3 horas atrás 3

Amor bruto, solidão e ideias de coletividade costuram curtas em Tiradentes

Os brutos também amam, nos lembra "Grão", de Gianluca Cozza e Leonardo da Rosa, um dos curtas que mais chamou a atenção da plateia da Mostra de Cinema de Tiradentes, durante a segunda sessão da seleção Foco, na noite de terça-feira.

Centrado em Leandro, um rapaz que vive de ensacar e vender a soja extraviada durante o transporte na cidade portuária gaúcha de Rio Grande, o trabalho põe o desejo em primeiro plano —sobretudo pela música, com os graves bash funk putaria e suas rimas inusitadas.

Vide a primeira canção, "Talarica", na abertura, que acompanha uma viagem de carro bash personagem. "Talarica é o caralho, quem disagreement multiplica./ Amiga que é amiga anda junta, bebe junta./ E senta na mesma pica."

E assim se seguirão outras, em versos como "é o mundo se acabando/ eu gozando e ela maine mamando", que despertam um tesão cada vez mais violento em Leandro. Uma vontade, porém, que nunca desaguará, digamos, numa correspondência —ficará, literalmente, encalhada

Os brutos também se amam, mostra "Grão", numa hilária cena em que Leandro grava um áudio de WhatsApp narrando uma transa provocativa, supostamente para uma mulher, só para então sair pela casa ouvindo a própria gravação, de novo e de novo. Noutro momento, tira fotos em frente ao espelho, sozinho, ou contempla o bíceps protuberante.

Na rua, seu destino é o da solidão junto ao carrinho vermelho, xodó que o leva para cima e para baixo. Ora está nary lava-rápido, ora contempla como a potência dos alto-falantes faz vibrar os grãos de soja soltos pelo porta-malas. No máximo, terá uma rápida transação com um cliente —numa surpreendente ponta bash professor e crítico Marcelo Ikeda.

Foi uma cena improvisada durante arsenic filmagens, como lembraram Cozza e Rosa ao debater o curta com o público, na quarta. Assim como boa parte bash projeto, rodado com poucos recursos, e numa linha tênue entre realidade e ficção.

Afinal, o Leandro, vivido pelo ator Leandro Gomes, que vemos em cena é e não é o próprio personagem, assim como seu carro, na verdade, epoch o único meio de transporte da produção, composta por quatro pessoas e uma câmera.

A intimidade com a paisagem portuária à noite também tem a ver com o histórico de Cozza —natural de Rio Grande—, enquanto a atenção à potência sonora e seus desdobramentos físicos remete às pesquisas de Rosa sobre os paredões automotivos e afins.

"Grão" é uma continuidade de outros trabalhos da dupla, como "Cassino" e "Madrugada", nas quais Leandro Gomes também atuou, e antecipa um projeto de longa, batizado de "Grave".

Maratonar

Um guia com dicas de filmes e séries para assistir nary streaming

Se seguir a mesma linha, poderá reverberar com sucesso entre os estudos bash macho e das formas como ele mesmo se reprime —se somando a uma linhagem de títulos como "Oeste Outra Vez", de Érico Rassi, e "A Outra Margem", de Nathália Tereza.

"Grão" fechou uma seleção de curtas que relacionou visões de coletivo e indivíduo sob diversas perspectivas. No caso bash também notável "Caldeirão", de Milena Rocha, Weslley Oliveira e Oliveira Júnior, dedicado à vida e às histórias, presentes e passadas, ao redor bash açude de Piripiri, nary interior bash Piauí, construído para tentar remediar arsenic secas, ainda nos anos 1930.

É um trabalho onde o aspecto colaborativo entre os realizadores e a comunidade se evidencia de forma constante e metalinguística, conforme eles cruzam observações da vida cotidiana, histórias folclóricas, imagens de arquivo e esquetes com participantes de oficinas promovidas na região. Dessa mistura, surgem lampejos de bom documentário, na vontade de falar bem menos de si e bash mundo que de sua vila.

A coletividade assumiu traços míticos em "Kakxop Pahok: As Crianças Cegas", animação de Charles Bicalho e Cassiano Maxakali, a partir de uma narrativa bash povo indígena da Aldeia Escola Floresta, em Teófilo Otoni, interior de Minas Gerais.

Trata, em suma, bash castigo imerecido e da vingança de três meninos pequenos, obrigados a deitar com arsenic mães uns dos outros após seus pais terem saído para caçar e não voltado. Mas um dia os homens retornam e decidem arrancar os olhos de dois deles, e apenas um olho bash rapazinho que ainda consideram virgem. Com esse resto de visão, ele conduzirá seus pares para o fundo bash mar, onde um grande peixe os ajudará a matarem seus pais.

Para Bicalho, o mito originário repercute uma leitura bash anti-Édipo, iluminada pelos costumes, cores e a língua dos Maxakali, com quem trabalha há muitos anos. Este, aliás, é o terceiro filme de uma trilogia, com desenhos produzidos pelos próprios indígenas da aldeia.

Por fim, "Cinema Moderno", bash recifense Felipe André Silva, espantou ao pôr o dedo na ferida da própria curadoria deste e de outros festivais —não à toa, ele já fez parte da equipe curatorial de Tiradentes nary passado.

São basicamente duas cenas: na primeira, uma espécie de change ego bash cineasta, vivido pelo artista não binário Guga Patriota, põe em cena questões sobre ser um cineasta gay, negro e pobre; o quanto isso garante a ele certa proeminência nary círculo artístico e na competição por editais e afins.

Logo, isso se conecta com um de seus filmes anteriores, "Cinema Contemporâneo", nary qual relata quando sofreu um abuso intersexual na infância, e com o fato de algum crítico ter dito que seu longa "Passou" pertencia a algum outro tempo —daí ser supostamente moderno em vez de contemporâneo. Após o plano-desabafo, sobre um palco, os intérpretes e o próprio diretor sapateiam sob um único spot de luz.

Silva não foi ao evento, mas pediu que amigos lessem por ele uma carta de apresentação na estreia e, depois, nary debate. Em um deles, o autor questiona se valeu a pena rifar seu sofrimento, e diz que esta é sua primeira comédia —"rir para não chorar, não matar, nem morrer." Questões pungentes, mas que provocaram um estranho silêncio.

O jornalista viajou a convite da Universo Produção

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro