9 meses atrás 18

App chinês DeepSeek supera ChatGPT nos EUA e derruba ações de empresas ligadas a IA, diz agência

A ascensão do DeepSeek motivou a queda das ações de outras empresas vinculadas à inteligência artificial, como Nvidia e Oracle, nesta segunda-feira (27).

No índice Nasdaq, a bolsa norte-americana que reúne empresas de tecnologia, as ações da Nvidia recuavam 10%, enquanto os papéis da Oracle caíam 8% nas negociações pré-abertura. Os contratos futuros do Nasdaq 100 caíam quase 4%, sugerindo que o índice pode registrar sua maior queda diária desde setembro de 2022 se essas perdas forem mantidas.

O DeepSeek pode ser uma alternativa viável e mais barata de inteligência artificial, o que levantou questões sobre a sustentabilidade dos gastos e investimentos em IA por empresas norte-americanas, incluindo Apple e Microsoft, e colocou em dúvida o domínio ocidental no setor.

A startup chinesa lançou o assistente de IA no último dia 10. Segundo ela, a inteligência artificial utiliza menos dados a um custo bem menor do que modelos das empresas já estabelecidas, possivelmente marcando um ponto de virada no nível de investimento necessário para a IA.

A popularidade do DeepSeek repercutiu no Vale do Silício, derrubando teorias sobre o protagonismo dos EUA em IA e a eficácia dos controles de exportação de Washington visando os recursos avançados de chip e inteligência artificial da China.

Os criadores do modelo DeepSeek-V3 alegam que ele "lidera a tabela de classificação entre os modelos de código aberto e rivaliza com os modelos de código fechado mais avançados globalmente".

Por que a DeepSeek causou alvoroço?

A empresa atraiu a atenção nos círculos globais de IA após escrever, em um artigo no mês passado, que o treinamento do DeepSeek-V3 exigiu em poder de computação dos chips Nvidia H800 um valor abaixo de US$ 6 milhões.

A startup chinesa alega que a qualidade e o custo eficiente dos modelos DeepSeek-V3 e DeepSeek-R1 renderam elogios de executivos do Vale do Silício e engenheiros de empresas de tecnologia dos EUA, colocando as tecnologias no mesmo nível dos modelos mais avançados da OpenAI e da Meta.

Eles também são mais baratos. O DeepSeek-R1, lançado na semana passada, é de 20 a 50 vezes mais barato de usar, dependendo da tarefa, do que o modelo OpenAI o1, de acordo com uma postagem na conta oficial do WeChat da DeepSeek.

Mas alguns estão céticos sobre os custos totais de desenvolvimento da tecnologia. Analistas da gestora Bernstein, por exemplo, questionaram nesta segunda-feira (27) a afirmação da empresa de que gastou US$ 5,58 milhões para os testes do modelo V3, dizendo que os custos teriam sido bem maiores.

Quem está por trás da DeepSeek

A DeepSeek é uma startup sediada em Hangzhou cujo acionista controlador é Liang Wenfeng. Ele é cofundador do fundo de hedge quantitativo High-Flyer, com base em registros corporativos chineses.

O fundo de Liang anunciou em março de 2023 que concentraria recursos na criação de um "novo e independente grupo de pesquisa para explorar a essência da AGI" (inteligência geral artificial). O DeepSeek foi criado naquele mesmo ano.

Não está claro quanto a High-Flyer investiu na DeepSeek. A High-Flyer tem um escritório localizado no mesmo prédio que a DeepSeek e também possui patentes relacionadas a clusters de chips usados ​​para treinar modelos de IA, de acordo com registros corporativos chineses.

 quais tarefas do dia a dia o Meta AI no WhatsApp consegue

Traduzir, criar imagens e mais: quais tarefas do dia a dia o Meta AI no WhatsApp consegue

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro