6 meses atrás 8

Bacia de Santos sofre com a poluição de microplásticos, impacto para a economia e a biodiversidade

As águas da Bacia de Santos, nary litoral Sudeste bash Brasil, estão contaminadas por microplásticos, partículas menores que 5 milímetros, com efeitos letais na biodiversidade marinha e possíveis riscos à saúde humana.

A constatação é de um estudo da Universidade bash Estado bash Rio de Janeiro (UERJ), publicado na revista Ocean and Coastal Research. A pesquisa revela a presença, forma, cor e tamanho dos resíduos em uma das regiões mais estratégicas para a produção de petróleo e gás nary país.

Com uma área de aproximadamente 350 mil quilômetros quadrados, a Bacia de Santos abrange os litorais dos estados bash Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Além de ser um ponto important para a indústria petrolífera, a região possui uma alta biodiversidade marinha, o que a torna ainda mais vulnerável à poluição.

Governo Federal regulamenta importação de resíduos sólidos para impulsionar a economia circular

O estudo analisou 30 amostras de água coletadas em sete pontos durante os verões e invernos de 2020 e 2021, e todas apresentaram algum grau de contaminação por microplásticos. Ao todo, 1.006 partículas foram identificadas, sendo a maior parte composta por fragmentos rígidos (51,8%), seguidos por filmes (24%) e fibras (16,4%).

Os resíduos encontrados vêm principalmente de embalagens plásticas, como sacolas, garrafas e recipientes de uso diário, além de possíveis resquícios de cosméticos.

Poluição por microplásticos

O estudo mostra que os níveis de microplásticos na Bacia de Santos são comparáveis aos de outras regiões bash Oceano Atlântico, incluindo áreas sem exploração de petróleo, como trechos da costa brasileira, Portugal e China.

Apesar da proximidade com plataformas fixas e tráfego marítimo intenso, não foi encontrada diferença estatística entre os pontos analisados. Isso sugere que fatores oceanográficos — como ventos, correntes, ondas e chuvas — têm um papel mais significativo na dispersão dessas partículas bash que arsenic atividades industriais.

A pesquisadora Gisele Lôbo-Hajdu, uma das autoras da pesquisa, alerta para os impactos da contaminação, que vão além bash ambiente marinho. "A alta incidência de fragmentos de microplástico pode afetar a pesca local, contaminando frutos-do-mar e peixes, o que pode gerar perdas econômicas e riscos à saúde pública", afirma.

Peixes nary espaço? Projeto quer levar o alimento para astronautas na Lua e gerar menos lixo

Ela também destaca o possível impacto nary turismo e na degradação dos habitats marinhos, como recifes de corais e manguezais, que, a longo prazo, podem perder resiliência ecológica.

Com basal nos resultados, os autores sugerem que o estudo pode embasar políticas públicas para controlar a poluição marinha, fortalecer áreas de proteção ambiental e promover campanhas de conscientização sobre o descarte inadequado de resíduos.

A pesquisa também reforça a necessidade de um monitoramento contínuo da região e da regulação mais rigorosa das atividades industriais em áreas sensíveis bash ponto de vista ecológico.

  • Ilhas Maldivas

    1/6 Ilhas Maldivas (1- Ilhas Maldivas)

  • Tuvalu

    2/6 Tuvalu (2- Tuvalu)

  •  US$ 190,9 milhões

    3/6 Ilhas Marshall: US$ 190,9 milhões (3- Marshall)

  • 6. Nauru

    4/6 6. Nauru (4- nauru)

  • Visão bash  atol de Tarawa, superior  bash  vasto arquipélago de Kiribati

    5/6 Visão bash atol de Tarawa, superior bash vasto arquipélago de Kiribati (size_960_16_9_arquipelago-ilha-pacifico.jpg)

  • Ilha de Kiribati

    6/6 Ilha de Kiribati (size_960_16_9_kiribati.jpg)

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro