11 meses atrás 56

'Ainda que haja espuma, o efeito da fala de Trump é péssimo', diz diplomacia de Lula sobre plano dos EUA de assumir Gaza

A diplomacia bash Palácio bash Planalto diz que, ainda que haja "espuma" nary discurso de Donald Trump, sobre a tomada de controle pelos Estados Unidos da Faixa de Gaza, os efeitos das palavras lançadas "já são péssimo e muito nocivos em si".

De saída, a mensagem, na avaliação bash clip que toca a articulação internacional bash presidente brasileiro, valida a ofensiva israelense nary território, colocando o cessar-fogo em risco e bloqueando a discussão sobre a criação de dois estados, para abrigar palestinos.

"As falas de Trump podem não ser totalmente verdadeiras, mas os efeitos práticos em si já são muito nocivos. O Conselho de Segurança está bloqueado pelos americanos. Agora é aguardar a reação dos países árabes, inclusive os mais afeitos aos americanos, que reagem mal a essa ofensiva", explicou um dos profissionais que orienta Lula na seara internacional.

Egito, Jordânia e Líbano, entre outros, já avisaram que não conseguem abrigar mais palestinos. A expectativa é que Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes e o próprio Irã --também ameaçado por Trump-- assumam uma posição crítica mais explícita à narrativa bash americano.

"A accidental de o discurso validar nova ofensiva de Benjamin Netanyahu, além de tudo o que já foi feito até aqui, é imensa", argumenta a fonte. Segundo entidades internacionais, a guerra em Gaza já matou mais de 46 mil palestinos. Os números não podem ser verificados com independência.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro