do dia a dia ajuda muito. Seja para contextualizar um assunto discutido em um e-mail ou para resumir o conteúdo de um documento extenso, o Gemini resume grandes volumes de texto em segundos. É possível aplicar o recurso para resumir conversas de e-mails, relatório de reuniões e outros tipos de tarefas extensas e encontrar pontos-chave no planejamento de um projeto, por exemplo.
3. Brainstorming e geração de ideias
Produtividade no trabalho com uso da IA? Confira as funções do Gemini — Foto: Reprodução/Freepik O Gemini Google pode ser uma ferramenta útil para pensar "fora da caixa" e exercitar a criatividade. Para os profissionais da área de comunicação, por exemplo, a IA pode gerar uma lista de sugestões para um título de artigo ou para um slogan de uma campanha publicitária. Também é possível usar o Gemini para criar estruturas de projetos, encontrar soluções criativas e gerar análises para um novo projeto.
4. Organização e estruturação de texto
Colocar assuntos complexos ou ideias em um material com linguagem profissional, é uma tarefa complexa. Por isso, o Gemini pode funcionar como arquiteto textual para ajudar na entrega dessa demanda. A inteligência artificial do Google consegue transformar as anotações de um brainstorming em um roteiro para apresentação de slides e os assuntos de uma reunião podem ser organizados em um e-mail para garantir que a hierarquia de informação esteja clara e lógica.
Google Meet utiliza o Gemini para gerar traduções em tempo real — Foto: Reprodução/Internet O Gemini também é um recurso útil para revisar o conteúdo de textos e projetos. A partir de um comando simples, o usuário da IA do Google consegue pedir sugestões, como adequar o conteúdo a um público específico, corrigir erros ortográficos, resumir parágrafos longos, transformar um e-mail simples em uma mensagem mais formal, ou um documento técnico em uma linguagem mais acessível.
6. Pesquisa rápida e respostas a perguntas
Uma das principais vantagens de utilizar o Gemini ao invés de outros chatbots de IA é o acesso completo e atualizado ao Google, o navegador de busca mais popular da Internet. Com isso, o usuário pode realizar inúmeras pesquisas e encontrá-las de forma sintetizada por meio do Gemini. Essa função é útil para quando for preciso adicionar informações relevantes um e-mail ou no arquivo do Google Planilhas. Em vez de passar por várias páginas de um documento, a IA também encontrar as informações solicitadas instantaneamente.
7. Tradução e suporte multilíngue
Em um mundo globalizado, a barreira do idioma pode ser um problema no ambiente de trabalho. Com o Gemini, é possível manter comunicação independente da língua. A inteligência artificial oferece traduções de texto em aplicativos como Gmail e Google Docs, mas a função que mais chama a atenção é no Google Meet. Na ferramenta de videoconferência, a IA pode fazer tradução simultânea em tempo real para mais de 60 idiomas, incluindo o português. A função está sendo lançada gradualmente e, atualmente, está disponível apenas para assinantes do Google One e até o final de 2025 chega para os usuários corporativos do Google Workspace.
Como ativar a tradução de legendas no Google Meet:
- Passo 1: Durante a reunião, clique em Mais Opções > Configurações > Legendas;
- Passo 2: Selecione o idioma falado na videoconferência;
- Passo 3: Ative a tradução de legendas e escolha o idioma da sua preferência.
Veja também: Fim dos provadores de roupas? Gemini apresenta recurso inédito!
Fim dos provadores de roupas? Gemini apresenta recurso inédito!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 meses atrás
15
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/n/G/e8Pfe6TEeAVuv06DVuWw/captura-de-tela-2026-01-21-090231.png)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/P/L/tSYEpkR0CzFmkF4D0bfQ/captura-de-tela-2026-01-09-090852.png)
/https://s04.video.glbimg.com/x720/992055.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro