57 minutos atrás 1

Alta nas exportações de petróleo e gás segurou PIB no 3º trimestre

PIB do terceiro trimestre ficou quase estagnado, diz economista do Ibre. No terceiro trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto ficou em 0,1% na comparação com o segundo trimestre de 2025. Já na comparação entre o terceiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passou, ficou em 1,8%.

Setor de serviços e o consumo das famílias, maiores componentes do PIB, ficaram estagnados. "O resultado do terceiro trimestre mostra que a desaceleração se refletiu na quase estagnação apontada no crescimento de apenas 0,1% na comparação com o segundo trimestre. O setor de serviços e o consumo das famílias, maiores componentes do PIB, respectivamente, pela ótica da produção e da demanda, ficaram estagnados, e os outros componentes pouco contribuíram para um desempenho mais forte da economia.", segundo Juliana Trece, coordenadora de projeção divulgada em novembro.

Mas se não fossem as exportações, o PIB teria sido negativo? "Não é possível afirmar se o PIB seria negativo, caso as exportações não apresentassem bom desempenho, pois há questões estatísticas que não necessariamente permitem dizer isso. Isto porque as séries com ajuste sazonal não são aditivas, o que significa que o ajuste é independente e a agregação das partes não resulta necessariamente no PIB", observa Trece.

Porém, especialista diz que desempenho das exportações foi "decisivo" para não ter sido registrado PIB negativo. Sidney Lima, analista da Ouro Preto Investimentos, observa que o setor exportador "serviu como amortecedor da desaceleração".

O setor extrativo, especialmente petróleo, gás e mineração, foi o principal motor do desempenho exportador no trimestre. O aumento da produção e das exportações de petróleo, combinado com preços ainda favoráveis no mercado internacional, sustentou o superávit da balança comercial e reforçou o crescimento das vendas externas. Essa contribuição é relevante porque o setor extrativo tem alto peso na pauta de exportações e gera efeitos indiretos importantes sobre logística, arrecadação e serviços correlatos. Sidney Lima, analista da Ouro Preto Investimentos

Porém, especialista entende que sustentação do PIB pelas exportações ocorre de forma concentrada. Segundo Lima, trata-se de um crescimento "setorial", não de uma expansão generalizada da economia. "Por isso, embora o setor extrativo tenha evitado um PIB negativo, o dado reforça a necessidade de estímulos mais amplos à indústria de transformação e ao consumo interno para sustentar o crescimento de forma mais equilibrada em 2026", diz o especialista.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro