O presidente da França, Emmanuel Macron, defendeu mais investimento em Defesa dos países europeus e a implementação de uma agenda própria de "soberania, segurança e competitividade" por parte do continente nesta segunda-feira (17), após uma reunião de emergência de líderes da Europa para discutir a questão da Ucrânia.
Macron afirmou também ter conversado por telefone com o presidente dos EUA, Donald Trump, e com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, depois do encontro realizado em Paris.
Outros líderes europeus afirmaram nesta segunda-feiraque o continente precisa aumentar o gasto militar para se proteger da ameaça expansionista da Rússia. Diversos chefes de Estado se reuniram em Paris em uma reunião de emergência para discutir a guerra da Ucrânia e um maior alinhamento entre EUA e Moscou.
Zelensky confirmou que conversou com o presidente francês sobre garantias de segurança e sobre a obtenção de uma paz duradoura na Ucrânia. "Compartilhamos uma visão comum: as garantias de segurança devem ser robustas e confiáveis", disse Zelenskiy no X.
"Compartilhamos uma visão comum: as garantias de segurança devem ser robustas e confiáveis", disse Zelenskiy no X.

Ligação de Putin e Trump choca Europa e presidente da Ucrânia diz que não aceitará acordo sem participar de negociação
Donald Tusk, premiê da Polônia, também defendeu um aumento de gastos em Defesa e por uma ação de garantia de paz na Ucrânia com a chancela da Otan, a aliança militar do Ocidente.
- Na quarta-feira (12), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que conversou com o líder russo Vladimir Putin sobre a guerra na Ucrânia.
- No mesmo dia, o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, afirmou que é improvável que a Ucrânia recupere todo o território que controlava em 2014, quando a Crimeia foi anexada pela Rússia.
- A Ucrânia e líderes europeus passaram a desconfiar que os Estados Unidos poderiam negociar um acordo de paz com a Rússia sem a participação do governo ucraniano.
- Na quinta-feira (13), Trump declarou que a Ucrânia teria "um lugar à mesa" nas negociações para o fim do conflito.
- O presidente americano também chegou a anunciar um encontro entre autoridades dos Estados Unidos, Ucrânia e Rússia na Alemanha, na sexta-feira (14). No entanto, o governo ucraniano afirmou que não conversaria com os russos antes de traçar um plano com seus aliados.
🌍 Temor europeu: Os Estados Unidos sugeriram que a Europa poderia não ter um papel ativo nas negociações para o fim da guerra na Ucrânia, o que gerou preocupações entre os líderes europeus. Além disso, há receio de que um possível acordo favoreça a Rússia.
- Especialistas militares europeus alertam que concessões excessivas a Moscou, como a entrega de territórios ucranianos, colocariam a segurança do continente em risco.
- Dentro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), também causou incômodo o fato de Trump ter ligado para Putin sem antes discutir um plano de paz com os aliados europeus.
- Ao mesmo tempo, reuniões anteriores da União Europeia revelaram divergências internas sobre a formulação de um plano coeso para conter Putin e garantir a segurança da Ucrânia.
- Para tentar acalmar os ânimos, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou no domingo (16) que a Europa faria parte de quaisquer "negociações reais" para o fim da guerra.
- Os EUA também enviaram um questionário às autoridades europeias perguntando, entre outros pontos, quantas tropas cada país poderia disponibilizar para garantir a implementação de um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia.
- Essas regiões ucranianas possuem minerais valiosos, essenciais para a indústria eletrônica.
- Entre os recursos encontrados nessas áreas estão manganês, urânio, titânio, lítio, minérios de zircônio, além de carvão, gás e petróleo.
- Inicialmente, Zelensky havia elaborado um "plano da vitória" que permitia a exploração desses minerais por aliados em solo ucraniano.
- Diante da aproximação entre Trump e Putin, o presidente ucraniano demonstrou preocupação. Em entrevista à rede americana NBC, Zelensky questionou se os minerais localizados em áreas da Ucrânia atualmente ocupadas pela Rússia seriam entregues a Putin em um eventual acordo.
- Zelensky afirmou ainda que a Ucrânia recusou um acordo proposto pelos Estados Unidos sobre as terras raras, já que o governo Trump não forneceu as garantias de segurança necessárias.
- Autoridades dos EUA e da Rússia devem se reunir na Arábia Saudita nos próximos dias para iniciar as negociações sobre o fim da guerra.
Tropas durante a guerra na Ucrânia — Foto: Reuter
Na sexta-feira (14), antes da convocação da reunião de emergência, Macron publicou uma mensagem nas redes sociais afirmando ter conversado com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Ele também mencionou os esforços de Trump.
"Se o presidente Donald Trump puder realmente convencer o presidente Putin a parar a agressão contra a Ucrânia, isso é uma ótima notícia. Então, serão os ucranianos sozinhos que poderão conduzir as discussões para uma paz sólida e duradoura. Nós os ajudaremos nesse esforço", afirmou.
Macron também afirmou que a Europa precisa fortalecer a segurança coletiva do continente, tornando-se mais autônoma.
Segundo Starmer, a presença de tropas europeias na Ucrânia será essencial para impedir novas agressões de Putin.
Nesta segunda-feira, além de Macron e Starmer, outras autoridades europeias devem participar da reunião de emergência, como:
- Olaf Scholz, chanceler da Alemanha;
- Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália;
- Mark Rutte, secretário-geral da Otan.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
37
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/J/T/vyTk7IRiGi96KsBecBjg/2025-11-06t165009z-347899773-rc23rhaym2j3-rtrmadp-3-usa-shutdown-air-travel.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/7/Z/BexryfRXqJtdhydYg4Aw/design-sem-nome-2025-11-09t113323.384.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/x/A/uJ5ApwRa2i9YPKdY1Udw/whatsapp-image-2025-11-08-at-09.57.05.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/D/g/DPRWfUQqutSaQ4XJjYMg/fotojet-2025-08-15t094950.630.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro