O que vai mudar?
O Apple Intelligence funcionará a partir dos sistemas iOS 18 (iPhone), iPadOS 18 (iPad) e macOS Sequoia (macbooks). Confira a seguir alguns destaques:
1. Novas formas de escrita. Será possível, por exemplo, que o dispositivo resuma uma palestra em segundos a partir da IA. Ou ainda que o sistema revise e reescreva algo que você produziu adaptando o tom da informação, nas opções: amigável, profissional, conciso.

2. Criação de emojis. Já pensou no emoji ideal para uma conversa, mas ele ainda não existe? Com o novo recurso Genmoji, será possível criar figuras personalizadas instantaneamente a partir de comandos em texto descrevendo palavras-chave.
3. Image Wand. Ao desenhar um esboço de uma imagem no aplicativo Notes e circulá-lo, o sistema analisará o conteúdo e exibirá uma imagem melhorada dele.

4. Notificações em ordem de prioridade. Se você receber uma mensagem ou email com o convite para um jantar naquele mesmo dia, o sistema reconhece esse dado de tempo e prioriza a exibição do alerta na tela do iPhone, por exemplo.
5. Mudanças no app de email da Apple. O processo de priorização de conteúdos também ocorrerá dentro do app. A exibição dos emails na caixa de entrada será dividida por categorias, como prioritárias e vinculadas a compras online.
Um resumo feito automaticamente pela IA de uma mensagem poderá ser exibido no topo do aplicativo ou dentro da caixa de entrada.
6. Transcrição e resumo de chamadas: nos apps Telefone e Notas, os usuários do iPhone poderão fazer uma gravação das chamadas telefônicas, solicitar a transcrição ou resumo do que foi registrado.
7. Encontre fotos e vídeos facilmente: o novo sistema operacional permite que o usuário descreva o que procura, identificando momentos específicos em imagem ou vídeo que corresponda à descrição. Essa funcionalidade levará o usuário diretamente ao conteúdo desejado, o que simplificará a busca dos arquivos, segundo a empresa.
8. Remova coisas em fotos. Novo recurso será capaz de selecionar objetos ou pessoas ao fundo da imagem e removê-los com um toque, preservando a imagem original.
9. Image Playground: assim como seus concorrentes, a Apple também dará a possibilidade de criar imagens no estilo de animação, ilustração e esboço em diversos aplicativos, como Keynote, Freeform e Pages. Além disso, o usuário também terá um aplicativo dedicado para suas criações de imagem.

10. Siri mais natural: a promessa é de uma assistente virtual repaginada, que inclui a pessoa solicitar algo por voz ou digitando na tela do dispositivo (basta um toque duplo na parte inferior da tela no iPhone ou iPad), além de compreender melhor o que os usuários querem.
A expectativa é de que ela entregue informações mais precisas a partir de comandos e que ela dê respostas aos usuários de um jeito natural (menos robotizado).
"Quando você se refere a algo que mencionou em uma solicitação anterior, como o local de um evento do calendário que acabou de criar, e pergunta "Como estará o tempo lá?", a Siri sabe do que você está falando", explica a Apple em seu site.
Integração com o ChatGPT
Com uma jogada estratégica, o famoso chatbot da OpenAI funcionará em conjunto com a assistente de voz Siri e com as ferramentas de escrita de todo o ecossistema da Apple.
O funcionamento será parecido como o robô de conversas: você pergunta ou escreve algo, e o sistema responde com base no que foi solicitado.
"A Siri pode acessar o ChatGPT para determinadas solicitações, incluindo perguntas sobre fotos ou documentos. E com o Compose in Writing Tools (Composição em ferramentas de escrita), você pode criar e ilustrar conteúdo original do zero", descreve a companhia.
Com a tecnologia GPT-4o, os usuários poderão acessar as funcionalidades através da Siri de forma gratuita e sem precisar de uma conta extra, de acordo com a Apple.
E a privacidade?
A Apple pretende combinar o processamento de IA dentro dos dispositivos e, em alguns casos, utilizar a computação em nuvem (para tarefas que exigem ainda mais dados, por exemplo).
A empresa diz que nos dois casos existem camadas de segurança para manter a privacidade das informações dos usuários.
Quais aparelhos receberão a IA da Apple?
Dispositivos com processadores mais recentes são necessários. Sendo assim, somente os iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max são compatíveis.
Outros dispositivos:
- iPad Pro com processador M1 e posterior
- iPad Air com M1 e posterior
- MacBook Air com M1 e posterior
- MacBook Pro com M1 e posterior
- iMac com M1 e posterior
- Mac mini com M1 e posterior
- Mac Studio com M1 e posterior
- Mac Pro com M2 Ultra
Por que divulgar sua IA só agora?
No ano passado, concorrentes da Apple intensificaram o lançamento de recursos alimentados por IA em seus dispositivos e sistemas operacionais, fazendo questionar qual a estratégia da gigante de tecnologia na abordagem da inteligência artificial.
O argumento da Apple dado ao UOL e alguns profissionais latino-americanos no mês passado, foi a preferência por uma abordagem mais discreta, apesar de desenvolver pesquisas sobre a IA há anos.
Todo esse campo não é novo para nós. Desenvolvemos silício e hardware há anos. O que acontece é que tudo isso [a IA] está explodindo agora. E estamos muito bem posicionados para isso. Representante da Apple dada ao UOL
Com os novos anúncios na WWDC 2024, a Apple se posiciona agora oficialmente no mercado com uma concorrente atualizada em relação à inteligência artificial - e que quer marcar território utilizando até outra nomenclatura para essa onda: Apple Intelligence.
O UOL escolhe cada produto de forma independente e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 ano atrás
64


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/Q/O/S55wNATSGrFfGyEVp5HA/design-sem-nome.jpg)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/A/V/vQGIZUSVGfGXL5NyLd7w/largephoto1429125-1180x786.jpg)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/l/A/c1BFMrQTaLCxE0IHGBxw/glenn-carstens-peters-eoqhsffbhrk-unsplash.jpg)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/5/K/ihePRlS1KQA6OscpQkQA/foto-07-07-2025-16-30-15.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro