2 horas atrás 1

Testamos o novo chat do X: será que ele aposenta WhatsApp e Telegram?

A chegada do novo “Bate-papo” marca a maior mudança recente nas mensagens do X. A antiga área de DMs deu lugar a um sistema mais parecido com mensageiros tradicionais, como WhatsApp e Telegram, trazendo criptografia de ponta a ponta, chamadas de voz e vídeo, envio de arquivos e controles de privacidade.

Para usar o recurso, porém, cada usuário precisa se registrar antes de enviar ou receber mensagens. Isso significa que você não consegue iniciar uma conversa com alguém que ainda não fez o cadastro, mesmo que essa pessoa te siga. A seguir, veja como o novo chat do X se saiu nos testes do TechTudo e entenda se realmente vale a pena usar o recurso.

 Laura Storino/TechTudo Saiba mais sobre o “Bate-papo”, novo recurso do X que se assemelha a apps de mensagens consolidados, como WhatsApp e Telegram — Foto: Laura Storino/TechTudo

Chat do X (Twitter): saiba tudo sobre novo recurso

  1. Novo chat do X: o que muda das DMs?
  2. Como funciona novo chat do X? PC e celular
  3. Vale a pena usar? Comparamos com WhatsApp e Telegram

Novo chat do X: o que muda das DMs?

Com a chegada do "Bate-papo" do X, a funcionalidade básica de DMs foi substituída por um espaço semelhante ao de outros apps populares, como WhatsApp e Telegram. Agora, os usuários poderão fazer chamadas de voz e vídeo, compartilhar arquivos e até ativar mensagens temporárias, além de editar e deletar mensagens já enviadas.

A privacidade também foi reforçada: as conversas agora têm criptografia de ponta a ponta e podem exibir avisos ou até bloquear capturas de tela. Os usuários precisam ainda definir uma senha de quatro dígitos para proteger o chat. A novidade já está disponível na versão web (x.com) e no iOS, e deve chegar ao Android em breve.

2. Como funciona novo chat do X? Testamos no PC e celular

Nos testes feitos no PC e no celular, ainda dá para notar uma limitação importante no Bate-papo do X. Para iniciar uma conversa, é preciso enviar convites para que outros usuários façam o registro necessário para receber mensagens. Na prática, se a pessoa não se cadastrou, não há como começar uma troca imediata, ainda que ela te siga. Como o recurso é novo, pode levar um tempo até que a maioria da comunidade faça esse procedimento, diferente de mensageiros como WhatsApp e Telegram, que permitem iniciar conversas com qualquer contato na hora.

Com relação às novas funcionalidades, elas se parecem bastante com aquelas disponibilizadas em outros mensageiros: na versão web e no app para iOS, é possível editar ou apagar mensagens (para você ou para todos) e compartilhar arquivos com poucos toques. Os recursos de mensagens temporárias e de controle de capturas de tela também podem ser ativados de forma simples. No geral, as ferramentas são úteis e intuitivas, mas a exigência de registro pode atrasar o uso pleno do recurso e dificultar o início rápido das conversas.

 Reprodução/Mariana Tralback Novo chat do X conta com recursos como apagar e editar mensagens enviadas, configurar mensagens temporárias e bloquear capturas de tela — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

3. Vale a pena usar? Comparamos com WhatsApp e Telegram

Como citado anteriormente, as novas funcionalidades do X se assemelham bastante às ferramentas já presentes no WhatsApp e no Telegram — e, como muita gente já está acostumada com esse tipo de recurso, a curva de aprendizado é praticamente nula. Para quem é ativo na rede social e conversa com várias pessoas por lá, pode fazer sentido realizar o registro e aproveitar as novas opções e camadas extras de segurança, desde que os “mutuals” também adotem o sistema.

Assim, por enquanto, a novidade funciona muito mais como um complemento dentro da plataforma do que como um substituto real para aplicativos de mensagens. Em outras palavras: mesmo trazendo recursos interessantes, ela ainda não alcança a praticidade dos mensageiros tradicionais. A expectativa, no entanto, é que esse cenário mude com o tempo. À medida que mais usuários concluírem o registro e, especialmente, quando as funcionalidades forem liberadas no Android, o “Bate-papo” pode se consolidar como uma alternativa interessante para o uso diário.

 Reprodução/Mariana Tralback Para começar a se comunicar com alguém no "Bate-papo", os dois usuários devem estar registrados na novidade — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

 como denunciar no WhatsApp, Facebook, Twitter e apps 📱

Fake News: como denunciar no WhatsApp, Facebook, Twitter e apps 📱

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro