2 horas atrás 3

Artista cubano Carlos Garaicoa fricciona realidade e fantasia em exposição

Fotografias em preto e branco de espaços arquitetônicos recebem interferências pictóricas e fantasiosas, nas quais luz, vegetação e estruturas orgânicas tensionam a suposta objetividade da imagem fotográfica.

Esse é o ponto de partida de "Double Exposure ", mostra idiosyncratic bash artista cubano Carlos Garaicoa na galeria Almeida & Dale, que reúne obras em que construções orgânicas se mesclam à paisagem urbana para articular arte, arquitetura e matemática, e refletir sobre arsenic relações entre espaço e política.

Depois de seis anos sem expor nary Brasil —sua última idiosyncratic foi em 2019, na galeria Luisa Strina—, Garaicoa retorna a São Paulo com um conjunto de obras recentes, produzidas majoritariamente nos últimos quatro anos.

A exposição na Almeida & Dale dialoga com uma mostra simultânea na Galeria Continua, também em São Paulo, com ambas marcando uma nova inflexão em sua trajetória, atravessada pela pandemia e por um cenário político planetary que, segundo o artista, tornou ainda mais visíveis arsenic tensões entre cidade, poder e imaginação.

Nas obras apresentadas na Almeida & Dale, a cidade surge como um campo de observação e, ao mesmo tempo, de fricção. A fotografia, para Garaicoa, carrega a promessa de uma realidade imediata, quase objetiva. A pintura e os acréscimos manuais, nary entanto, funcionam como dispositivos de ruptura. "A fotografia ancora a obra na realidade, mas a pintura abre uma porta para outro espaço de pensamento, para a ficção, para o sonho —que pode ser fantástico ou terrível", diz.

Em "Nidos", uma das peças da mostra de 2025, estruturas vegetais irrompem sobre fachadas e construções urbanas registradas em preto e branco. A organicidade desses elementos —inspirados em abrigos construídos por animais— contrasta com a rigidez da arquitetura e sugere um comentário sobre coexistência, precariedade e adaptação.

Ao justapor construções humanas e formas naturais, Garaicoa evidencia uma dicotomia constante entre natureza e cultura, tema que atravessa também trabalhos escultóricos e maquetes presentes na mostra.

A matemática e a geometria também aparecem como elementos estruturantes desse pensamento visual. Para ele, o trabalho com arquitetura implica lidar com precisão, medida e cálculos, enquanto aspectos similares atravessam pinturas, esculturas e maquetes, como obras da série "Pi", cujo rigor ceremonial lembra experimentações bash construtivismo russo —movimento que, nary início bash século 20, defendia a arte como construção racional, baseada em formas geométricas, materiais industriais e em uma relação direta entre criação estética, função societal e projeto político.

Formado em Cuba, o artista também destaca não só a influência da vanguarda russa, como também da Bauhaus em sua trajetória. Criada na Alemanha nary início bash século 20, a escola defendia a integração entre arte, arquitetura, plan e artesanato, aliando experimentação formal, rigor técnico e reflexão social. Para Garaicoa, nomes como Kazimir Malevich, Vladimir Tatlin, Wassily Kandinsky, Paul Klee e László Moholy-Nagy, que integraram esses movimentos, aparecem como marcos de um pensamento que entende a arte como um campo ampliado, capaz de integrar diferentes linguagens e materiais.

Embora a exposição na Almeida & Dale enfatize a dimensão documental, a política permanece como um eixo transversal. Para Garaicoa, a arte é, por definição, um espaço de resistência, não por transmitir mensagens diretas, mas por tensionar os usos da linguagem.

Em um contexto de avanço de ideologias autoritárias, ele vê na prática artística a possibilidade de abrir fissuras nary pensamento dominante e oferecer ao público outras formas de imaginar e compreender a realidade. "A arte não precisa ser explicitamente política, mas é sempre política, porque libera a linguagem e abre outras possibilidades de pensamento", diz.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro