9 meses atrás 21

8 erros bobos que fazem de você o maior VILÃO dos eletrodomésticos

Atire a primeira pedra quem nunca usou um adaptador para conectar alguma geladeira à tomada, ou usou o forno de “armário” para guardar travessas e panelas em desuso. Esses costumes podem parecer inofensivos à primeira vista, mas têm o potencial de comprometer os seus eletrodomésticos com o tempo. Se você não quer ser o maior vilão da sua cozinha, vale a pena conferir os principais erros bobos que (quase) todo mundo comete sem saber.

Desde lavar a air fryer com água até encher a máquina de lavar roupa do jeito errado, separamos a seguir oito costumes que podem acabar com o seu eletrodoméstico sem você perceber. Confira abaixo e veja como proteger a vida útil dos seus aparelhos.

 Divulgação/Consul Confira dicas para evitar cometer erros com os seus eletrodomésticos — Foto: Divulgação/Consul

8 motivos por que você é o maior vilão dos eletrodomésticos

  1. Lavar a air fryer com água
  2. Guardar objetos dentro do forno
  3. Encher a máquina de lavar roupa do jeito errado
  4. Guardar alimentos em qualquer lugar da geladeira
  5. Colocar itens proibidos no micro-ondas
  6. Usar o tipo de sabão errado na lava-louças
  7. Deixar os queimadores do fogão sujos ou entupidos
  8. Usar extensão ou adaptador para ligar aparelhos

1. Lavar a air fryer com água

Pode fazer sentido lavar a air fryer com água na teoria, mas, na prática, isso pode danificar o seu aparelho e até mesmo colocar a sua cozinha em perigo. A peça que aquece a air fryer, localizada na região superior, não é removível e é proibido molhá-la, sob risco de quebrar o sistema elétrico da fritadeira e pegar fogo.

Por isso, limpe o aparelho do jeito certo: espere esfriar totalmente e use um pano levemente úmido para tirar o excesso de gordura e sujeira. Se ainda assim estiver difícil de sair, umedeça com um pouco de detergente neutro. Nada de usar esponja abrasiva ou água para lavar a parte principal da air fryer — somente o cesto e a bandeja podem ser lavados normalmente com água, esponja macia e sabão neutro.

 Reprodução/Apartment Therapy Você só pode colocar água no cesto da air fryer — Foto: Reprodução/Apartment Therapy

2. Guardar objetos dentro do forno

Guardar objetos dentro do forno pode parecer um costume inofensivo, mas basta um momento de distração para ligar o aparelho com algo lá dentro e terminar com um grande prejuízo em mãos. Por exemplo, potes de plástico ou silicone esquecidos dentro do forno podem derreter ou até causar um incêndio.

Esse risco se mantém mesmo se você só guardar utensílios “teoricamente” próprios para altas temperaturas, porque o calor pode danificar revestimentos antiaderentes e empenar o fundo das peças. O mesmo vale para travessas de vidro, tampas de panelas, potes com detalhes metálicos ou emborrachados, que podem estourar com o calor.

 Divulgação/Electrolux Evite guardar panelas e outros objetos dentro do forno — Foto: Divulgação/Electrolux

3. Encher a máquina de lavar roupa do jeito errado

Colocar roupa de mais ou de menos na máquina pode parecer só um detalhe, mas isso pode afetar a lavagem e a vida útil do aparelho. Passar do limite faz a máquina vibrar mais, piora a limpeza e força o motor. O ideal é encher até três quartos do tambor, distribuindo as peças de forma uniforme. Ou seja, nada de empilhar até a tampa ou socar as roupas até não caber mais nada dentro.

Além da quantidade de roupas, você também deve prestar atenção à separação das peças para lavagem. Não é uma boa colocar tecidos delicados, peças coloridas e jeans no mesmo ciclo de lavagem, mas, se for preciso, use sacos protetores para roupas sensíveis.

 Reprodução/Freepik Tome cuidado na hora de carregar a máquina de lavar — Foto: Reprodução/Freepik

4. Guardar alimentos em qualquer lugar da geladeira

As gavetas são próprias para legumes, frutas e folhas, enquanto as prateleiras da porta podem armazenar alimentos menos perecíveis, como maionese, ketchup e outros condimentos e temperos.

 Reprodução/Freepik Carnes cruas devem ficar no ponto mais frio da geladeira — Foto: Reprodução/Freepik

5. Colocar itens proibidos no micro-ondas

É comum, na correria do dia a dia, esquentar a comida sem verificar se o utensílio é apropriado para micro-ondas. Porém, é melhor mudar esse hábito, pois alguns materiais simplesmente não foram feitos para suportar o aquecimento por ondas eletromagnéticas e podem causar acidentes sérios.

Assim, mantenha pacotes de isopor ou papelão bem longe do micro-ondas, porque eles podem liberar substâncias tóxicas ou até derreter. Além disso, muitas embalagens de delivery têm cola, tinta ou metais na composição, e esses materiais podem soltar faíscas, causar incêndios ou danificar o aparelho. Se o recipiente não tiver indicação de uso seguro para micro-ondas, o ideal é transferir o alimento para um pote adequado.

 Reprodução/Freepik Não coloque isopor e outros materiais proibidos dentro do micro-ondas — Foto: Reprodução/Freepik

6. Usar o tipo de sabão errado na lava-louças

Se você está entrando agora no mundo das lava-louças, é importante saber que deve ser usado apenas o sabão especial para esse tipo de aparelho. Ele tem uma composição específica, porque foi feito para limpar sem formar espuma, quebrando os resíduos com enzimas específicas.

Na falta dele, nem pense em improvisar com detergente comum, porque ele faz mais espuma do que o esperado. Então, ela pode vazar pelas bordas e até mesmo danificar a lava-louças.

 Reprodução/Expert Casa Lava-louças tem sabão específico para limpar utensílios — Foto: Reprodução/Expert Casa

7. Deixar os queimadores do fogão sujos ou entupidos

Talvez você não saiba como limpar os queimadores do fogão ou simplesmente tenha preguiça de colocar a mão na massa, mas deixar a boca do fogão suja pode prejudicar o desempenho do aparelho e até a sua saúde.

 Reprodução/Freepik É importante desentupir os queimadores do fogão e limpar a sbocas — Foto: Reprodução/Freepik

8. Usar extensão ou adaptador para ligar aparelhos

Quem nunca usou uma extensão ou adaptador para conectar mil e uma tomadas? Essa solução pode parecer prática, mas oferece riscos sérios à segurança da sua casa quando falamos de eletrodomésticos. Aparelhos mais potentes, como geladeiras, micro-ondas ou máquinas de lavar, devem sempre estar ligados diretamente em tomadas próprias, com aterramento.

Extensões e adaptadores não substituem uma instalação elétrica adequada e, com o tempo, podem causar sobrecarga, superaquecimento e até curto-circuito. Vale lembrar que um adaptador conectado ou um fio danificado podem prejudicar toda a rede elétrica da sua casa, então se livre deles agora mesmo!

 Reprodução/Unsplash É perigoso conectar eletrodomésticos em extensão ou adaptador — Foto: Reprodução/Unsplash

Vídeo: Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar

 veja o que mais gasta energia e como economizar

Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro