7 meses atrás 12

7 funções inúteis que destroem a bateria do seu celular sem você perceber

A bateria do celular pode ser destruída por recursos que o usuário dificilmente utiliza. Embora algumas configurações básicas, como ajustar o brilho da tela e ativar o modo de economia, ajudem a preservar a saúde do componente, outras funções atuam silenciosamente e aumentam o consumo de energia. É o caso das funcionalidades “Uso e diagnósticos” no Android, assistente do Google e Tela sempre Ativa. Felizmente, é possível se livrar dessas ferramentas e preservar a integridade do componente. A seguir, confira sete funções inúteis que destroem a bateria do celular sem você perceber.

 Shutterstock 7 recursos inúteis que destroem a bateria do celular sem você perceber — Foto: Shutterstock

7 recursos inúteis que destroem a bateria do celular sem você perceber

Nesta matéria, o TechTudo reuniu sete recursos que são pouco utilizados e drenam a bateria do celular. Confira, no índice abaixo, os tópicos que serão abordados.

  1. Taxa de atualização da tela
  2. Assistente “OK Google”
  3. Notificações de aplicativos que não utiliza
  4. Sons e sensação tátil do teclado
  5. Tela sempre ativa
  6. Uso e diagnósticos
  7. Busca de aparelho próximo

1. Taxa de atualização da tela

Muitos fabricantes lançam dispositivos com taxa de atualização de até 120 Hz, ou até mais, para melhorar a experiência ao utilizar a tela do celular. No entanto, manter a taxa elevada é dispensável em alguns casos, por isso, vale diminuí-la quando não estiver realizando tarefas como assistir filmes e séries ou utilizar aplicativos de jogos. Isso porque manter essa taxa elevada tem um custo, sendo o aumento no consumo de bateria. Para amenizar o problema, acesse “Configurações”, toque em “Visor”, depois em “Suavidade do movimento” e selecione a opção “Padrão” (60 Hz). Por fim, clique em “Aplicar” para confirmar.

 Reprodução/Diego Cataldo Reduza a taxa de atualização da tela — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

2. Assistente “OK Google”

Duas palavrinhas podem drenar a bateria do seu celular sem você perceber. Para que o comando “Ok Google” funcione, o telefone mantém o microfone ativo o tempo todo, somente aguardando o comando por voz. Como consequência, quanto mais ferramentas ativas, maior o consumo de energia. Se você não utiliza o assistente, o melhor a fazer é desativá-lo. Para isso, vá em “Configurações”, toque em “Google”, depois em “Todos os serviços”. Em seguida, entre em “Configurações de apps do Google”, toque em “Pesquisa, Assistente e Voz”, depois em “Google Assistente”. Agora, selecione “Voice Match”. Por fim, mova o botão para a esquerda e desative o Assistente do Google.

 Reprodução/Diego Cataldo Desative o Assistente do Google — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

3. Notificações de aplicativos que não utiliza

Receber notificações de aplicativos não é exatamente um recurso inútil e todo mundo sabe que consome bastante bateria. No entanto, é possível reduzir esse gasto gerenciando melhor os alertas recebidos. A dica é remover as notificações de apps que pouco acrescentam no seu dia a dia, mantendo apenas as de softwares essenciais, como e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais. Para isso, abra “Configurações”, toque em “Notificações” e, em seguida, vá em “Notificações do aplicativo”. Na tela seguinte, ajuste os alertas de acordo com sua preferência.

 Reprodução/Diego Cataldo Gerencie a notificação de aplicativos — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

4. Sons e sensação tátil do teclado

O que pode parecer somente um som ou uma sensação agradável ao digitar no teclado do celular representa, na verdade, um grande vilão para a bateria. Para produzir sons e vibrações, o telefone precisa acionar componentes extras, aumentando o consumo de energia. Entre manter esses efeitos e preservar a saúde da bateria, a melhor escolha é desativar os ruídos e as vibrações. Para isso, acesse “Configurações”, depois entre em “Sons e vibrações”, toque em “Som do sistema” e desative as opções “Interações por toque”, “Teclado de discagem” e “Teclado Samsung”.

 Reprodução/Diego Cataldo Desabilite sons e vibrações do teclado — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

Manter a tela sempre ativa é mais um recurso que prejudica a bateria do celular. O display ligado de forma contínua consome energia rapidamente — principalmente se o brilho estiver alto. Exceto se você realmente precise da tela acesa por um longo período, como ao ler um documento, não há motivo para mantê-la sempre ligada. O recomendado é definir um tempo limite para que a tela se apague automaticamente em caso de inatividade. Para isso, acesse “Configurações” e vá em “Visor”. Role a tela até a seção “Duração da luz de fundo” e defina um intervalo. Você também pode desabilitar a função “Tela ativada durante a visualização”.

 Reprodução/Diego Cataldo Defina um intervalo de tempo para desativar a tela — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

Uso e diagnósticos é um recurso que pouca gente sabe da existência e pode acabar destruindo a bateria do celular. Essa função coleta e envia dados sobre o uso do dispositivo Android e dos aplicativos ao Google. O problema é que essa coleta ocorre em tempo real, mantendo o recurso ativo em segundo plano sem que o usuário perceba, o que leva a um maior consumo de energia. Por isso, a melhor alternativa é desativá-lo. Acesse “Configurações” e toque em “Google”. Em seguida, vá em “Todos os serviços” e, na seção “Privacidade e segurança, clique em “Uso e diagnósticos”. Agora, desative a função movendo o botão para a esquerda.

 Reprodução/Diego Cataldo Desabilite a coleta de dados em Uso e diagnósticos — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

7. Busca de aparelho próximo

Por fim, a busca por aparelhos próximos também é pouco útil e contribui para o consumo excessivo da bateria do celular. A funcionalidade vem ativada por padrão em telefones Samsung, o que significa que o dispositivo permanece constantemente ativo procurando por outros aparelhos para interagir — mesmo com o Bluetooth desligado. Apesar de ser prática, já que permite conectar dispositivos sem configurações manuais, não há motivo para deixá-la ativa o tempo todo. Para desativar a função, vá em “Configurações”, toque em “Conexões”, role a tela até “Mais configurações de conexão” e desative o botão da opção “Buscar aparelhos próximos”.

 Reprodução/Diego Cataldo Desative a função Busca por Aparelho Próximo — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

Veja também: Isso está DETONANDO a bateria do seu celular; descubra

Isso está DETONANDO a bateria do seu celular; descubra

Isso está DETONANDO a bateria do seu celular; descubra

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro