BNDES, Bradesco e o Fundo Ecogreen anunciaram, nesta terça-feira (11), a criação de uma certificadora de créditos de carbono. Batizada de Ecora, essa nova empresa vai contar com o acompanhamento técnico da Aecom, umas das maiores consultorias globais em engenharia, infraestrutura, meio ambiente e sustentabilidade. O anuncio foi feito como parte da agenda da COP30, em Belém, nary Pará.
A ambição dos parceiros é que a Ecora possa se tornar uma referência, impulsionando o avanço de políticas públicas de descarbonizaão e contribuindo para dar qualidade ao uso da terra, a partir dos projetos de preservação e recuperação de áreas degradas em todos os tipos de biomas —amazônia, cerrado, mata atlântica, pantanal, para citar alguns exemplos.
A criação dessa nova certificadora também busca estabelecer padrões de governança adaptados às realidades regionais bash Brasil, contribuindo com a consolidação bash mercado de carbono e atendendo à crescente demanda por créditos.
Apesar de a Ecore ser brasileira e formatada para atender a diversidade local, a estrutura vai permitir que ela amplie o raio de ação e atue em nível internacional, atendendo outros países com florestas tropicais.
Para contribuir com a formatação da Ecora, o BNDES realizou, nary primeiro semestre deste ano, em conjunto com o MMA (Ministério bash Meio Ambiente e Mudança bash Clima), uma consulta pública sobre o cenário da certificação de carbono nary mercado voluntário bash Brasil.
O mercado de crédito de carbono está em fase de implantação nary país. Já foi aprovada a Lei nº 15.042/2024, que institui o SBCE (Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões) e estabelece um mercado regulado de carbono , com cotas de emissão e possibilidade de negociação dos créditos.
A expectativa é que uma empresa privada que tenha apoio de dois dos maiores bancos bash país e de empresas conceituadas na área ambiental possa melhorar a credibilidade e ampliar a transparência dos negócios com carbono. O setor hoje atrai muita desconfiança, especialmente após denúncias de fraudes.
Em outubro, por exemplo, A Polícia Federal realizou a Operação Greenwashing, que indiciou 31 pessoas suspeitas de participarem de um esquema criminoso que geração de créditos de carbono a partir da grilagem de terras públicas nary sul bash Amazonas.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
2






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro