O Serviço de Localização de Emergência (Emergency Location Service - ELS) é a novidade do Android que promete otimizar o atendimento em situações críticas. Lançado nesta segunda-feira (16), o serviço permite que, ao acionar números como 190 (polícia), 192 (SAMU) ou 193 (bombeiros), a localização do usuário seja compartilhada automaticamente com as autoridades responsáveis pelo atendimento emergencial. A funcionalidade foi implementada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em conjunto com o Google, e já opera em todo o país. Nas próximas linhas, confira mais detalhes sobre o novo recurso do Android.
Android ganha novo localizador de emergência no Brasil; confira — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Como funciona o Serviço de Localização de Emergência?
Assim que acionados, policiais ou socorristas dos serviços de emergência recebem um alerta com a localização do usuário e seguem para o endereço da ocorrência. A localização é assegurada pelo cruzamento de informações das redes Wi-Fi, GPS, dados móveis e outros recursos do dispositivo. Não é necessário instalar outros aplicativos ou modificar as configurações do aparelho. O sistema também prioriza a privacidade, garantindo que nenhuma informação fique armazenada nos servidores do Google. Compatível com celulares Android a partir da versão 5.0, o uso do recurso não é obrigatório e pode ser desativado pelo usuário nas configurações do dispositivo.
"O novo recurso disponibilizado pelo Serviço de Localização de Emergência demonstra o compromisso da Anatel e de nossos parceiros em salvar vidas, utilizando a tecnologia para garantir respostas mais rápidas e precisas nos momentos em que cada segundo conta. Essa iniciativa reflete nosso empenho em integrar inovação, segurança e privacidade em benefício de toda a sociedade brasileira", declarou Carlos Baigorri, presidente da Anatel.
O novo serviço também está disponível via SMS para brasileiros que vivem em regiões remotas ou áreas rurais com cobertura de rede limitada. Para o futuro, a Anatel ainda planeja permitir o envio de dados adicionais além da localização para agilizar ainda mais o atendimento. Entre essas informações, os usuários poderão incluir detalhes sobre alergias ou outras condições médicas que exijam atenção especial dos socorristas.
O novo Serviço de Localização de Emergência (ELS) integra um conjunto de iniciativas do Google para aumentar a segurança dos usuários de Android no Brasil. Além deste, a big tech lançou outros dois recursos: o Modo Ladrão, que protege dados sensíveis, como senhas bancárias, em caso de roubo do aparelho, e o Bloqueio Remoto, que permite bloquear o dispositivo à distância em situações de furto ou roubo.
Com informações de Agência Nacional de Telecomunicações e Android
Veja também: Como rastrear um celular Android roubado? Veja o guia completo
Como rastrear um celular Android roubado? Veja o guia completo

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
14

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/I/5/ZZEW3WQfmjdBt4izHmLA/img-8811-1-.jpg)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro