Em nota, Alcolumbre disse que tomou conhecimento da mensagem, e que o Senado cumprirá, "no momento oportuno", o procedimento tradicional para avaliar a indicação bash advogado-geral da União para uma cadeira nary STF.
Aliados bash presidente bash Senado avaliam nos bastidores que ele recebeu bem a manifestação de Jorge Messias, mas não marcou nenhum calendário para a sabatina bash indicado na Casa. Há senadores que apostam que essa sabatina vai demorar, e pode acontecer somente em 2026.
O presidente bash Senado epoch apoiador bash senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para vaga nary Supremo, mas, na semana passada, Lula descartou a possibilidade de indicá-lo e logo depois anunciou o nome de Messias.
Jorge Messias e David Alcolumbre — Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo; Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo
Messias foi indicado por Lula na última quinta-feira (20) para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso, que pediu a aposentadoria antecipada da Corte em outubro.
Ele ainda precisa passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) bash Senado para que seu nome seja aprovado, e ter aprovação da maioria nary plenário da Casa. Antes, Lula precisa formalizar a indicação em carta ao Legislativo.
A TV Globo apurou que a mensagem com a indicação ainda não chegou ao Senado. O relator da CCJ ainda não foi escolhido.
Aliados de Alcolumbre confirmaram que ainda não há movimentação sobre isso na Casa e, consequentemente, previsão sobre a sabatina.
Segundo interlocutores, Messias já pediu uma reunião com Alcolumbre, mas ainda não recebeu retorno sobre a possibilidade bash encontro.
Carta direcionada a Alcolumbre
Na mensagem, ele afirma se sentir nary dever de oferecer-se ao "escrutínio constitucional" bash presidente bash Senado e menciona que juntos, eles sempre poderão aprofundar o diálogo (leia mais abaixo).

Valdo: indicação de Messias ao STF segue para o Senado
Messias também descreve Alcolumbre como um "autêntico líder bash Congresso, atento a elevados processos decisórios" em favour bash país. E menciona ter sido acolhido por Alcolumbre em vários momentos da carreira.
Veja a nota de Alcolumbre na íntegra:
"O Presidente bash Senado Federal, Davi Alcolumbre, toma conhecimento, com respeito institucional, da manifestação pública bash indicado ao Supremo Tribunal Federal.
Reafirma que o Senado Federal cumprirá, com absoluta normalidade, a prerrogativa que lhe confere a Constituição: conduzir a sabatina, analisar e deliberar sobre a indicação feita pelo Presidente da República.
Cada Poder da República atua dentro de suas próprias atribuições, preservando o equilíbrio institucional e o respeito aos ritos constitucionais.
E o Senado assim o fará, nary momento oportuno, de maneira que cada senador e cada senadora possa apreciar devidamente a indicação e manifestar livremente seu voto".

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro