5 meses atrás 8

Atropelamento em Liverpool: polícia do Reino Unido acusa motorista preso de sete crimes

O homem, identificado como Paul Doyle, irá responder, por exemplo, por direção perigosa e lesão corporal grave intencional.

Em comunicado, a polícia confirmou que o atropelamento não foi um ato de terrorismo, mas um caso isolado. Ele foi preso logo após o incidente, na segunda-feira (26), que ocorreu no centro de Liverpool, que estava lotado de torcedores.

Ferido disse que teve 'sorte'

Ainda internado, ele falou à rede de TV britânica BBC e revelou estar em "completa agonia" após o incidente.

Em uma publicação nas redes sociais, ele chamou o que viveu de "loucura":

"Estou escrevendo isso porque recebi um milhão de mensagens perguntando se estou bem e a situação aqui está uma loucura. Quase não tenho sinal. O desfile foi surreal até o final. Infelizmente, fui atingido, mas tive muita sorte, pois consegui desviar do carro bem a tempo. Estou absolutamente chocado ao ver como um evento como esse pode se transformar em uma tragédia".

Jack Trotter sendo levado para o hospital por equipe de resgate — Foto: Reuters/Lee Smith

Após o episódio, o Reino Unido acordou na terça-feira (27) em estado de choque com as cenas de "horror". As manchetes dos jornais resumem o que deveria ter sido uma noite de festa para os "Reds".

"Horror no desfile de Liverpool", afirmou o The Sun. "Carnificina no desfile", destacou o Daily Mail.

No X, viralizou um vídeo que mostra o momento do atropelamento, feito por uma testemunha ocular, da janela de um dos prédios.

A Reuters, que transmitia a grande festa ao vivo, não flagrou o incidente, mas mostrou quando agentes da polícia e equipes de resgate trabalhavam no local para resgatar as vítimas.

Perícia trabalhando no local do acidente — Foto: REUTERS/Phil Noble

Carro atropelou várias pessoas em meio a multidão em Liverpool — Foto: REUTERS

Milhares de pessoas estiveram presentes na parada, em que o time de futebol exibiu seu troféu durante um percurso de 16 quilômetros após o 20º título no campeonato.

Um dos presentes, que postou um vídeo do cenário do local após o atropelamento, escreveu na legenda:

"Um maníaco atropelou todo mundo. As pessoas presas debaixo do carro ficaram completamente machucadas. As portas do carro foram arrancadas".

Em entrevista à emissora Sky News, Chelsea Yuen, que estava com a filha pequena e um amigo, contou que escapou por pouco:

"Estava lotado, estávamos como sardinhas. E então ouvimos buzinas e gritos. Quando olhamos, havia um carro preto vindo direto em nossa direção. Devia estar a uns 48 km/h. As janelas estavam todas quebradas pelas pessoas que bateram no carro. (...) De repente, policiais e ambulâncias apareceram de todos os lados. Havia crianças por todo lado. Era uma festa de família, é chocante o que aconteceu".

Carro avança contra multidão em celebração em Liverpool

Carro avança contra multidão em celebração em Liverpool

Poucos minutos após o comunicado da polícia sobre o incidente ser divulgado, um repórter da BBC que estava cobrindo a festa, contou que a polícia isolou o local e que uma ambulância aérea estava pousando para resgatar um dos feridos.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, se pronunciou na rede social X e chamou a cena em Liverpool de terrível:

"As cenas em Liverpool são terríveis — meus pensamentos estão com todos os feridos ou afetados. Quero agradecer à polícia e aos serviços de emergência pela resposta rápida e contínua a este incidente chocante. Estou sendo mantido atualizado sobre os acontecimentos e peço que demos à polícia espaço para a investigação".

O clube disse ao canal X que estava em contato direto com a polícia sobre o evento. "Nossos pensamentos e orações estão com aqueles que foram afetados por este grave incidente", disse o Liverpool FC.

Time do Liverpool FC comemorando vitória na Premier League — Foto: REUTERS/Phil Noble

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro