5 dias atrás 1

Alvo da PF, Nelson Tanure comandou jornais e investe em empresas em crise

Tanure ganhou notoriedade ao investir em empresas em dificuldades. Formado em administração de empresas pela Universidade Federal da Bahia, ele ficou conhecido no mercado financeiro por investimentos para a recuperação de companhias da área de petróleo, infraestrutura e telecomunicações.

Primeiro grande negócio de Tenure foi com a Sequip. O empresário assumiu, em 1980, a participação minoritária na empresa especializada em serviços de engenharia para a indústria do petróleo. Logo em seguida, comprou o estaleiro Verolme, que estava em processo de concordata (equivalente à atual recuperação judicial).

Negócio bem-sucedido envolveu o ramo de telecomunicação. Ele comprou a Intelig Telecom por R$ 10 milhões e depois vendeu a companhia para a TIM, em 2009, por cerca de R$ 650 milhões. Com o ganho relevante nesse setor, Tenure também tentou salvar a Oi, que enfrentava um dos maiores processos de recuperação judicial em 2016.

Investidor também comandou jornais importantes no Brasil. O primeiro investimento de Tenure no sistema de comunicação foi em 2001 e resultou no arrendamento da marca Jornal do Brasil, que estava em situação pré-falimentar. Foi também no início do século que assumiu o comando do jornal de economia Gazeta Mercantil, publicação que chegou ao fim em 2009.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro