A bateria do celular pode ser destruída por recursos que o usuário dificilmente utiliza. Embora algumas configurações básicas, como ajustar o brilho da tela e ativar o modo de economia, ajudem a preservar a saúde do componente, outras funções atuam silenciosamente e aumentam o consumo de energia. É o caso das funcionalidades “Uso e diagnósticos” no Android, assistente do Google e Tela sempre Ativa. Felizmente, é possível se livrar dessas ferramentas e preservar a integridade do componente. A seguir, confira sete funções inúteis que destroem a bateria do celular sem você perceber.
7 recursos inúteis que destroem a bateria do celular sem você perceber — Foto: Shutterstock 7 recursos inúteis que destroem a bateria do celular sem você perceber
Nesta matéria, o TechTudo reuniu sete recursos que são pouco utilizados e drenam a bateria do celular. Confira, no índice abaixo, os tópicos que serão abordados.
- Taxa de atualização da tela
- Assistente “OK Google”
- Notificações de aplicativos que não utiliza
- Sons e sensação tátil do teclado
- Tela sempre ativa
- Uso e diagnósticos
- Busca de aparelho próximo
1. Taxa de atualização da tela
Muitos fabricantes lançam dispositivos com taxa de atualização de até 120 Hz, ou até mais, para melhorar a experiência ao utilizar a tela do celular. No entanto, manter a taxa elevada é dispensável em alguns casos, por isso, vale diminuí-la quando não estiver realizando tarefas como assistir filmes e séries ou utilizar aplicativos de jogos. Isso porque manter essa taxa elevada tem um custo, sendo o aumento no consumo de bateria. Para amenizar o problema, acesse “Configurações”, toque em “Visor”, depois em “Suavidade do movimento” e selecione a opção “Padrão” (60 Hz). Por fim, clique em “Aplicar” para confirmar.
Reduza a taxa de atualização da tela — Foto: Reprodução/Diego Cataldo 2. Assistente “OK Google”
Duas palavrinhas podem drenar a bateria do seu celular sem você perceber. Para que o comando “Ok Google” funcione, o telefone mantém o microfone ativo o tempo todo, somente aguardando o comando por voz. Como consequência, quanto mais ferramentas ativas, maior o consumo de energia. Se você não utiliza o assistente, o melhor a fazer é desativá-lo. Para isso, vá em “Configurações”, toque em “Google”, depois em “Todos os serviços”. Em seguida, entre em “Configurações de apps do Google”, toque em “Pesquisa, Assistente e Voz”, depois em “Google Assistente”. Agora, selecione “Voice Match”. Por fim, mova o botão para a esquerda e desative o Assistente do Google.
Desative o Assistente do Google — Foto: Reprodução/Diego Cataldo 3. Notificações de aplicativos que não utiliza
Receber notificações de aplicativos não é exatamente um recurso inútil e todo mundo sabe que consome bastante bateria. No entanto, é possível reduzir esse gasto gerenciando melhor os alertas recebidos. A dica é remover as notificações de apps que pouco acrescentam no seu dia a dia, mantendo apenas as de softwares essenciais, como e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais. Para isso, abra “Configurações”, toque em “Notificações” e, em seguida, vá em “Notificações do aplicativo”. Na tela seguinte, ajuste os alertas de acordo com sua preferência.
Gerencie a notificação de aplicativos — Foto: Reprodução/Diego Cataldo 4. Sons e sensação tátil do teclado
O que pode parecer somente um som ou uma sensação agradável ao digitar no teclado do celular representa, na verdade, um grande vilão para a bateria. Para produzir sons e vibrações, o telefone precisa acionar componentes extras, aumentando o consumo de energia. Entre manter esses efeitos e preservar a saúde da bateria, a melhor escolha é desativar os ruídos e as vibrações. Para isso, acesse “Configurações”, depois entre em “Sons e vibrações”, toque em “Som do sistema” e desative as opções “Interações por toque”, “Teclado de discagem” e “Teclado Samsung”.
Desabilite sons e vibrações do teclado — Foto: Reprodução/Diego Cataldo Manter a tela sempre ativa é mais um recurso que prejudica a bateria do celular. O display ligado de forma contínua consome energia rapidamente — principalmente se o brilho estiver alto. Exceto se você realmente precise da tela acesa por um longo período, como ao ler um documento, não há motivo para mantê-la sempre ligada. O recomendado é definir um tempo limite para que a tela se apague automaticamente em caso de inatividade. Para isso, acesse “Configurações” e vá em “Visor”. Role a tela até a seção “Duração da luz de fundo” e defina um intervalo. Você também pode desabilitar a função “Tela ativada durante a visualização”.
Defina um intervalo de tempo para desativar a tela — Foto: Reprodução/Diego Cataldo Uso e diagnósticos é um recurso que pouca gente sabe da existência e pode acabar destruindo a bateria do celular. Essa função coleta e envia dados sobre o uso do dispositivo Android e dos aplicativos ao Google. O problema é que essa coleta ocorre em tempo real, mantendo o recurso ativo em segundo plano sem que o usuário perceba, o que leva a um maior consumo de energia. Por isso, a melhor alternativa é desativá-lo. Acesse “Configurações” e toque em “Google”. Em seguida, vá em “Todos os serviços” e, na seção “Privacidade e segurança, clique em “Uso e diagnósticos”. Agora, desative a função movendo o botão para a esquerda.
Desabilite a coleta de dados em Uso e diagnósticos — Foto: Reprodução/Diego Cataldo 7. Busca de aparelho próximo
Por fim, a busca por aparelhos próximos também é pouco útil e contribui para o consumo excessivo da bateria do celular. A funcionalidade vem ativada por padrão em telefones Samsung, o que significa que o dispositivo permanece constantemente ativo procurando por outros aparelhos para interagir — mesmo com o Bluetooth desligado. Apesar de ser prática, já que permite conectar dispositivos sem configurações manuais, não há motivo para deixá-la ativa o tempo todo. Para desativar a função, vá em “Configurações”, toque em “Conexões”, role a tela até “Mais configurações de conexão” e desative o botão da opção “Buscar aparelhos próximos”.
Desative a função Busca por Aparelho Próximo — Foto: Reprodução/Diego Cataldo Veja também: Isso está DETONANDO a bateria do seu celular; descubra
Isso está DETONANDO a bateria do seu celular; descubra

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
12
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/B/j/39J1YASE2NZA0ILlrJ2w/red-dead-redemption-ps5-xbox-series-x-s-switch-2.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/Y/T/3g6wJsTeA4cvP414DMHA/img-8332-1-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/u/o/kheIjPROupjjQIC8U8WQ/galaxy-a56-7.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/G/m/v83wDtRvWlGirXAR02Dg/mv5bytkwmde5odetmtvjyi00zdzhlwe2owetnzu1nmuzndq5mzjkxkeyxkfqcgc-.-v1-.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro