3 meses atrás 35

A bateria do seu notebook pode explodir? Especialistas ajudam a evitar

As baterias de íon de lítio, presentes na maioria dos notebooks, oferecem praticidade e mobilidade, mas também podem apresentar riscos quando não recebem os cuidados adequados. Em casos extremos, elas podem inchar e até explodir. O problema tem se tornado mais comum à medida que os dispositivos envelhecem e acumulam desgaste.

Além de reduzir a vida útil do notebook, situações desse tipo representam risco de incêndio e até de ferimentos. Para esclarecer as dúvidas sobre quais são os sinais de alerta e indicar as melhores formas de prevenção, o TechTudo ouviu três especialistas em tecnologia: Paulo Ferreira, especialista em tecnologia da informação, Hercules Lima Ramos, professor da Escola Tech do Centro Universitário FMU, e Eduardo Daniel, consultor de tecnologia do Sindicel. Confira!

 Reprodução/Freepik Uso inadequado, superaquecimento e carregadores de baixa qualidade podem danificar sua bateria. Entenda os riscos, identifique sinais de problemas e aprenda como prolongar a vida útil do seu notebook — Foto: Reprodução/Freepik

Como cuidar da bateria do meu notebook?

Veja abaixo as dicas e, na sequência, te explicamos como evitar um incêndio acidental em seu notebook.

  1. O que são as baterias de íon de lítio?
  2. O que acontece com as baterias que incham e explodem?
  3. Principais causas
  4. Pontos de atenção
  5. O que fazer?
  6. Prevenção

1. O que são as baterias de íon de lítio?

Segundo Paulo Ferreira, as baterias de íon de lítio funcionam como reservatórios químicos de energia. Elas armazenam íons que, em contato com a eletricidade, liberam a carga necessária para alimentar o notebook. O problema é que esses componentes internos se degradam com o tempo e, em condições adversas, podem liberar gases que provocam inchaço.

2. O que acontece com as baterias que incham e explodem?

O professor Hercules Lima Ramos explica que o estufamento é resultado da geração de gases dentro da célula de energia. "A causa principal é a degradação dos componentes químicos internos, que geram gases. Como a bateria é uma unidade selada, esses gases não têm por onde escapar e a estufam".

O sinal mais claro de perigo é a deformação física da bateria, que é o que conhecemos como "bateria inchada", portanto fique de olho. Apesar disso, o especialista afirma que a explosão só acontece em casos mais raros - mas podem sim acontecer.

 Reprodução/uBreakiFix Bateria estufada pode danificar o aparelho e causar acidentes. — Foto: Reprodução/uBreakiFix

De acordo com Paulo Ferreira e Hercules Lima Ramos, o desgaste natural é inevitável em baterias deste tipo, mas alguns hábitos aumentam o risco. Já Eduardo Daniel alerta que deixar o aparelho conectado na tomada o tempo todo é especialmente nocivo.

Hercules pontua os principais problemas: "Três práticas cotidianas são especialmente danosas por causarem calor e estresse elétrico. Bloquear a ventilação: o calor gerado fica preso, superaquecendo a bateria, e outros componentes. Usar carregadores não certificados: os carregadores 'paralelos', de baixa qualidade, não possuem os circuitos de segurança necessários. Manter em 100% de carga, em uso intenso: o calor combinado (do processador + sistema de carga) somado ao estresse de manter a bateria em sua capacidade máxima, acelera muito sua degradação”.

 Divulgação/Unsplash (Олег Мороз) Deformações, calor excessivo e odores químicos são alertas de que a bateria do notebook está em perigo. Confira dicas de especialistas para prevenção e medidas de segurança em caso de risco — Foto: Divulgação/Unsplash (Олег Мороз)

O especialista Paulo Ferreira reforça que o odor químico deve ser tratado como alerta máximo e o ponto de "anúncio" que uma explosão vai ocorrer.

Se a bateria soltar um cheiro estranho, é preciso parar de usar imediatamente. O risco de explosão é real

— explica Paulo Ferreira

Além disso, ele destaca alguns sinais que a bateria pode estar comprometida:

  • A duração da carga cai drasticamente;
  • O notebook esquenta mais do que o normal em tarefas simples;
  • O aparelho exala cheiro químico, adocicado ou metálico;
  • A base ou o teclado apresenta deformações visíveis.

Segundo Hercules Lima Ramos, ao perceber qualquer sinal de inchaço ou mau funcionamento, os usuários devem desligar o notebook e retirar o carregador da tomada. O aparelho deve ser colocado em uma superfície fria e não inflamável, como um piso de cerâmica.

Nunca é indicado tentar perfurar, resfriar com água ou retirar a bateria por conta própria. O ideal é levar a uma assistência técnica o mais breve possível. Tomando as medidas indicadas o usuário deve evitar que algo pior aconteça, mas o problema não está resolvido.

 Divulgação/Unsplash (Andrey Matveev) Ao perceber problemas na bateria, desligue o notebook, retire o carregador e leve o aparelho a uma assistência técnica qualificada — Foto: Divulgação/Unsplash (Andrey Matveev)

6. Como prevenir problemas?

Hercules também explica que a prevenção e o uso consciente do notebook são hábitos fundamentais para aumentar a durabilidade da bateria e reduzir os riscos. Ele dá as dicas:

"A prevenção se resume a três cuidados essenciais:
- Controle a temperatura: sempre use o notebook em superfícies rígidas e planas, que permitam a circulação de ar;
- Gerencie a carga (regra dos 20-80%): evite descarregamentos completos frequentes. É mais saudável para a química interna realizar recargas parciais do que ciclos completos dos 0% aos 100%;
- Use o carregador correto: dê sempre preferência ao carregador original ou a um substituto de marca certificada, que garante o fluxo de energia correto e os mecanismos de segurança para o seu aparelho".

As baterias de íon de lítio oferecem praticidade, mas exigem cuidados específicos para não se tornarem um risco. Identificar os sinais de desgaste, adotar boas práticas de uso e recorrer a profissionais em situações de emergência são passos fundamentais para garantir segurança e aumentar a durabilidade do equipamento.

Veja também: assista ao vídeo abaixo e conheça três notebooks da linha ExpertBook, da Asus! Valem a pena?

Conhecemos os 3 novos notebooks da Asus! Valem a pena?

Conhecemos os 3 novos notebooks da Asus! Valem a pena?

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro