8 meses atrás 21

'Ainda é cedo', diz enviado dos EUA sobre plano de Trump para fim da guerra entre Ucrânia e Rússia

O enviado dos Estados Unidos para a Ucrânia, Keith Kellogg, disse neste sábado (15) que "ainda é cedo para dizer quando o plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a Ucrânia estará pronto, já que a administração Trump está no poder há apenas 25 dias".

Kellogg, que participa da Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, acrescentou que, no entanto, "é vital envolver o presidente russo, Vladimir Putin, nas negociações para encerrar a guerra entre a Ucrânia e a Rússia".

"Goste você ou não, é preciso conversar com adversários", disse Kellogg.

"Como um grande secretário de Defesa, o general Mattis, certa vez disse: 'Posso não gostar desse filho da mãe, mas tenho que falar com ele'", acrescentou.

Kellogg também afirmou que os Estados Unidos desejam romper as alianças da Rússia com Coreia do Norte, China e Irã.

O enviado também afirmou que a Europa não terá um lugar à mesa nas negociações de paz para a Ucrânia. O comentário ocorreu após Washington enviar um questionário às capitais europeias, perguntando o que elas poderiam contribuir para garantias de segurança a Kiev.

Trump chocou os aliados europeus esta semana ao telefonar para o presidente russo, Vladimir Putin, sem consultá-los ou a Kyiv antecipadamente, e declarar o início imediato das negociações de paz para a Ucrânia.

Funcionários da administração Trump também deixaram claro nos últimos dias que esperam que os aliados europeus da OTAN assumam a responsabilidade primária pela região, já que os EUA agora têm outras prioridades, como segurança fronteiriça e o combate à China.

Questionado se poderia garantir ao público que ucranianos e europeus estariam à mesa nas negociações, Kellogg disse : "a resposta para essa última pergunta [sobre os europeus], da forma como você a formulou, é não."

Os ucranianos, no entanto, estarão, "obviamente," à mesa, disse ele, acrescentando que seria tolice sugerir o contrário.

O comentário provocou uma imediata repreensão de líderes europeus.

Ucrânia pronta para falar com EUA

A Ucrânia está pronta para ter uma conversa "profunda" com os Estados Unidos sobre como avançar para encerrar a guerra com a Rússia, afirmou o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Andrii Sybiha, no Conselho de Segurança de Munique, neste sábado (15).

Ele disse que a segurança transatlântica e a ucraniana são indissociáveis. Sybiha também destacou que existe uma "receita muito simples para acabar com a guerra: a liderança dos Estados Unidos".

O presidente ucraniano também afirmou que a Ucrânia "nunca aceitará acordos feitos às nossas costas sem a nossa participação", após o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concordarem em iniciar negociações de paz.

Volodymyr Zelensky mostra mapa com recursos minerais da Ucrânia a jornalista da Reuters — Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro