O que aconteceu
Após reunião de dois dias, o Copom anunciou sua decisão no início da noite. Este é o terceiro aumento seguido da Selic, que chega ao maior nível desde novembro de 2023.
A última edição da pesquisa semanal Focus, do próprio BC, havia apontado que a maioria dos analistas esperava alta de 0,75 p.p. da Selic nesta quarta (11). Porém, algumas instituições financeiras, como os bancos Itaú e BTG Pactual, apostavam em aumento maior por causa da inflação.
O índice oficial de inflação no país ficou em 0,39% em novembro, segundo informado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na terça (10). Apesar de ter desacelerado em relação ao 0,56% registrado em outubro, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) permanece acima do teto da meta.
Pelas atuais regras, a meta para a inflação é de 3% ao ano, com tolerância de 1,5 p.p. para mais ou para menos. Ou seja, o IPCA pode variar entre 1,5% e 4,5% em 2024. Em novembro, o índice acumulado em 12 meses atingiu 4,87%. A variação apurada para o período entre dezembro de 2023 e novembro de 2024 é a maior desde o período finalizado em setembro do ano passado (5,19%). No ano, até novembro, a variação dos preços é de 4,29%.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro