5 meses atrás 9

Após novos ataques, Brasil cobra investigação 'independente' e volta a condenar ações de Israel em Gaza

Conforme a nota, ofensiva recente contra a Palestina deixou “centenas de civis mortos e feridos”, e foram registradas nas últimas horas 95 mortes em Gaza.

“O Brasil [incentiva] a realização de investigação célere e independente acerca das circunstâncias em torno de ataques, com dezenas de mortes, em centros de distribuição de ajuda humanitária. São absolutamente inaceitáveis o uso da fome como arma de guerra e o emprego da violência contra civis em busca de alimentos”, afirmou o Itamaraty.

Uma menina reage após receber uma refeição enquanto outros esperam em um ponto de distribuição em Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, em 2 de junho de 2025. — Foto: Eyad Baba/AFP

“O governo brasileiro reitera seu apelo pela cessação imediata dos ataques israelenses contra a Palestina e sua população civil, incluindo mulheres, idosos e crianças”, acrescentou o ministério.

Lula foi questionado sobre uma nota na qual a embaixada de Israel disse, sem citar nomes, que autoridades pelo mundo “compram mentiras” do grupo terrorista Hamas – que controla a Faixa de Gaza – e, por isso, criticam as ações do governo de Benjamin Netanyahu .

Conforme a nota, o Hamas propaga notícias falsas para “influenciar a opinião pública mundial a seu favor” por meio de “eventos encenados, incidentes que não aconteceram e histórias falsas” para “alimentar o antissemitismo no mundo”.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, estimam em cerca de 60 mil o número de pessoas que já morreram desde o início do conflito.

Além disso, o governo de Israel tem bloqueado ou permitido somente a entrada parcial de ajuda humanitária, abaixo do que a Organização das Nações Unidas (ONU) estima ser o necessário para atender à população.

Nesse cenário, o governo brasileiro tem feito reiteradas críticas à forma como Netanyahu conduz o processo, seja por meio de declarações do presidente Lula ou por comunicados oficiais divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores.

Lula diz que há 'genocídio' em Gaza e que governo de Israel precisa parar com 'vitimismo'

Lula diz que há 'genocídio' em Gaza e que governo de Israel precisa parar com 'vitimismo'

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro