1 hora atrás 3

Alemanha e Comissão Europeia acreditam em acordo com Mercosul em janeiro

Acordo comercial com Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai vem sendo construído há cerca de 25 anos. Assinado, será o maior acordo da UE em termos de cortes tarifários. A Alemanha, a Espanha e os países nórdicos afirmam que o acordo impulsionará as exportações afetadas pelas tarifas dos Estados Unidos e reduzirá a dependência da China ao garantir o acesso a minerais.

Críticos temem um influxo de commodities baratas que poderiam prejudicar os agricultores europeus. Nesse grupo estão França e Itália. Polônia e Hungria também se opõem ao pacto. Na cúpula da UE ontem, houve um protesto contra o acordo por parte de agricultores, em manifestação que se tornou violenta. A polícia belga disparou gás lacrimogêneo e canhões de água depois que os manifestantes atiraram batatas e pedras e quebraram janelas.

Por causa das regras da UE, é necessária a aprovação do acordo por pelo menos 15 países e representação de pelo menos 65% da população do bloco. Sem a Itália, França, Polônia e Hungria, países contrários ao acordo, o mínimo necessário não é atingido, o que torna os italianos fiéis da balança.

Governo da França, maior produtor agrícola da UE, vê acordo como inaceitável em sua forma atual. Segundo o Presidente Emmanuel Macron, é muito cedo para dizer se as proteções que estão sendo implementadas atenderão às condições da França. "Não estamos satisfeitos", disse ele em uma coletiva de imprensa. "Precisamos ter esses avanços para que o texto mude de natureza, para que possamos falar sobre um acordo diferente", afirmou.

Parlamentares e governos da UE chegaram a acordo provisório sobre as salvaguardas para limitar importações de certos produtos agrícolas, como carne bovina e açúcar, e suavizar a resistência. A Comissão Europeia também está preparando uma declaração prometendo padrões de produção alinhados.

* Com agências internacionais

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro