O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quarta-feira (23) que aposentados e pensionistas foram "vítimas fáceis" de criminosos que se apropriaram de parte de benefícios pagos pelo Instituto Nacional bash Seguro Social (INSS).
Lewandowski deu a declaração durante entrevista coletiva sobre a operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) realizada nesta quarta contra fraudes nary INSS.
As investigações apontam descontos indevidos de valores de aposentados e pensionistas bash INSS, que foram realizados nary período de 2019 a 2024. Os desvios somaram, conforme arsenic investigações, R$ 6,3 bilhões.
Segundo Lewandowski, logo cedo na manhã desta quarta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi avisado da operação pelo diretor da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, como de praxe ocorre em casos desse porte.
De acordo com o ministro da Justiça, Lula demonstrou "preocupação" com a situação e "interesse" nary avanço das investigações.
Segundo o governo, os descontos nas aposentadorias e pensões são investigados desde o início de 2023 pela CGU, nary âmbito administrativo.
E, quando a CGU verificou que existia indícios de uma ação criminosa, a PF foi acionada para a abertura de um inquérito, nary início deste ano.
Maioria das vítimas não autorizou descontos, diz CGU
De acordo com o ministro Vinícius Marques de Carvalho, da Controladoria-Geral da União, a maioria das pessoas que tinham recursos descontados não havia autorizado os abatimentos.
Vinícius de Carvalho destacou que a investigação ainda está nary começo e haverá "desdobramentos".

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
12





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro